Karen Horney

O conceito de inveja do pênis de Freud foi criticado em seu próprio tempo, principalmente pela psicanalista Karen Horney.

Ela sugeriu que são os homens que são prejudicados por sua incapacidade de ter filhos, que ela se referiu como “inveja do

útero”.

Resposta de Freud:

Ainda que indiretamente, escrevendo:

“Nós não devemos ficar muito surpresos se uma mulher analista que não foi suficientemente convencida da intensidade de seu próprio desejo de ter um pênis também não atribuir a devida importância a este fator nas suas pacientes”

De acordo com Freud, o conceito de inveja do útero de Horney surgiu como resultado de sua própria suposta inveja do pênis.

Sophie Freud –

Em relação as noções de sexualidade feminina de Freud, muitas vezes correram ao contrário das tendências patriarcais da era vitoriana, ele ainda era muito mais um homem de seu tempo.

Seu trabalho é muitas vezes visto como misógino e sua própria neta, Sophie Freud, descreveu suas teorias como ultrapassadas.

“Suas ideias cresceram fora da sociedade. Ele espelhava em suas teorias a crença de que as mulheres eram secundárias e não eram

a norma e não tinha muito a ver com a norma”.

Considerações finais –

Até o próprio Freud admitiu que a sua compreensão das mulheres era limitada.

“Isso é tudo que tenho a dizer-lhe sobre a feminilidade”.

“É certamente incompleta e fragmentária e nem sempre soa amigável.

… Se você quiser saber mais sobre a feminilidade, informe-se das suas próprias experiências de vida, ou vire-se para poetas, ou espere até que a ciência possa lhe dar informações mais profundas e mais coerentes.”

Will Juiz
Enviado por Will Juiz em 17/01/2024
Código do texto: T7978189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.