Egrégora

INTRODUÇÃO

“Ninguém prega prego sem estopa” era um dito popular muito utilizado pela geração nascida no início do século XX. Entendia-se o dito como: “todos, ao fazer alguma coisa, sempre a fazem com algum interesse, ou alguma intenção”.

O trabalho que desenvolvo, expresso em letras de músicas, melodias, artigos, crônicas, poemas, excluindo algumas poucas séries nas quais foi dividido, têm sempre a intenção de criticar e sugerir mudanças; ou de registrar saberes que possam ser utilizados como: ferramenta de autoconhecimento; forma de entendimento do social, ou político, ou, saberes de alguma parte do todo visível, ou percebido pelos sensores, estudado e sistematizado pela ciência, ou, ainda, de alguma parte do todo da realidade, desconhecida por nossos sentidos e pelos mais adiantados sensores tecnológicos - saber conhecido como Ocultismo, “Ciência Iniciática das Idades”...

Quanto ao interesse, que o trabalho seja lido por muitos e seja de utilidade pelo menos para alguns nos sentidos de autoconhecer-se, ou de mobilização à reflexão, ou por interesse sobre saberes muito pouco divulgados, como é o caso da “Ciência Iniciática das Idades”, ...

Este artigo pertence à série “Ciência dos Deuses”, dedicada a essa parte desse todo desconhecido – “Ciência Iniciática das Idades”. E, para ser “virginianamente” compreendido, seria necessário o entendimento de alguns outros títulos, que serão relacionados no item específico da estrutura deste artigo.

CONCEITOS RELEVANTES – CIÊNCIA

Energia

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção, de ação e movimento. É o potencial inato para executar trabalho, ou realizar uma ação, ou gerar movimento.

Segundo Lavoisier, “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Então, energia não pode surgir do nada, nem pode ser destruída e se conserva numa quantidade constante, que sempre se mantém.

Transforma-se em muitas formas diferentes, como: energia cinética; térmica; elétrica; eólica; hidráulica; radiante; atômica; nuclear...

Massa

A massa é uma das grandezas da Física. Grandeza escalar, positiva e invariável que designa a quantidade de matéria presente num corpo. A massa de um objeto é uma constante, desde que sua composição não seja alterada. Um decímetro cúbico de água, por exemplo, tem 1 quilograma de massa.

A massa é a expressão da inércia (propriedade dos corpos em permanecerem em movimento acelerado ou retardado) de um objeto, ou corpo. Quanto maior a massa de um corpo, maior é sua resistência à inércia. A inércia da matéria é a chave para a medida da massa. Se dois corpos, inteiramente livres para se moverem, oferecem a mesma resistência a uma dada força, então possuem a mesma massa, isto é, contêm a mesma quantidade de matéria.

Massa é diferente de peso. Um astronauta na Terra é pesado, na nave e no espaço é leve, quase como uma pluma na Terra.

Matéria

Desde a teoria particulada, 490 a.C., com os filósofos gregos Leucipo e Demócrito, o conceito de matéria vem sendo desenvolvido com o surgimento do conhecimento de estruturas da matéria cada vez mais distantes do visível aos sentidos – molécula, átomo, partículas subatômicas ...

Atualmente, uma das principais dificuldades para a conceituação de matéria consiste na definição de quais formas de energia (todas as quais possuem massa) não são matéria. Assim é razoável afirmar que na física, não há um consenso para uma definição geral de matéria. Por isso que é comum encontrar o termo matéria usado com um outro modificador para se especificar a que se refere: matéria elementar; matéria condensada; matéria nuclear; matéria escura...

O conceito, geralmente utilizado, nas salas de aula é: tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade).

.

Mas, como relevante ao propósito deste artigo, é mais eficaz o entendimento da ciência sobre: a relação entre massa e energia; e a matéria no mundo subatômico.

Einstein exprimiu a relação entre massa e energia por meio da célebre fórmula: E=mc². Ela estabelece a equivalência quantitativa da transformação de massa em energia, ou vice-versa. Nela, E = energia, m = massa e c² = velocidade da luz elevada ao quadrado.

Sobre a matéria no mundo subatômico a ciência afirma: “a matéria, aparentemente sólida, não existe como tal, o que existe é um gigantesco campo quântico de energia onde todos se relacionam com o todo. Logo, a aparente separação do mundo físico não existe, do ponto de vista científico.

Ondas

Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.

Ilustra bem uma onda, uma pedra atirada ao atingir a superfície da água. O impacto da pedra produz ondulações na superfície, que se expandem em círculos. Uma folha sobre a superfície atingida permite a observação da onda. A folha oscila de cima para baixo sem sair do local e, de mesma forma, a água oscila, mas não há deslocamento da água na direção dos círculos.

Oscilações na superfície da água, um tremor de um terremoto e a vibração das cordas de um instrumento musical são exemplos de ondas, que necessitam de um meio para se propagar. São ondas de natureza mecânica.

Existe as ondas eletromagnéticas, que não necessitam de um meio para sua propagação. São exemplos dessas ondas: a luz, ondas de rádio, ou TV, o Raio X.

As ondas apresentam as mesmas propriedades: frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade e período. Dessas propriedades a única de interesse ao propósito deste artigo é a frequência.

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo."

Fenômenos Ondulatórios

Fenômenos ondulatórios são os variados comportamentos que as ondas desenvolvem quando encontram obstáculos, inclusive outras ondas, ou recebem certas frequências.

Por exemplo, no caso do arco-íris, quando a luz entra em contato com as gotículas de água (obstáculo), ocorre um fenômeno capaz de “quebrar” essa luz branca em outras sete cores (Dispersão).

Dos sete fenômenos ondulatórios, para o propósito deste artigo, julga-se de interesse somente: interferência e ressonância.

A interferência ocorre quando duas ondas se superpõem. Elas podem se somar, resultando onda de amplitude maior - interferência construtiva; ou interferência destrutiva, quando se subtraem, resultando onda de amplitude menor, ou se anularem, resultando no desaparecimento das ondas.

A ressonância é um fenômeno ocorrido em corpos que recebem vibrações com frequência igual a uma de suas frequências naturais de oscilação, absorvendo e amplificando-as de modo a vibrar com amplitudes muito maiores.

CONCEITOS RELEVANTES – CIÊNCIA INICIÁTICA DAS IDADES

Oculto

É realidade de mundos invisíveis, não percebidos por nossos sentidos e nem por todos os sensores tecnológicos até hoje desenvolvidos. Esta realidade oculta, foi gradativamente sendo reduzida, pelo desenvolvimento tecnológico dos sensores. Entretanto, apesar de todo esse desenvolvimento, a parte oculta, aos sentidos humanos e à ciência, representa a maior parte da realidade.

Especula-se que 82% representam esse oculto. Da realidade, somente 6% seria percebido pelos sentidos humanos e mais 16% somente percebido com a ajuda dos sensores desenvolvidos e utilizados pela ciência dos homens.

Ciência Iniciática das Idades

Está relacionada a esta realidade não percebida, designada como “Oculto”. É a sistematização de saberes dos deuses trazidos aos homens pelos próprios, quando com a humanidade conviveram, ou por seus mensageiros, após a humanidade ter perdido o privilégio desse convívio. Esse saber é trazido inicialmente para poucos e registrado de forma simbólica e correspondem às revelações feitas por esses mensageiros divinos - avataras, mestres de sabedoria, iluminados...

Leis Universais (ou Leis da natureza)

O universo é regido por leis denominadas universais, ou da natureza. Portanto, essas leis universais são os pilares da criação e regulam a vida dos reinos da Terra e onde mais possa existir vida no cosmo, bem como todas atividades no cosmo. São as leis que a tudo e a todos regem.

Lei Universal da Vibração

Existem enunciados diferentes sobre o quantitativo dessas leis, mas existe, o que se pode chamar de leis fundamentais presentes em todas essas enumerações. As lei da Vibração é uma dessas leis presente nesse núcleo convergente de leis fundamentais.

Lei ou Princípio da Vibração: “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.”

O Movimento é a base da manifestação. No universo, nada está parado, tudo se move, vibra, circula Além de tudo estar em movimento e vibração constante, as diferenças entre as diversas manifestações, expressões da Ideação Cósmica, são devidas inteiramente à variação da escala e do modo das vibrações.

Tudo é energia em movimento, vibração. Inclusive, cada indivíduo, é emissor e receptor de vibrações.

Planos da Natureza

É onde se objetiva a Ideação do Mistério Criador, ou do Eterno. Onde a Ideia manifestada se materializa. Ou seja, no dizer simbólico de algumas religiões, onde o Verbo se faz carne.

De acordo com as Revelações trazidas pelos Mensageiros Divinos, com a Lei Universal, ou o Princípio da Vibração e a sistematização pela Ciência Inciática das Idades, esses planos são em número de três, diferenciados por suas naturezas e frequências. São eles: Mental; Astral; e Físico, que são por sua vez divididos em sete subplanos, cada um correspondente, de mesmo modo como os planos, a intervalos de frequências vibratórias.

Além disso, para incorporar diferenças significativas entre subplanos dos planos Mental e Físico, foram ampliados para quatro: Plano Mental Concreto; correspondentes aos três subplanos mais densos, de menores frequências vibratórias; e Plano Mental Abstrato correspondente aos quatro subplanos de maiores frequências vibratórias, ou mais sutis. De mesma e correspondente forma, o Plano Físico em Físico Etérico, aos quatro subplanos mais sutis, e Físico Denso aos três subplanos mais densos e correspondentes aos três estados de densidade da matéria física densa: sólido, líquido e gasoso.

Então, os Planos da Natureza, para efeito de entendimento de onde se encontra a realidade, ou seja, a plasmação da Ideação Cósmica, são, do mais sutil, ou de maiores frequências vibratórias, para o mais denso, de menores frequências vibratórias: Mental Abstrato, Mental Concreto; Astral; Físico Etérico; e Físico Denso.

CONSTITUIÇÃO REAL DO HOMEM

O Homem também se inclui nessa realidade parcial percebida pelos sentidos e pela ciência. Portanto, existe uma CONSTITUIÇÃO REAL DO HOMEM, constituída pela parte conhecida pela ciência e outra trazida pelos Reveladores e sistematizada pela Ciência Iniciática das idades denominada de “Constituição Oculta Do Homem”

O Homem, idealizado em sete princípios. Três desses princípios (Atmíco, Búdico e Mental Abstrato) relacionados ao Espírito – Individualidade – e os outros quatro (Mental Concreto, Astral, Físco Etérico e Físico Denso) o que constituem denominamos Personalidade.

Esses princípios se objetivam em Vestes, cada qual da matéria correspondente ao seu Plano da Natureza, á medida do processo evolutivo. Assim, a Personalidade se constitui de quatro Vestes: a Física Densa; a Física Etérica; a Astral e a Mental Concreta.

Nas escolas iniciáticas, usam o simbolismo de um triangulo para representar a Individualidade, e um quadrado para representar a Personalidade. O triângulo sobre o quadrado para representar essa “Constituição Real do Homem”, ou a ‘Constituição Oculta do Homem”

Às vestes correspondem determinadas atividades da Personalidade: à Veste Física Densa, a Mobilidade; Veste Etérica, a Sensitividade; à Veste Astral, a Emotividade; ao Mental Concreto, a Racionalidade

ONDAS MENTAIS

O Que Significam

Assim como os movimentos do físico se expressam por meio da Veste Física Densa, os pensamentos: se relacionados à racionalidade – comparações, medições, narrativas lógicas, tem suas expressões por meio da Veste Mental Concreta; e se relacionados a inspirações, narrativas metafísicas, ou filosóficas...têm suas expressões por meio da Veste Mental Abstrata.

.

Da mesma forma como a vibração de um sino se transmite em ondas pelo ar, da mesma forma como a vibração de pedra atirada na água se propaga em ondas pela água, as vibrações da atividade de pensar se propaga em ondas por meio da matéria do Plano Mental.

Uma vibração nas vestes Mental Concreta ou Abstrata tem a tendência de se transmitir a toda matéria ambiente capaz de a receber.

Como a matéria mental reage a essas ondulações, então elas produzem, no Plano Mental, uma onda que se expande em todas as direções, exatamente como a onda circular que se propaga pela superfície da água tranquila a partir do ponto em que cai uma pedra. No caso da onda mental ela se propaga em todas as dimensões do Plano Mental.

Cabe observar que pensamentos e sentimentos estão intimamente relacionados. Um não acontece sem o outro e existe a afirmativa sobre desconhecer-se quem ocorre primeiro.

De mesma forma cada emoção, expressa por meio da Veste Astral, corresponde uma sensação na Veste Física Etérica (contraparte da Veste Física Densa) e a cada sensação um movimento na Veste Física Densa, inclusive, sua ausência, o repouso.

Além das vibrações mentais se transmitirem no meio ambiente, elas tendem a reproduzir-se, desde que haja condições para isso.

O fim de uma Onda (vibração-pensamento) é fazer nascer um pensamento da mesma natureza, mas não o de imprimir uma ideia bem definida. Assim, um pensamento de devoção engendrará uma onda que excita a devoção, mas o objeto da devoção fica por conta do receptor (correspondente aos fenômenos ondulatórios – Interferência e Ressonância).

Características das Ondas Mentais

Similaridade da natureza do pensamento - Uma Onda Mental, ao atingir uma Veste Mental, tem a tendência de produzir pensamento de natureza análoga ao existente na mente geradora da Onda;

Repercussão diretamente proporcional a afinidade - A tendência de repercussão de pensamentos análogos ao existente na mente geradora da Onda é tanto maior quanto maior for a afinidade entre o emitente e o receptor;

Poder inversamente proporcional à distância - O poder da Onda inversamente proporcional à terceira ou quarta potência da distância ente o emitente e o receptor. Só cessa de ser apreciável em seus efeitos a imensas distâncias de sua origem;

Alcance, ou distância atingida - A distância atingida pela Onda é diretamente proporcional a força, clareza e precisão do pensamento original e inversamente proporcional à densidade da matéria de origem. Pensamentos originados em subplanos mais elevados, ou menos densos, têm maior alcance;

Inocuidade da Onda - A Onda não produz resultado, se o receptor estiver profundamente absorvido por um certo e diferente gênero de pensamento, tal como um homem, em intensa concentração, não escuta a voz do outro

FORMAS-PENSAMENTO

Significado

A Essência Elemental é uma estranha vida com inteligência, correspondente às das moléculas do organismo humano, que vivifica as matérias dos planos Astral e Mental.

O pensar dos homens está sempre acompanhado do sentir. Estes impulsos enviados pelas vestes Astral ou Mental Concreta vibram em ondas que se se propagam como força viva que, ao encontrar fácil resposta no contato com a essência elemental, reveste-se de veículo dessa essência.

As Formas-Pensamentos correspondem a esse efeito manifestado nos planos Mental e Astral gerados pelas vibrações decorrentes da ação de pensar-sentir. Os homens são criadores não somente com os atos e palavras, mas, também com emoções e pensamentos. Formas-Pensamentos, criação dos homens de todos os dias.

Ao pensar e sentir, vibrações se propagam nos planos Mental e Astral. Sob essas vibrações esses planos lançam porção vibratória de si. Essa matéria lançada reúne essência elemental e a coloca em harmonia com seu próprio ritmo. Elementais criados pelo sentir e pensar humano, Formas-Pensamentos, com aparência: cor e forma.

Aparência

Os fatores que determinam a aparência são a natureza e a qualidade do pensamento e da emoção geradores da Forma – Pensamento. A cor é determinada pela qualidade e a forma pela natureza. Com relação à forma a clareza do contorno está relacionada a precisão, ou exatidão do pensamento.

Longevidade

O período de vida de uma Força-Pensamento varia de acordo com: a intensidade inicial do pensamento e/ou emoção, que a gerou; a força que lhe seja acrescentada pela repetição; e a quantidade formas - pensamentos de natureza idêntica que por ela podem ser atraídas.

Efeitos

Os efeitos causados pela criação de uma Forma-pensamento dependem se o pensamento gerador é pessoal – sobre si mesmo, sobre outro, ou impessoal.

Se sobre o próprio criador da Forma – Pensamento, pairará na vizinhança imediata do emissor e, quando o criador estiver em posição passiva, não ocupado com seus pensamentos e sentimentos a forma - pensamento lhe retornará. Além disso, cada homem serve de magneto para atrair a si as formas - pensamentos que sejam idênticas às suas.

Dessa maneira, as formas - pensamentos do próprio homem reagem sobre ele, formando hábitos de pensamento e sentimento que, dependendo do caráter desses hábitos, podem ser benéficos ou inconvenientes para sua evolução.

Se relacionadas a Outros, os efeitos causados dependerão se na aura da pessoa visada existe ou não matéria capaz de responder às vibrações da forma-pensamento.

Na aura destinatária existe material em vibração correspondente

Tal como nos fenômenos vibratórios de Interferência Positiva e Ressonância, a Forma -Pensamento permanecerá junto da pessoa ou até mesmo incorpora-se à Aura, fortalecendo na pessoa aquele ritmo particular de vibração.

Na Aura destinatária não existe material correspondente.

Nesse caso a Forma-Pensamento não pode afetá-la e ela retorna, com a força proporcional a energia com a qual foi criada, para bater em seu criador (emissor).

“A mente e o coração puros são a melhor proteção contra a agressão de pensamentos e sentimentos”.

Forma-Pensamento de amor e desejo de proteção, fortemente dirigida para alguém, atua como agente de amparo e proteção, espécie de “anjo da guarda”. Exemplo os pensamentos e orações das mães pelos filhos.

A Forma-Pensamento, se impessoal, flutuará simplesmente e irradiará, todo tempo, vibrações similares às que foram enviadas originalmente pelo seu criador. Caso ela não entre em contato com qualquer outra Veste Mental Concreta, a radiação vai aos poucos exaurindo sua carga de energia, e, nesse caso, a forma se desfaz. Caso a Forma-Pensamento encontre Veste Mental Concreta em sintonia ela é, quase sempre, absorvida por essa veste.

EGRÉGORA

O termo egrégora (do grego egregoroi) significa, na tradição Cristã, Vigilante do Céu, ser especial que guia e inspeciona as manifestações da Vida, dentro de um determinado ciclo. Ou seja, não se referia a uma criação humana, como na conceituação atual.

Foi com o surgimento do espiritualismo moderno – Papus, Eliphas Levy e outros ocultistas, que o termo “egrégora” passou a ser utilizado com o significado atual.

Egrégora é uma Forma-pensamento, ou seja, entidade autônoma formada pela a constância e intensidade de correntes mentais coletivas. A essa entidade não física criada a partir de energias de pensamentos e sentimentos coletivos afins, agindo sobre as vestes Mental Concreta e Astral é que se denomina “egrégora”.

Diferentemente do plano físico denso, mundo físico, onde pela lei da atração se expressa por cargas opostas se atraem, nos planos Astral e Mental Concreto o que se atraem são as cargas semelhantes. Semelhantes atraem semelhantes.

Formas-pensamento individuais duma coletividade afim num determinado pensamento e sentimentos se agregam por essa afinidade, criando assim as chamadas egrégoras. Para o resultante do conjunto de formas-pensamentos criadas por cada indivíduo, pode ser considerada egrégora pessoal,”.

Existem egrégoras positivas que protegem, atraem boas energias e afastam cargas negativas, e egrégoras negativas que fortalecem o mal, canalizam forças negativas e repelem forças positivas.

Locais sagrados como: Aparecida, Lourdes, Fátima, Mesquita Sagrada de Meca, Templo de Maya Devi, Muro das lamentações ... têm egrégoras poderosíssimas, formadas pela fé e mentalizações dos devotos, que acumulam as energias psíquicas dos fiéis, e quando alguém consegue canalizar para si as energias psíquicas acumuladas na egrégora, provoca o conhecido milagre.

CONCLUSÃO

O homem, idealizado como imagem e semelhança do Criador, é um ser capaz de criar. Formas-Pensamentos e Egrégoras são suas criações por meio de pensamentos e emoções.

No astral, semelhantes atraem semelhantes e, assim, estamos em cada encarnação física construindo nossa futura morada em nossas vidas, pós morte física densa, vividas nos planos invisíveis com corpos de matéria semelhante ao plano.

Quando morremos, se nossa egrégora pessoal, for negativa, o Corpo Astral, veículo de nossa primeira vida pós morte, será atraído para regiões negativas do astral e atrairá mais semelhantes fortalecendo o ambiente negativo aqui no Físico construído. A esse ambiente, da futura morada astral, construído aqui no Físico, alguns costumam denominar de Inferno.

Portanto, é por aqui com nossos atos, emoções e pensamentos que estamos reservando o bairro em que iremos viver nossa próxima vida com nossa Consciência ancorada em nosso Corpo Astral. Uma gama bem diversa de purgatórios - variando entre os bairros localizados nos extremos do Plano Astral, Paraíso e Inferno.

FONTES

O QUE É O OCULTO – http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2515932

O QUE É CIÊNCIA INICIÁTICA DAS IDADES

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2518453

QUEM SOMOS NÓS - http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6562075

CONSTITUIÇÃO OCULTA DO HOMEM

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6595929

PLANOS DA NATUREZA - http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6670080

SITES

buddhaspa.com.br; campograndenews.com.br; conscienciacosmica.com.br; dicas.vestibulares.com; edisciplina.usp.br; eubiose.org.br; fernandogoncalves.pro.br; institutoreikiano.com.br; preparaenem.com; recantodasletras.com.br; significados.com.br; e todamateria.com.br.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/02/2024
Código do texto: T8008831
Classificação de conteúdo: seguro