LUZES A SÃO PAULO!
Bem, conforme sempre reclamo à poesia, o tempo passa muito depressa, o Natal já se foi, e mais um ano também já nos acena um adeus...
Mas, a vida sempre segue. Ainda bem!
E ontem, quando a cidade silenciou para comemorar a grande festa, resolvi rodar pelas ruas para finalmente desfrutar do espetáculo da sua decoração Natalina, que também já virou atração turística, e que aliás, nada deve às decorações mais visitadas do mundo.
A tardinha, depois de fluir tranquilamente pelo milagre de Natal, aonde as ruas e avenidas ficam bem vazias, levei um susto ao passar pela árvore gigantescamente iluminada situada no parque do Ibirapuera.
Linda! Realmente linda! Mas não foi ela quem me assustou. Ela apenas me encantou!
Por lá, também existe uma lindíssima obra de arte, uma escultura do artista VITOR BRECHERET, inaugurada no meado do século passado, o conhecido MONUMENTO ÀS BANDEIRAS.
Gigantesca, mede cinquenta metros de comprimento e dezesseis metros de altura,toda confeccionada em granito.
O curioso é que ontem, a obra tinha outra cara.
Cerca de cinquenta pessoas entre adultos, adolescentes e crianças, estavam literalmente a cavalgar a referida escultura, aonde pude perceber a expressão de cansaço dos portugueses, índios, negros e mamelucos, alí representados, e que fielmente tracionavam a "canoa da monções"...hoje em dia bem mais pesada...
Inacreditável!
Tive a "impressão" de que realmente não há o mínimo de noção popular do que é se preservar-E RESPEITAR- um patrimonio artístico ,histórico e cultural duma cidade!
Num momento em que a prefeitura de São Paulo faz o louvável trabalho "CIDADE LIMPA', uma verdadeira escavação arqueológica para o ressurgimento da belíssima arquitetura da cidade engolida pelas ruínas de todos os tipos de poluição...eu pergunto:
Cadê a guarda municipal para preservar o patrimônio cultural?
E a responsabilidade civil do Estado? Já se imaginou se alguém despenca de dezesseis metros de altura e quebra os miolos?
Quem responde?
Como fica a imagem da cidade perante os turistas que vêm de todas as partes do mundo, e que levam fotos do cenário inusitado que se via ontem, a céu aberto, num dos mais belos cartões postais da cidade?
Pelo mundo, são monitorados até os flashes das máquinas fotográficas dos turistas...e por aqui VITOR BRECHERET é utilizado como parque de diversões...
Algo a se pensar.
Deixo aqui, em nome de São Paulo, nosso lamento e nossas desculpas ao artista, e à sua bela escultura.
E só um pedido:
Querido sr. Prefeito, entendo que não dá para se educar o povo assim, tão "de repentemente"...mas depois de se desbravar e restaurar as obras...que se providencie a sua vigilância.
Que haja verdadeiras LUZES A SÃO PAULO!... ao menos um cenário mais iluminado para melhorar a qualidade das fotos dos respeitáveis turistas aqui chegam, vindos dos quatro cantos do mundo...