QUANDO TERMINARÁ O ANO?

Muitos, com toda certeza quase a totalidade das pessoas que se dizem cristãs, festejam a passagem do ano à meia noite. Mas porventura fazem isso de modo correto, ou seja, na hora certa?

Para respondermos com fundamento a pergunta que fizemos, vamos recorrer ao livro, ou melhor, a biblioteca mais antiga e conhecida dos humanos: a bíblia. Nela diz que quando Deus fez os céus e a terra a tarde precedia a manhã, ou seja, vinha antes da manhã. Veja:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.” (Gênesis 1:1-5 RA)

E para que alcancemos a profundidade disso precisamos saber que é tarde e que é manhã. Segundo a convenção moderna do mundo, manhã é o período de tempo que vai do nascer do sol até ao meio dia, enquanto que a tarde é o período que vai do meio dia até o pôr-do-sol.

Mas esse conceito não está de acordo com os registros bíblico, veja:

No texto bíblico que citamos diz que Deus chamou à Luz Dia e as trevas, Noite. E diz que houve tarde e manhã. Vindo esta depois da tarde, não antes. Então tem alguma coisa errada, pois, na convenção moderna do mundo, a tarde vem depois da manhã.

Para comprovarmos que esse conceito não é bíblico, vamos recorrer a hermenêutica, ciência que ensina a interpretar as escrituras antigas, e que diz que as escrituras se interpretam por elas mesmas. Vejamos:

No livro de Provérbios do sábio Salomão há o seguinte texto:

“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras. Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, vi entre os simples, descobri entre os jovens um que era carecente de juízo, que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas.” (Provérbios 7:1-9 RA)

Como vimos no texto citado, o episódio ocorreu à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas. Dando a entender que tarde do dia, crepúsculo, escuridão da noite e trevas é a uma só coisa.

Mas não vamos ficar num só texto para que a nossa tese seja bem fundamentada.

No livro de Ezequiel tem outro texto, veja:

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde. Tu, pois, ó filho do homem, prepara a bagagem de exílio e de dia sai, à vista deles, para o exílio; e, do lugar onde estás, parte para outro lugar, à vista deles. Bem pode ser que o entendam, ainda que eles são casa rebelde. À vista deles, pois, traze para a rua, de dia, a tua bagagem de exílio; depois, à tarde, sairás, à vista deles, como quem vai para o exílio. Abre um buraco na parede, à vista deles, e sai por ali. À vista deles, aos ombros a levarás; às escuras, a transportarás; cobre o rosto para que não vejas a terra; porque por sinal te pus à casa de Israel. Como se me ordenou, assim eu fiz: de dia, levei para fora a minha bagagem de exílio; então, à tarde, com as mãos abri para mim um buraco na parede; às escuras, eu saí e, aos ombros, transportei a bagagem, à vista deles.” (Ezequiel 12:1-7 RA)

Esse texto confirma que tarde e escuridade, nesse caso, são uma mesma coisa.

Vejamos outro texto.

“À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoniados.” (Marcos 1:32 RA)

Então a tarde é depois que o sol se põe. Vejamos outro.

“Aguardam o crepúsculo os olhos do adúltero; este diz consigo: Ninguém me reconhecerá; e cobre o rosto. Nas trevas minam as casas, de dia se conservam encerrados, nada querem com a luz. Pois a manhã para todos eles é como sombra de morte; mas os terrores da noite lhes são familiares.” (Jó 24:15-17 RA)

Esse outro texto também evidencia que o dia é o oposto da noite, as trevas o posto da luz.

Concluímos, portanto, que a manhã corresponde ao dia, enquanto que a tarde corresponde a noite.

Mas quando começa o dia, à meia noite?

Vamos ver como nos ensina a bíblia.

Disse Jesus: “Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;” (João 11:9 RA)

Então, de um modo geral, o dia tem doze horas. E se o ciclo do sol é de vinte e quatro horas, então a noite também tem doze horas. Assim, se o dia começasse à meia-noite, ele deveria ter dezoito, o que deixaria apenas seis horas para a noite, o que não é verdade.

Por que a tarde (noite) vem antes da manhã (dia)? Porque antes que houvesse luz havia trevas.

Vejamos pela bíblia quando começa o dia, tomando um texto no qual Deus ordena através de Moisés um jejum para o povo e o tempo para isso.

“Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” (Levítico 23:32 RA)

Vou inserir um texto do trabalho “O Sábado, como guardá-lo”, de minha autoria.

Quando Neemias buscou corrigir a transgressão que o povo estava praticando no tempo dele, tão logo dava a sombra da noite sobre as portas de Jerusalém ele mandava fechar os portões da cidade. Vamos transcrever o texto para melhor compreender como devemos também proceder.

"Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao Sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a casta de cargas, que traziam à Jerusalém no dia de Sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também Tírios habitavam dentro, que traziam peixe, e toda a mercadoria, que no Sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de Sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós mais acrescentareis o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o Sábado. Sucedeu que, dando às portas de Jerusalém já sombra antes do Sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que as não abrissem até passado o Sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de Sábado. Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. Protestei pois contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele dia em diante não vieram no Sábado." Ne. 13:15-21.

Outro trecho do trabalho sobre o sábado:

Quando Jesus morreu houve trevas sobre a terra desde a hora sexta até a hora nona. Veja:

“Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona.” (Lucas 23:44 RA)

Isso equivale ao período que vai do meio-dia até a hora que os homens chamam de quinze horas, ou três horas da tarde.

A linguagem usada pelos profetas e apóstolos era de acordo com a linguagem usada por Deus nas Sagradas Escrituras, já que eles eram inspirados por Ele e porta voz dEle. Assim, quando a Escritura diz que Pedro e João subiram ao templo para orar, diz que a hora era a nona. E essa hora é a que chamam de quinze horas ou três horas do que dizem ser tarde. Mas como o sol nasce pela manhã, e o dia tem doze horas, então às seis horas inicia o terceiro quarto do dia.

As coisas dantes escritas, para o nosso ensino foram escritas.

Então o dia deve ser contado de pôr-do-sol a pôr-do-sol. Sendo assim, as horas devem ser contadas do final de um dia ou início da noite até o final da manhã ou início da noite seguinte. E o relógio ficaria assim:

Tarde ou noite:

Início da noite: Ao pôr-do-sol “0” – Zero hora.

Meia noite: 6 horas.

Fim da noite: Ao nascer do sol: 12ª hora da tarde ou da noite.

Manhã ou Dia:

Início da manhã: Nascer do sol: “0” horas da manhã ou do dia.

Meio dia: 6 horas da manhã ou do dia.

Pôr-do-sol: 12ª hora da manhã ou do dia, ou 24ª do ciclo do sol.

Se fizermos a contagem corrida, ficaria:

1ª hora do dia é a 13ª hora do ciclo do sol.

2ª hora do dia é a 14ª hora do ciclo do sol.

3ª hora do dia é a 15ª hora do ciclo do sol.

4ª hora do dia é a 16ª hora do ciclo do sol.

5ª hora do dia é a 17ª hora do ciclo do sol.

6ª hora do dia é a 18ª hora do ciclo do sol.

7ª hora do dia é a 19ª hora do ciclo do sol.

8ª hora do dia é a 20ª hora do ciclo do sol.

9ª hora do dia é a 21ª hora do ciclo do sol.

10ª hora do dia é a 22ª hora do ciclo do sol.

11ª hora do dia é a 23ª hora do ciclo do sol.

12ª hora do dia é a 24ª hora do ciclo do sol.

Ajustando o relógio atual com o relógio bíblico:

Horário do mundo X Horário bíblico

6 ou 18 horas da tarde p/ o mundo corresponde a “0” hora da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

7 ou 19 horas da noite p/ o mundo corresponde a 1 hora da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

8 ou 20 horas da noite p/ o mundo corresponde a 2 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

9 ou 21 horas da noite p/ o mundo corresponde a 3 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

10 ou 22 horas da noite p/ o mundo corresponde a 4 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

11 ou 23 horas da noite p/ o mundo corresponde a 5 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

Meia-noite = 6 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

1 hora da manhã p/ o mundo corresponde a 7 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

2 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 8 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

3 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 9 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

4 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 10 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

5 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 11 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

6 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 12 horas da noite ou da tarde p/ o povo cristão.

7 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 1 hora do dia ou da manhã p/ o povo cristão.

8 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 2 horas do dia ou da manhã p/ o povo cristão.

9 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 3 horas da manhã p/ o povo cristão.

10 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 4 horas da manhã p/ o povo cristão.

11 horas da manhã p/ o mundo corresponde a 5 horas da manhã p/ o povo cristão.

12 horas ou meio-dia p/ o mundo corresponde a 6 horas da manhã p/ o povo cristão.

13 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 7 horas da manhã p/ o povo cristão.

14 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 8 horas da manhã p/ o povo cristão.

15 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 9 horas da manhã p/ o povo cristão.

16 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 10 horas da manhã p/ o povo cristão.

17 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 11 horas da manhã p/ o povo cristão.

18 horas da tarde p/ o mundo corresponde a 12 horas da manhã p/ o povo cristão.

Assim sendo, teríamos que ajustar os números no mostrador do relógio. E para simplificarmos a mudança bastaria movimentar o relógio para trás em ¼ de volta. Isso faria com que, o que na convenção do mundo corresponde a 12 horas ou meio dia, correspondesse a 12ª hora na contagem corrida do tempo na contagem bíblica.

O horário segundo o conceito do mundo está errado, é uma mentira. E Deus abomina quem ama e pratica a mentira, os quais ficarão de fora da cidade santa. Ap. 21:8.

Portanto, quando o mundo comemora a passagem de ano à meia-noite, já decorre seis horas do ano novo.