Fé cega
Por que parece que estas passagens, da maneira que são mostradas na Bíblia, tem mais a ver com a homossexualidade do que com a idolatria?
Como já vimos, várias interpretações das passagens, alem de traduções de qualidade duvidosa, nos levam a crer que essas passagens tratam de homossexualidade.
Devemos lembrar que as Escrituras devem ser lidas dentro de seu contexto, e contexto não se refere apenas a manter as passagens em ordem cronológica nas Escrituras, mas devem ser examinadas levando-se em consideração a época, a cultura e o povo ao qual elas se dirigiam.
Muitas vezes é necessário buscar fontes fora da Bíblia, e estar imbuídos de boa-vontade para pesquisar de maneiras a conhecer e entender o verdadeiro significado das passagens.
Este é o propósito dos Estudos Bíblicos.
Se os textos encontrados em Ugarit nos mostram que as passagens referidas representam uma condenação à prostituição ritualística ao invés de condenação à homossexualidade, por que tantas igrejas ainda mantêm suas antigas visões condenatórias?
Tradição é a homenagem que prestamos aos mortos!
É muito difícil convencer algumas pessoas a deixar suas idéias pré-concebidas, seus pontos-de-vista e crenças que foram
consolidados com o tempo.
Além do mais, foram utilizados anos de pesquisa e estudos, uma vez que algumas
interpretações e conclusões atingiram um certo nível de aceitação do que é, na visão deles, a verdade, a simples idéia de uma interpretação diferente pode ser encarado como um desafio à fé que possuem.
Ao invés de serem capazes de adotar uma posição de compreensão e receptividade a um ponto-de-vista diferente; costumeiramente eles sentem-se ameaçados em sua fé, e não raro reagem com ira e fecham-se
completamente às possibilidades de uma visão a partir de um ângulo diferente.
Uma nova idéia ou interpretação pode
provocar dúvidas sobre o que eles já aceitaram e muitos crêem que duvidar pode ser contrário à fé.
Ainda assim consideramos que fé sem questionamentos não é fé.
A fé cresce e consolida-se através do
questionamento, quando estamos dispostos a desafiar nossos questionamentos, pesquisar e crer na orientação do Espírito Santo que nos "guiará em toda a verdade." (Jo 16,13).
Lembre-se que quando Tomé expressou suas dúvidas sobre a Ressurreição de Cristo, Jesus não o ridicularizou nem o condenou por suas
dúvidas.
Jesus abriu suas mãos e convidou a tocar nas suas feridas (cf Jo 20,29).
Jesus ofereceu a prova que Tomé necessitava.
Pesquisadores e estudantes da Bíblia, que querem fazê-lo seriamente, não devem temer
a confrontação de seus paradigmas espirituais.
Creia que o Espírito Santo esta aí para ajudá-lo.
Sua fé aumentará!
Deuteronômio 23,18:
“Não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus, por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus”