DESPEDAÇAR
Essa palavra tem vários significados e aplicações, mas vou comentar sobre ela como tenho feito desde que iniciei a escrever, o que me vem na mente e no coração. Não vou me preocupar em abranger tudo, pra isso teria que escrever muito e aqui não tem como. Quando escrevo sobre qualquer assunto, não procuro palavras e expressões para colocar no texto, elas fluem como devem ser e nem leio para corrigir o tradutor ou dedão mesmo, podendo ficar a desejar algo mais que não toquei ou não abrangí. Por isso quero comentários, para poder voltar em outra oportunidade e escrever mais de tal assunto. Despedaçar não me veio do nada, como tantas que escrevo, mas não vou dizer porque ou de onde tirei a ideia de escrever sobre ela. O seu significado é de deixar em pedaços, esfacelar, causar grande dor e tantos outros significados. Se aplica a pessoas e coisas. Pode ser utilizada por pessoas em coisas ou por coisas em pessoas. Poderia citar várias situações e momentos em que as pessoas se sentem despedaçadas, estraçalhadas, arruinadas, em frangalhos, mas vou deixar na imaginação de quem estiver lendo.
É normal nos sentirmos despedaçados, estraçalhados quando algo de ruim nos acontece, tanto pelo lado físico, quanto, e muito mais e pior, pelo lado sentimental. Qualquer coisa que afete nossos sentimentos nos despedaça, nos deixa inertes, nos deixa sem pensar em mais nada, na total prostração, pois os sentimentos são as coisas mais ricas que temos dentro de nós e devemos preserva-los para que nada aconteça com eles, os mais ternos e puros sentimentos. Mas, infelizmente, é inevitável, por mais felizes, por mais de bem com a vida que estejamos, em algum momento, pode ser uma palavra, um gesto, um olhar, para se desmoronar e a gente sinta-se despedaçado, mesmo que por pouco tempo, até mesmo ínfimos segundos, mas acontece. Faz parte da nossa natureza humana.
A leitura nos faz segurar as pontas e recuperar os pedaços partidos. Sempre gostei de ler porque a leitura nos permite viajar nos próprios pensamentos e idéias com aquelas palavras lidas, escritas por alguém em algum momento de suas vidas.
Tantos assuntos para discorrer me passam pelos meus pensamentos, mas vou deixar assim. Vou deixar para outro momento. Aqui foi apenas para reflexão e colocar, quem sabe, uma pulga atrás da orelha. Mas vou deixar um desafio. Como está seu coração? Como está sua vida pessoal e profissional? Como estão sua mente? Como estão seus sentimentos? Me diga, quero saber e te dizer algo que te faça melhor e ajudar a reconstituir o q está despedaçado.