A MATÉRIA

A MATÉRIA

26dez23

Liquida, solida ou gasosa foi assim que aprendi, nos tempos de escola, eram os estados físicos da matéria. Tempos em que a matéria só nos trazia pensamentos se estivessem de minissaia, ou poderiam nos trazer o extermínio pela bomba atômica ou ainda que tinha a propriedade da transmutação onde pequenas quantidades de papel ou de metal se transformavam em algo que tinha por codinome “vil metal” e eram capazes de, como gênios das lâmpadas mágicas, realizar nossos desejos. Hoje verifiquei que sobre a matéria não há ponto de fusão nas afirmações quantitativas do número de seus estados, variam de 3 a 10.

Como sou do tempo que professor era um ser dotado de saber que tinha por missão transmiti-los, pura e simplesmente e a nós alunos cabia, como bons discípulos, aceitar e não duvidar de tal saber e no máximo contribuir com provas que constatavam tais verdades, fico com os três estados aprendidos.

Naturalmente penso que tudo que nos cerca é pura e simplesmente energia. A matéria, nos seus três estados, nada mais é que a condensação de energias em diferentes estágios.

Nossas revoltas, as correntes que nos prendem, nossas guerras, os laços que nos unem aos outros sejam por amizades, paixões, antipatias, amor, solidariedade e resumidamente nossos sentimentos, são simplesmente interações energéticas.

Sabemos que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, se assim for: a eternidade é um fato.

A matéria em si tem um fim, mas como dissemos matéria é uma condensação de energias e sendo assim o fim da matéria só é a transformação da energia que se desprende de tal condensação para voltar a se condensar em nova matéria.

Dessa forma precisamos entender que nossos gostos ou desgostos, tudo que representa o que é bom ou o que é ruim, nada mais é do que interações da energia enquanto condensada em matéria reagindo contra aquilo que a transforma. Ao nos conscientizarmos de que nos é possível “manipular”, ou melhor, controlar as energias, então seremos capazes de regenerarmos.

Geraldo Cerqueira