PERSPECTIVA
Hoje, 01/01/2024. Primeiro dia de um novo ano. Temos todo um ano, 365 dias pela frente, aliás, por ser um ano bissexto, serão 366 dias, um dia a mais para conseguirmos realizar, o que, normalmente se faz, a cada final de um ano, traçar metas, objetivos, promessas e tudo o mais para que sejam cumpridas ao longo do ano que segue. São as PERSPECTIVAS de toda nossa vida, de tudo que teremos de passar e cumprir para conseguirmos alcançar o que queremos, o que almejamos para esse novo ano. A vida toda é sempre assim. Desde pequeno vejo e ouço pessoas falando que no ano que vem vou isso, vou aquilo. As pessoas enchem os pulmões e bradam aos ventos que o ano será diferente. E acaba o ano e muitas pessoas não conseguiram nem mesmo alcançar o mínimo que seja para poder gritar tal qual no começo do ano e ficam prostradas, não infelizes, mas indignadas, frustradas consigo mesmas de não terem conseguido, mas o ano termina e assim novamente mais expectativas criadas, mais simpatias realizadas, mais planos e planos, mais promessas não cumpridas, mas sempre com alguma desculpa - claro que não foi por culta dela de não ter conseguido isso ou aquilo - para tirar de si um grau maior de incapacidade.
As perspectivas são criadas, mas, muitas vezes não planejadas, não organizadas para que durante o desenrolar do ano, pudessem ser aplicadas e desenvolvidas, objetivando chegarem ao alcance. Não adianta dizer que vai arrumar um namorado, marido, companheiro, o que seja - um cara metade - se não muda em nada para que isso aconteça. Se até agora não conseguiu agindo sempre da mesma maneira, então tem que mudar, sair da zona de conforto e mudar. Mudar de ambiente, mudar de cara, mudar de pensamento, mudar de corpo. Simplesmente mudar. Mudar de ambiente é sair dos lugares que normalmente frequenta e arrumar outros com outras pessoas; mudar de cara não é fazer plástica, retoques, botox, e todos esses recursos que oferecem - se der pra fazer, faça, mas cuidado com os exageros - mudar de cara é deixar teu olhar mais livre, mais descontraído, mais à disposição - não vai bancar a chinelona e se atirar pra qualquer um - é tudo na classe; mudar de pensamento é tirar os pensamentos negativos que pairam sobre tudo o que pensas e outros pensam de ti e trocar por pensamentos positivistas, que te elevem, que te façam melhor e se mostre uma pessoa mais aberta a todo tipo de situação que venha acontecer; mudar de corpo é fazer dieta, se está se achando gorda, ou tantos defeitos que as mulheres gostam de encontrar, muitas vezes nem é tanto, mas são exageradas, mas se tem algo a mudar, a melhorar, então comece a fazer algo para que venha acontecer a tal mudança - não inventa dietas que vão deixar doentes, daí não adianta. Essas dicas servem para os homens, também, da mesma forma, mas os homens já não são tão fissurados nessas coisas, eles deixam acontecer e não ficam encucados com as coisas. Não adianta dizer que vai arrumar um emprego, ou quer mudar de emprego, se não te dedica para tanto. Tem que analisar, pesquisar e ver quais os requisitos necessários para conseguires trabalhares no lugar que seria o ideal, e ir em busca de se adequar, de adquirir o perfil solicitado. Fazer cursos, se aperfeiçoar, se dedicar e acreditar que pode e vai conseguir.
As perspectivas são importantes para que tenhamos o nosso foco, nossa atenção na realização durante esses dias todos do ano - esse ano teremos um dia a mais para que tudo se resolva -, nos empenhando, nos dedicando para que sejam realizados todos os pontos traçados. Sem eles muitas pessoas se perdem no caminho, porque não tem um norte, uma orientação e vão caminhando ao léo, sem direção. Eu nunca, mas nunca mesmo, tracei objetivo algum, nunca disse que no ano que vem vou isso e aquilo. Sempre deixei as coisas acontecerem. Perspectivas claro, sempre fiz, mas não foi algo que tracei e coloquei no meus pensamentos para cumprir, para seguir. Nunca me preocupei com isso, sempre achei tão inútil fazer relação, fazer pedidos, fazer simpatias para que os desejos se realizassem. As coisas vão acontecer porque deverão acontecer. Com certeza, devemos contribuir para aquilo que queremos aconteça, como citei anteriormente, em dois exemplos. Para tudo tem requisitos e devemos buscar cumprir e sermos merecedores do que queremos para nós. Se ficarmos parados, estagnados, esperando a morte chegar, esperando as coisas acontecerem, seremos pegos pelo trem que vem desgovernado lotado e vai nos deixar aniquilados, totalmente amassados pela inércia de nada ter feito.
Em 2023, assim como em todo ano, não programei, não estabeleci como meta voltar a escrever, mas em fevereiro isso aconteceu e as coisas foram tomando um sentido, uma proporção tão grande, que as coisas começaram a acontecer: participar de sites de escritores, participar de concursos de poesias e contos - inclusive duas poesias foram classificadas para participarem de duas coletâneas diferentes -, participar de grupo de literatura, participar de Sarau Literário (nunca tinha participado, foi maravilhoso), e o principal de tudo, estou para conseguir cumprir meu propósito de vida, que é publicar meu livro. Assim como começar a escrever no Blog surgiu do nada, a ideia e a concretização do livro também foi do nada. Minha vida acontece dessa maneira, tudo do nada, e do nada se faz o tudo. Porque me coloco constantemente nas mãos do Senhor e Ele vai me dirigindo e me encaminhando para os caminhos que Ele quiser.
Nós, seres humanos precisamos ter perspectivas na vida, sem elas não conseguimos viver a nossa realidade. Mas para viver essa realidade, a nossa verdade, temos que traçar perspectivas alcançáveis que possamos chegar a realizá-las, embora também precisamos um desafio maior, caso consigamos, é só festejar e agradecer, caso não, sabemos que foi o desafio e que continuará sendo e estaremos nos preparando para chegar nele. O tempo vai nos forjando, nos mostrando o caminho certo e o que devemos fazer, com o amadurecimento e as desventuras da vida, até estarmos preparados e aptos a alcançar o desafio maior. Sem jamais esmorecer, sem jamais fraquejar, sempre pensando no Alto e se valorizando em tudo e diante de todos.
Estou agora, na expectativa do lançamento do livro. Várias, muitas ideias pairam na minha mente para fazer o lançamento, mas nada ainda é concreto, porque sei que as coisas se encaixam e tudo vai acontecer como deverá ser. Assim sempre foi e sempre será. Tenho que vender muitos livros - até já me disseram da dificuldade de vender livros na atual situação, mas livros sempre foi difícil, porque as pessoas preferem comprar roupas, comida, do que livros, embora seja um bem maior, seja um bem durável e tão útil quanto, porém, infelizmente nem todos pensam assim, mas vou seguir em frente e esperar que as pessoas comprem meu livro, nem que seja para dar de presente, ou deixar na estante, mas um dia, alguém vai ler e refletir sobre o que escrevi.
O que mais vai acontecer comigo nesse ano? Não tenho a mínima ideia e nem quero saber, deixo tudo para o dia de amanhã e amanhã e amanhã. Adianta viver hoje preocupado com o que será o amanhã? O amanhã é futuro, pertence a Deus o que Ele permitir que seja; o hoje é o presente e temos que viver intensamente, visto que não sabemos o amanhã; o passado pertence á história, onde só restam lembranças: boas se conseguiu viver bem o presente sem ligar para o futuro, ou ruins se deixou que os pensamentos da incógnita do futuro te impedisse de viver o presente.
E tu, amigo e amiga, traçou tuas perspectivas? E o que vais fazer para realizá-las?