Destruição do maior Projeto Ferroviário da América do Sul
Um dos maiores danos a economia e ao turismo no Pantanal e Cerrado de Mato Grosso do Sul foi a privatização da RFFSA/NOB e destruição do Trem 🚆 do Pantanal. A doação de pedaços da RFFSA e a Terra arrasada feita no patrimônio público da RFFSA torna impossível construir uma nova ferrovia do porte e com as possibilidades econômicas e estratégica da ferrovia regional e Nacional. O impacto social, cultural e os efeitos danosos estão aí até Hoje a luz do sol ☀️.... Milhões de país e mães de família perderam seus postos de trabalho na estatal RFFSA e nas empresas privadas que atuavam em parcerias ou prestavam serviços para esta que foi a maior das empresas ferroviária da América latina e hoje , simplesmente,não existe mais. A meu ver essa privatização nefasta e outras foi um crime de lesa pátria que beneficiou picaretas que saíram de bolso cheio. É pura BESTIALIDADE ignorar essa ponte estratégica no Rio Paraguai e o papel da ferrovia na integração do Brasil com países do Pacto Andino, Bolívia, Chile, Argentina etc...Nem a história da Comissão Mista Brasil - Bolívia ou Tratado de Robore e todos os sacrifícios do povo para construir a RFFSA e NOB sensibilizou os políticos do ódio e das mentiras e falsidades...
Aqueles que minimizam os danos dessa privatização sacana e destrutiva não sabem o que era a NOB, não sabem a importância social, econômica e de infraestrutura da RFFSA para o Brasil e a América do Sul, não sabem o que foi a Comissão Mista Brasil Bolívia e ignoram que este era um Projeto de integração do Atlântico ao pacífico via férrea.
Vi reportagens encomendas que mostravam modais ferroviários como se fossem apenas coisa do passado e saudosismo, não mostrando ao povo o papel determinante das ferrovias no mundo moderno e desenvolvido. Uma das heranças destes destruidores de ferrovias e sabotadores do desenvolvimento do Brasil é a tragédia, as mortes nas rodovias entulhadas de carretas, caminhões bi-trens e até a destruição ambiental e morte de milhões de animais e milhares de seres humanos. A ausência de trens de cargas e mesmo passageiros para reduzir o intenso tráfego de veículos rodoviários joga o transporte num verdadeiro caos e aumento exponencial nos custos de cargas e até passagens...Destruir as ferrovias e os trens foi um verdadeiro golpe na economia e no povo do Brasil.
Manoel Vitório ex Agente Especial de estação 🚉 da RFFSA