Normalmente recebemos vídeos, textos ou mensagens falando sobre “O Tempo”. Isto se acentuou bastante depois do Surto da Pandemia da Covid-19 que obrigou as pessoas a se isolarem em casa, principalmente, durante o ano de 2020. O Mundo praticamente parou e, de certa forma mudou, em todos os seus aspectos. A partir deste ano, os vídeos e as mensagens foram, bastante positivas e até de autoajuda. Porém, em 2011, eu postei um artigo falando sobre a "Efemeridade do Tempo", que reapresento a seguir.

 

TEMPO, UMA INEXORÁVEL QUESTÃO DE SEMÂNTICA!

Semântica é o estudo das mudanças que, no espaço e no tempo, sofre o significado das palavras. Já inexorável tem um sentido meio forte, de algo implacável, inflexivo, rígido.

E o tempo? Bem, o tempo significa um período, duração limitada das coisas, ocasião oportuna, idade, sucessão de dias, horas e momentos.

De certo, que você já ouviu ou leu esta exclamação: “O tempo é implacável, não para nunca!”

Dizem que com o passar do tempo às pessoas ficam mais seguras. Seguras de quê? Seguras de que deixaram para trás aqueles belos tempos e aqueles belos dias de suas vidas que não voltam mais? Ou, seguras, de que, daqui para frente não dará mais para fazer algumas estripulias que faziam antes, sem nenhum sentimento de culpa e com uma certa dose de irresponsabilidade?

Provavelmente, alguém mais atento poderá rebater este momento saudosista, e tentar argumentar que, na vida o que muda são as prioridades.

Seguindo por essa linha, com o passar do tempo, essa segurança, traduz-se por aquilo que, simplesmente, convencionou-se chamar de maturidade, a chamada idade madura. Dizem que, com o tempo às pessoas adquirem serenidade e passam a adotar uma atitude que não tinham na juventude. Aumenta-se a responsabilidade, adquire-se autoconfiança e passamos a ver o mundo com outros olhos.

Portanto, tempo é só uma questão de ponto de vista. Da mesma forma que, não existe essa de tempo perdido; basta o fato de você estar vivo, respirando, com saúde ou tentando mantê-la a qualquer custo. “Vida, que te quero vida!” Vida como existência de um tempo que decorre entre o nascimento e a morte. “Vida como uma dádiva Divina.”

Poderíamos ficar falando aqui eternamente, claro que, dentro do tempo que nos é permitido, sobre o tempo. Porém, para os mais curiosos ou estudiosos do assunto, lembramos que, existe uma quantidade imensa de frases, todas belas, verdadeiras e reflexivas que falam sobre a efemeridade do tempo e, que de certa forma, te ajudarão sempre a refletir melhor sobre a vida. Porém, podemos citar estas três abaixo que são bastante significativas:

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocamos nela, corre por nossa conta.” (Chico Xavier)

“O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.” (William Shakespeare)

“Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo. Mas podemos começar a fazer um novo final.” (Chico Xavier)

Lembre-se que, o mais importante disso tudo, é viver cada momento de tua vida intensamente, sorrir para ela, procurar a felicidade onde ela estiver, amar, conversar com Deus de vez em quando, e agradecê-lo por cada novo amanhecer de tua vida.