Enxertada Família

O que Paulo quis dizer quando usou o termo na língua original, das palavras escritas em Romanos 1,26?

Eram: ( para-phusin), traduzido como: “contra a natureza”.

O que muitos estudiosos interpretaram como se referindo à homossexualidade.

Entretanto, nós verificamos que Paulo usa estas mesmas palavras em Romanos 11,24 para explicar aos gentios que embora estes não sejam naturalmente parte dos escolhidos, Deus dá boas-vindas aos gentios e está disposto a enxertá-los na árvore da família, e também disposto a enxertar de volta, nessa mesma árvore da família, aqueles escolhidos que haviam se afastado.

Com efeito, se você (gentio) fosse cortado de uma oliveira silvestre por natureza (phusin) e contra a natureza (para-phusin) fosse enxertado na oliveira mansa (a árvore da família dos eleitos), com maior razão os ramos naturais (os escolhidos que se afastaram) serão enxertados (de volta) na oliveira a que pertencem”.

É totalmente evidente que o uso aqui, por Paulo, da frase, não tem nada a ver com homossexualidade, nem é uma crítica da imoralidade.

Mas propriamente Paulo refere-se a phusin (ou phusis) para designar aquilo que é inato à pessoa, ou a como nasceram.

Nós encontramos um exemplo deste uso em Gálatas 2,15 diz:

"Nós somos judeus de nascimento e não pecadores da gentilidade”.

Nós sabemos que Paulo usou o termo “natureza” para referir-se a diferentes coisas em diferentes ocasiões.

Além do que já mostramos, em 1 Coríntios 11,14, Paulo escreve,:

A natureza mesma das coisas não vos

ensina que se um homem tem cabelos compridos, é desonroso para ele...?".

Não é verdade que a natureza induz o cabelo a crescer e ficar comprido?

Não estaria contra a natureza cortá-lo?

Considere que Paulo era um homem educado, que, por suas próprias palavras, excedeu a seus pares no conhecimento da lei judaica, dos costumes e das tradições.

Certamente conhecia o Sansão do livro dos Juízes.

No capítulo 16,10 de Juízes, nós encontramos Sansão dizendo a Dalila:

"Nenhuma lâmina foi jamais usada em minha cabeça", disse-lhe ele, "porque eu sou nazireu consagrado a Deus desde o nascimento.

Se minha cabeça fosse raspada, minha

força deixar-me-ia, e tornar-me-ia tão fraco quanto qualquer outro homem".

Quando o cabelo de Sansão foi cortado, sua famosa e poderosa força deixou-o e não retornou até que seu cabelo crescesse outra

vez mais.

Se os nazireus fossem pessoas consagradas para servir a Deus, o que induziu o comentário de Paulo em 1 Coríntios?

É possível que todos os homens aptos de Coríntio eram solicitados a servir nas forças armadas (com cortes militares de cabelo) e que aqueles cujos cabelos permaneceram não cortados esquivam-se de seus deveres?

Neste exemplo do uso da natureza, nós descobrimos que a conotação não era sobre

moralidade, ou sobre o que é inato, ou um acidente de nascimento, mas sim responsabilidade meramente cívica.

Will Juiz
Enviado por Will Juiz em 14/11/2023
Código do texto: T7931451
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