LULA LÁ OU LULA CÁ – DIZES-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI SE VOU CONTIGO
O Chavismo que governa a Venezuela há 25 anos, corre um sério risco de vir a perder as eleições neste domingo (28/07/24). Dentro deste panorama político, o Ditador Maduro já fez sérias ameaças de que caso não fosse eleito poderia haver um forte derramamento de sangue e uma guerra civil fratricida naquele país.
A Venezuela além de estar mergulhada em uma depressão econômica sem precedentes, passa também, por fortes crises políticas, com violações de direitos humanos, que levaram milhões de pessoas a sair em debandada de lá.
Hugo chaves que mudara a Constituição para reeleger-se indefinidamente, acabou beneficiando Maduro, que busca “a qualquer custo” se sustentar no poder.
Lula, que no passado havia declarado que na Venezuela existia Democracia até demais, e que mais recentemente disse também, que o conceito de Democracia é relativo, teve que ouvir essa resposta, após expressar preocupação com um possível ‘banho de sangue’, prometido por Maduro – “Quem se assustou, que tome chá de camomila”.
Lula que sempre defendeu este regime bolivariano extremista, sentiu agora que a coisa começa a pegar para o seu lado e, está tentando evitar esse desgaste político.
Apelo para estas duas pertinentes e debochadas frases do nosso sarcástico Barão de Itararé – “Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar’. “Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo”.