Jornal: Divinópolis. Minha produção - anos 2004 a 2008 - J B Pereira
Cheguei em 2001 a Divinópolis.
Meu filho Lucas tinha 4 anos, minha sogra Léa Delvechio Trindade havia falecido em São João del-Rei, na Santa Casa de Misericórdia. Hoje, meu filho tem 25 anos e já se formou pela USP de São Carlos, SP.
Depois de 10 mudanças entre Minas e São Paulo, em Jaguariúna, relembrei desse tempo de escritas no Jornal Agora de Divinópolis, MG. Sou casado a 27 anos. Sou natural de Alfenas, sul de Minas. Mas, meus pais Sebastião Pereira e Maria das Mercês Nascimento Pereira me criaram e educação em São João del-Rei, MG. Meus pais tiveram 09 filhos. Duas mulheres e 7 homens. Na cidade dos Hinos e dos Sinos, fiz meus estudos, minha universidade e mestrado em Letras pela UFSJ. Servi o serviço militar no 11 BI Infantaria e Montanhismo de São João del-Rei. Fiz filosofia e teologia no Seminário de Juiz de Fora entre 1982 e 1987. Comecei a trabalhar no Cartório de notas de Juiz de Fora.
Maria do Carmo Trindade Pereira é minha esposa. Casamos em 06 de janeiro de 1996 na Igreja Nossa Senhora do Pilar. Eu a conheço a 31 anos desde primeiro de julho de 1989 em São João del-Rei, MG.
Estou com 62 anos, quase 30 anos de magistério. Com antologias, artigos e obras publicadas, inclusive e-livros em Recanto das Letras.
Abaixo, veja os principais artigos no Jornal Agora de Divinópolis, MG. Agradeço o apoio dos dirigentes desse famoso e bom jornal toda a publicação de artigos semanais.
Espero que muitos possam ler e aproveitar gotículas de sabedoria e experiência que emanam de produção dedicada por mim nos anos 2000.
Minha primeira obra Momentos Poéticos foi publicada em 2006. Em 2011, saí de Minas, rumo a São Pedro, SP, onde passei no concurso de professor. Lecionei, desde 1991, Língua portuguesa em São João del-Rei. Em 1997 a 2002, nos cursinhos preparatórios de Belo Horizonte. Em 1995 e 1996, na cidade de Uberaba, MG. Depois, a partir de 2011, no Estado de São Paulo, em Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Bárbara do Oeste e Piracicaba. Em 2012, passei em concurso do ETEC em Piracicaba, ficando até 2015. Em 06 de abril de 2014, passei em concurso de professor do Estado de São Paulo para a cidade de Piracicaba. Em 2014, nosso cão Bilu morreu...
Participamos do concurso de Hino para a Diocese de Divinópolis, MG, eu com a letra e, com a melodia, o maestro Tonico dos Rouxinóis. Não foi escolhido nosso hino. Pseudônimos nossos: o meu foi Jonson Tarsis; do maestro: Tartis Flanus.
Estribilho
Salve, ó Deus, a Terra do Divino!
Salve, Maria, ó Diocese Graciosa!
Hoje vamos honrar em nosso hino,
Desta graça, clamemos julilosa...
Santo Espírito vem sobre nós!
A Diocese pede nesta prece.
Santa Maria desata estes nós;
Com Jesus, trabalhamos nesta messe.
Vem, ó Mãe Pura, queremos te louvar,
Desta Diocese, és padroeira!
Dá-nos, Mãe, atitude de amar,
Viver Cristo em nossa fé mineira.
Irmão vem, viva a perseverança.
Divinópolis, viva linda festa.
Hoje e sempre, Jesus é esperança.
O dom nesta vida se revela!
Estribilho
No Princípio, O Espírito Santo
Conduzia a Igreja com bondade.
Clero-pvo viveram a fé tanto,
O Evangelho se fez sinceridade.
A História hoje nós recordamos
Nossa Fé, em Jesus, agradecemos.
Oração e exemplos que nos damos.
Dons e frutos, irmãos, nós abracemos.
Estribilho.
_____________
Eis a lista ou imagens dos artigos do Jornal Agora que escrevi:
1. Ao poeta Sebastião Bemfica, Jornal Agora, 23 de set. de 2004, p. 02;
2. Cão amigo ou amigo cão, Agora, 23 de fev. de 2008;
3. Por trás da loucura – Jornal Agora – Divinópolis, MG. 1º de maio de 2008, p. 2A;
4. A arte de calar-se, socio correspondente da Academia de São João del-Rei, MG. Jornal Magazine, Piracicaba, MG, 2 a 8 dez. 07, edição 384, Ano 9, p. 6;
5. Antiga freguesia, 14 de junho de 2008, Agora;
6. Técnicas da arte e imprensa, Agora, 27 de abril de 2008;
7. Reescrevendo a fábula, Agora, 05 de set. de 2006;
8. Professor Mercemiro Oliveira Silva: Nossa Gratidão, Folha da Diocese, 2ª quinzena, set. 2007, p. 04. J B Pereira, poeta e escritor.
Agradeço a Deus, a Virgem e ao Espírito Santo o tempo e a produção intelectual que tive em Divinópolis. Principalmente, os amigos e conhecidos. Deus a todos retribua e abençoe.
Viva a Terra do Divino!
Amém.