RIO GRANDE DO SUL E O CAOS!
É bastante comum as pessoas dizerem que o mundo está este caos climático por culpa única e exclusiva do ser humano, pois somos os principais responsáveis por essa, por exemplo, onda de calor avassalador, das fortes chuvas que levam as grandes inundações e destruições, queimadas florestais, etc.
Bem, realmente a humanidade principalmente a da pós revolução industrial, tecnológica e científica, vem destruindo muita coisa no mundo nos últimos 200 anos. Desperdício de alimentos, ganância em nome do progresso (vejam a quantidade de prédios que a cada dia surgem nas grandes cidades) consumismos que levam ao acúmulo de lixos e mais lixos (vejam alguns rios, lagos, lagoas e oceanos poluídos) à corrupção (que leva a falta de educação educacional, investimento no saneamento básico), etc.Tudo isso é culpa e responsabilidade nossa, seres humanos!
No entanto, dizer que o ser humano irá acabar com o mundo é, a meu ver, um equívoco já que mesmo se quisesse não conseguiria. Por quê? Porque até para destruir somos incompetentes e limitados. Além do mais, por mais que se invista em infraestrutura contra, por exemplo, enchentes, terremotos, queimadas, etc, todo investimento humano seria insuficiente para deter a força da natureza que foi criada por algo ainda maior que ela, isto é, Deus.
Portanto, saber diferenciar o que é responsabilidade humana de força da natureza é essencial para não cair em laços ideológicos e teorias conspiratórias.