Diário do Escritor #08: o CTRL C + CTRL V acontece no Recanto
Olá meus queridos colegas Recantistas! Bem, vamos falar sobre um assunto chato? Bem, recentemente tomei conhecimento de um caso de cópia/plágio aqui no Recanto das Letras. Não citarei nomes, mas assim como na vida/mundo real, isso também “Acontece no Recanto” (entendedores que leram o texto da escritora AdriSil entenderão). Na minha boa FÉ (infundada) no ser humano, eu creio que as pessoas possam ter alguma inocência e inadvertidamente, postarem algo inspirado no que outras pessoas escreveram sem se dar conta de que fez isso. Mas o “capetinha” de plantão no meu ombro cochicha (berra) no meu ouvido: “PLAGIADORES FILHAS DA PUTA!!!”.
Plágio é a cópia de uma obra intelectual ou parte dela sem colocar os créditos do autor, ou assinar como se fosse sua. É permitida a utilização de pequenos trechos de obras, desde que fique bem claro a quem pertence aquela ideia ou criação. O plágio é considerado antiético e é qualificado como crime de violação autoral. Plágio é assunto sério, é crime e deve ser combatido como tal.
Bem, no meu processo criativo, eu absorvo inspiração de várias fontes: livros, quadrinhos, filmes, séries, músicas, Facebook, conversas no “zap-zap”, obras de outros escritores tanto do recanto quanto de outros lugares. São tantas as minhas referências e fontes de inspiração! Mas eu SEMPRE tomo o devido cuidado de citar as obras originais e pedir autorização aos devidos criadores dos conteúdos para usar suas criações e nomes, dando-lhes os créditos. Certas vezes, perco mais tempo pesquisando informações sobre algo que usei como referência ou inspiração para algo que escrevi do que no texto propriamente disto. Sempre posto essas informações nos meus textos e nas famigeradas notas que deixo no final deles.
Eu tomo todos os cuidados possíveis para respeitar as criações originais e ao postar todas as referências e informações que usei para produzir algo. Tenho a convicção de que estou ajudando a divulgar a obra original. No caso das músicas que tanto me inspiro, sempre publico as autorias, compositores, nomes dos álbuns e quando foram lançados. Dessa maneira, tento levar informação e fazer com que essas obras se perpetuem e sejam descobertas ou redescobertas por novos públicos. E Agora, chegou o momento de escrever o que a inspiração do momento sugerir ou postar “o que me der na telha”:
“Buscar inspiração, é divino.
Ser sincero e autêntico, é preciso.
Ter caráter e honestidade, é requisito.
Ser de verdade e não de mentira, é bonito.”
Denis, O Dreamaker.
09/05/2024-12:53
Nota do Autor: nenhum ego foi ferido durante a produção desse texto (eu acho). O texto citado e o nome da sua autora foram usados mediante a autorização da mesma. É alguém que leio e acompanho a obra a muitos anos e sei da sua originalidade, honestidade e integridade.
Confiram outros textos inéditos de minha autoria:
Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com
Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com
Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029
Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!