SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
Francisco de Paula Melo Aguiar
Durante o ano 1972, dentro das comemorações da Semana da Pátria e do Sesquicentenário da Independência do Brasil, o município de Santa Rita, Estado da Paraíba, tendo como prefeito Antônio Teixeira e como secretária de educação sua filha a professora Martha Falcão de Carvalho e Morais Santana, elaborou uma grande comemoração cívica envolvendo todas as escolas: estaduais, municipais e particulares, sediadas no município, inclusive recebeu solenemente o “Fogo Simbólico da Pátria”, na Praça Getúlio Vargas, das mãos das autoridades e estudantes de Bayeux/PB e ficou in loco com a responsabilidade de entregar via os estudantes atletas do município de Santa Rita aos estudantes e autoridades do município de Ingá/Paraíba.
A juventude estudantil de Santa Rita participou da corrida do Fogo Simbólico da Pátria, a pé de Santa Rita até a cidade de Ingá levando e passando de mão em mão o fogo simbólico da pátria.
Na cidade de Ingá a comitiva das autoridades de Santa Rita e seus atletas estudantes, professores, diretores, etc, foram recebidos à Praça 31 de Março, à entrada da cidade com grande festa, envolvendo banda de música, bandas marciais, discursos e lanche oferecido no clube da referida cidade pela prefeituralocal.
Foi um grande foguetório em Santa Rita e maior ainda em Ingá, a população nos recebeu com salvas de palmas e gritos de viva o Brasil! Todos os estudantes atletas que participaram desta corrida de Santa Rita para Ingá/PB, receberam um diploma de participação assinado pelo então Presidente da República e Presidente Natural da Liga da Defesa Nacional, General Emilio Garrastazu Médici, com os termos (que só muda o nome do participante), que segue transcrito textualmente “ [...] A LIGA DA DEFESA NACIONAL confere a Francisco de Paula Aguiar atleta do Município de Santa Rita, Estado da Paraíba, o presente Diploma de participação da tradicional CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA correspondente ao ano de 1972, iniciativa do Diretório Regional do Rio Grande do Sul, por ele mantida desde 1938, oficializada pelo Diretório Central, em exaltação à data máxima da nacionalidade, dando início, com a chegada ao seu destino às comemorações da Semana da Pátria, em São Paulo, junto ao Monumento do Ipiranga, no SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA [...]”, conforme (foto), cuja participação de Francisco de Paula Aguiar se deu em virtude do mesmo como professor, gestor escolar e atleta conjuntamente com os seus alunos das modalidades esportivas do então Instituto Comercial Getúlio Vargas, nome primitivo do COFRAG-Colégio Francisco Aguiar. Santa Rita teve o maior desfile cívico militar de sua história no dia 07 de setembro de 1972 e o COFRAG, via seus alunos lá estava participando e dizendo sim ao Brasil, a Paraíba e a Santa Rita.
Ainda durante às comemorações do Sesquicentario da Pátria, veio à Paraíba a urna funerária contendo os restos mortais de D. Pedro I, que ficou exposto na Igreja de São Francisco, em João Pessoa para visitação pública de autoridades, professores, gestores, estudantes e a população em geral.
.............
Fotos: 1 - Francisco Aguiar visitando a urna funerária com os restos mortais ; 2. Diploma de Atleta da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria/1972.