MARIA ISABEL DE ALCÂNTARA BOURBON – CONDESSA DE IGUAÇU
Maria Isabel de Alcântara Bourbon, Condessa de Iguaçu.
A filha de D. Pedro I com a Marquesa de Santos.
Maria Isabel nasceu em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 1830, tempos depois de sua mãe Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, romper o relacionamento com o Imperador D. Pedro I.
Ocasião que Domitila estava grávida e chegando em São Paulo foi morar durante um bom tempo na chácara de seu tio na Alameda do Acu, depois chamada de Rua de São João, próximo ao atual Largo do Paiçandu
A infância de Maria Isabel quase sempre foi à sombra da Família Imperial. Porém, devido ao adultério do qual ela foi fruto, ela nunca recebeu nada de seu pai, seja título ou terra, muito menos atenção.
Ela recebeu vastas terras de seu meio-irmão o Imperador D. Pedro II, dentre elas destacam-se vários pastos e cabeças de gado em Juiz de Fora e Ouro Preto.
Casou-se com o Conde de Iguaçu e foi viver na fazenda que deu origem ao Município de Belford Roxo na Baixada Fluminense.
Com o seu falecimento a mesma foi enterrada ao lado da mãe no Cemitério da Consolação. Consta nos arquivos do Cartório de Registro Civil de Santa Ifigênia, que dizia: “Ela foi enterrada no Cemitério Municipal".