O Google encontra seu texto?

O Google encontra suas histórias?

Com essa pergunta em mente resolvi testar as minhas. Como “Pidokka” é um nome raro de se esbarrar por aí, acabou me encontrando fácil.

Mas a questão que me encucou foi a misteriosa ordem que ele me ofereceu os links. E eu vou te explicar o B.O.

A situação é a seguinte:

Eu posto em três plataformas: Wattpad, Scriv e Medium.

Dessas três, a primeira que apareceu foi curiosamente o Médium que é onde sou mais apagado. E me mostrou por ultimo no

Wattpad que é onde sou mais aceso. E no meio ficou o Scriv.

Na hora conclui que, não importava tanto a quantia de pessoas que curtiam meus textos, importava mais a relevância da plataforma onde meu texto estava inserido.

Então resolvi abandonar o achismo. Abri a gaveta, peguei minha lupa, acendi um cachimbo e fui investigar o funcionamento dessa bagaça.

Segundo próprio site oficial, eles usam cinco tópicos para movimentar a lanterna de busca e os tópicos são: significado, relevância, qualidade, usabilidade e contexto.

Vamos dar uma resumida em um por um agora, meu consagrado, vem comigo:

Significado:

Esse tópico tenta identificar sua intenção na origem, e para isso usam também sinônimos para facilitar a busca.

Por exemplo: voce achando que sua tv está com muito brilho resolve digitar “como mudar o brilho da tv?”, o Google pode te entregar o “como ajustar o brilho da tv” caso seja “ajustar” escrito nas configurações do aparelho. Ele busca a intenção além das palavras.

Outro fator que muda a lanterna da busca é onde voce está na hora da pesquisa. Caso voce escreva “pizza”, ele te entrega o endereço das pizzarias local, pois entende que voce quer dar uma mordida em uma.

Mais um fator é a data. Ao buscar o placar de algum jogo de futebol ou o lucro de uma empresa, a lanterna iluminará as publicações mais recentes.

Relevância:

É o quanto as páginas encontradas tem relevância para voce. Um indicativo é a pagina ter as mesmas palavras-chave que a consulta. Elas podem aparecer tanto no cabeçalho, quanto no titulo ou corpo do texto. É a sinergia da sua intenção em relação aos resultados.

 

Qualidade:

Após identificar os conteúdos relevantes, chega a hora de analisar qual deles é o mais útil e a principal forma que avaliam isso é indicando o site que tem mais links de outros sites usando esse como referencia. Isso mostra que o site tem autoridade, é como se os outros dissessem “Se não acredita em mim, pergunta a ele”

Usabilidade da página:

Quando tem muitas páginas com resultados parecidos, é hora de avaliar a usabilidade da página. Que é a mesma coisa que a experiência de navegar na página.

Por exemplo. Se a página carrega rápido ganha um ponto, se não, perde. Também é importante que o layout dela funcione bem tanto no computador como para celular. Isso tudo se engloba na experiência da página. As que não se adaptam a isso vão perdendo pontos no rank de busca.

Contexto:

Vou resumir isso como cultura local onde voce está inserido. Por exemplo: se a pessoas busca “futebol” no rio de janeiro, provavelmente terá um resultado do jogo do Flamengo. Mas caso a pessoa escreva futebol morando nos estados unidos, aparecerás algum resultado de futebol americano. Até a data que posto isso, é assim que funciona. Deu uma clareada ai?

Pidókka
Enviado por Pidókka em 26/05/2024
Reeditado em 26/05/2024
Código do texto: T8072169
Classificação de conteúdo: seguro