BRASIL EM RISCO
“Um país é considerado como “narco-Estado” quando suas instituições políticas, econômicas, sociais ou de segurança são em certa medida afetadas pelo tráfico de drogas”.
“Atualmente, são usualmente considerados dois exemplos de narcoestado: Kosovo na Europa e Guiné-Bissau na África, embora várias instituições têm alertado que outros países podem cair sob este tipo de governo, como por exemplo o Afeganistão”.
“O grande medo que tenho hoje é que o Brasil venha a se transformar num narcoestado, porque já tem um número incrível de políticos que são financiados pelo tráfico de drogas em todo o país. No Norte, Nordeste e Sudeste, isso já é muito forte, porque existe uma retroalimentação entre política e tráfico. Onde vamos chegar? Vamos nos tornar uma Colômbia ou um México?”, questiona Thadeu Brandão, sociólogo, na entrevista concedida à IHU On-Line por telefone.
MINHA OPINIÃO
Quando vemos esta aproximação e entrosamento do Ministério da Justiça com visita do seu titular sem nada justificar, a área totalmente dominada pelo narcotráfico, reuniões de secretários da pasta com mulher de traficante, julgada e condenada sem nenhuma explicação que possa justificar tal atitude, fica a impressão que o atual governo começa a incrementar providências para uma aproximação do estado com o narcotráfico, deixando-nos o receio da possibilidade de levar o nosso País a se tornar mais um “NARCO-ESTADO”.
Jurandir Mota - 15/11/2023