Tidos como Aberrações
Interpretamos essa passagem como nos dizendo que, já que Deus soprou dentro do homem o seu próprio fôlego de vida, o homem é, portanto, a criatura mais aproximada de Deus.
A mulher, entretanto, foi criada a partir do homem, estando a um degrau abaixo do homem na proximidade de Deus.
Ainda mais, como a mulher foi criada com a finalidade de auxiliar o homem, isto era interpretado como se ela fosse criada para
ser uma escrava para o homem, novamente demonstrando que ela estava a um degrau abaixo dele.
Por conseguinte, um homem que se vestisse de mulher estaria se diminuindo, e por implicação, estaria rebaixando todos os homens ao nível das mulheres.
Da mesma forma, a mulher não deveria usar vestes masculinas, pois ao fazê-lo, ela estaria sendo elevada ao “status” de homem e causando descrédito e vergonha è eles.
David Payne escreve na série “Estudos Bíblicos Diários” sobre Deuteronômio 22,5:
“Existem razões para crermos que a lei descrita no versículo 5, não esteja relacionada com a aberração sexual (segundo palavras do autor), conhecida como travestismo, mas que seja um repúdio à certas práticas pagãs daquela época.
Portanto, esta lei, hoje em dia, não seria mais do que uma guia de distinção, do que aquela descrita no versículo 12, a respeito das franjas das bordas da manta a ser usada pelos
israelitas, estas franjas, qualquer que seja a sua origem, pretendiam lembrar a cada um dos israelitas da sua obrigação de obedecer a Deus e à sua Lei.
Com efeito, estas franjas fizeram os israelitas distintos dos cananeus, na sua maneira de vestir.
Existem evidências que indicam que os praticantes da prostituição nos templos, especialmente os homens, usavam roupas do sexo oposto.
Se aceitarmos esta afirmação, podemos então concluir que as instruções contrárias ao “travestismo” encontradas em Deuteronômio 22,5, na verdade nos dizem que:
1. Os hebreus devem ser imediatamente identificados como tal, ou seja, eles não devem agir nem vestir-se como os habitantes das terras para onde Deus os trouxe.
2. Os hebreus devem observar as separações de gênero, de maneira a não macular a imagem masculina com a feminina (sociedade patriarcal, machista).
3. Os hebreus não devem envolver-se em práticas idólatras.
Aparentemente Jesus não estava muito incomodado com vestimentas.
De fato, no Sermão da Montanha, encontramos este ensinamento:
"E quanto ao vestuário, por que andais solícitos? ( ansiosos)
Olhai os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua
glória, se vestiu como qualquer um deles.
Pois se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mt 6,28-30)