De Olhos Bem Fechados na Ótica de Stanley Kubrick
Kubrick conseguiu realizar com maestria uma das melhores obras cinematográficas de todos os tempos. Após dez anos do lançamento de “Nascido para Matar” (Full Metal Jacket), a Warner Bros anuncia no dia do falecimento do diretor, o lançamento de “De Olhos Bem Fechados” (Eyes Wide Shut), estrelando Nicole Kidman e Tom Cruise.
Fade In. Nu de Nicole, Alice Hardford no filme. O título De Olhos Bem Fechados, soa como uma ordem para o espectador assistir o filme. Com um início simples, transcorre a preparação do casal para irem a uma festa de natal na casa de Victor Ziegler (Sidney Polack). Nesta festa a seita começa a ser apresentada aos dois. Enquanto Alice é assediada por um húngaro, Bill se interessa por duas modelos que segundo as mesmas iriam levá-lo ao “over the raimbom”, expressão que aqui significa onde o arco íris termina. Neste instante no banheiro com Pollack uma prostituta de nome Mandy acabara de ter uma overdose devido a mistura de dois tipos de entorpecentes.
De maneira até heróica Cruise consegue despertá-la, durante esse inesperado acidente, Alice está sendo flertada e até assediada pelo tal húngaro, mas Alice como se tivesse ciente de seus deveres conjugais recusa-se a se entregar para ele no andar de cima, dita galeria de arte de Ziegler. A cena muito esperada de sexo entre Kidman e Cruise acontece de forma frustrante para quem pretendia ver algo mais, eles transam em frente a um espelho de forma rápida e seca, como se Alice estava pensando em algo. Essa linha de pensamento é claramente percebida quando Bill fecha bem os olhos e Alice parece olhar com um tom de arrependimento. No mais transcorre a vida corriqueira do casal, com cenas no consultório de Bill e Alice trocando de roupa e penteando o cabelo de sua filha Helena .
Uma das cenas mais brilhantes do filme vem a seguir. Alice cansada fuma maconha e conta sobre sua insatisfação com Bill. Pergunta sobre as modelos, o interesse de Bill em transar com elas, percebe-se claramente o censo de humor de Kubrick nessa cena quase cômica, Bill seminu admite não ter ciúme de Alice, enquanto ela começa a confessar que no passado largaria ele e sua filha, Helena, para viver com um oficial da marinha.
A partir desse ponto todos os rumos coincidem com tom sutil que Kubrick quis dar ao filme. Bill encontra seu amigo Nick, pianista, interpretado por Todd Field (diretor de Entre Quatro Paredes) e ele o leva para participar de uma espécie de orgia sexual em que pessoas da sociedade nova-iorquina fazem, aliás, cena muito criticada pelo seu atenuado conteúdo sexual. Terminado essa parte, em qual o filme atinge seu clímax, o filme declina a um tom moralista demais se tratando de Kubrick, o que faz alguns críticos desconfiar que Stanley não dirigiu o filme inteiro.
Mesmo sendo moralista e ter uma extraordinária duração, vemos que, “a ultima obra prima de Kubrick é brilhante e inesquecível” – Richard Schickel, TIME.
No filme ficamos entre a realidade e um sonho, já que não sabemos realmente se a traição de Bill foi só um sonho de Alice, ou se aconteceu realmente. Podemos perceber que se trata de um sonho devido ao jogo de luzes e ao enfoque desnecessários ao nome da loja de fantasias “Rainbow”. Há dúvidas do real editor do filme, já que Stanley morreu na fase de pós-produção, pois da cena da orgia até o final o filme declina para um tom muito moralista, atípico se tratando de Kubrick. Em De Olhos Bem Fechados vemos um Kubrick cansado, mesmo não sendo sua obra-prima, o último filme de sua carreira é um daqueles filmes que merecem ser aplaudidos de pé. Recomenda-se múltiplas seções.