ESTRUTURA DO CORPO PERISPIRITUAL

LIMA, Eloina de Jesus – brasileira, professora, licenciada em Pedagogia e Estudos Sociais. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação, Extensão em Espanhol, Capacitação a Distância para Gestores Escolares PROGESTÃO.

Enquanto Espírita, estudiosa da doutrina compilada por Allan Kardec em agosto de 1855 na cidade de Lyon – França; despertou-me o interesse em desvendar a Estrutura do Corpo Perispiritual.

O primeiro desafio que me deparei, quando ousei entender Deus é o da limitação. Pois ao homem Deus não permite que tudo seja revelado aqui no planeta Terra. O véu se levanta à medida que ele se depura. E a investigação científica é um dos caminhos para o adiantamento do homem, sem ultrapassar os limites fixados por Deus.

O segundo é o da demonstrabilidade. Mas a certeza da existência de Deus é universal. Entretanto não faltou quem quisesse negá-Lo. Este foi o caso de Nietzsche ao afirmar a morte de Deus. E Napoleão Bonaparte inquirindo Pierre Laplace, importante matemático com sua obra intitulada “Mecânica Celeste” disse: como escreveste esse enorme livro sobre o sistema do mundo sem mencionar uma só vez o autor do Universo? Respondeu Laplace com mais respeito ao imperador francês que a Deus: Senhor, não sentir necessidade dessa hipótese.

Após a morte de Laplace, a Europa nos brindou através do iminente codificador Allan Kardec com “O Livro dos Espíritos” cuja pergunta nº. um é: Que é Deus? E sua resposta: inteligência suprema. Causa primeira de todas as coisas. E assim abriram-se as portas do além para a humanidade, que deverá conquistá-la através do progresso intelecto – moral.

E Deus, na sua infinita bondade, sabedoria, amor e misericórdia emana o Fluído Cósmico Universal que deu surgimento a todos os elementos constituintes dos mundos, através de diversos arranjos atômicos e moleculares.

Esse fluído comandado pelas mentes superiores se aglutina, toma movimento e é regulado em seus espaços atômicos e moleculares, para que nele se definam as rotações e movimentos adequados ao determinismo necessário e formador dos elementos físicos e químicos, materiais e orgânicos, os quais a tempo certo afloram se isolam ou permutam-se em avanços sem anteparo para a vida.

Então os mundos nascem do Fluído Universal por condensação e a ele voltam por desagregação.

No estágio evolutivo em que nos encontramos a origem do Universo ainda é um mistério dos mais intrigantes a desafiar a inteligência do homem.

Tal como os mundos, o Fluido Universal é elemento formador dos corpos dos seres vivos, o corpo perispiritual dos seres, o duplo etérico...

Esses elementos sofrem modificações inerentes à matéria, que vão desde as transformações físicas e químicas até a desagregação com conseqüente retorno à fonte que lhes deu origem.

A vida sobre a Terra manifestou-se por processos gradativos, saindo das simples reações aos estímulos para a glória da racionalidade.

Os sete dias da criação, proclamado por Moisés equivalem a épocas enormes no tempo e no espaço e o corpo perispiritual obra de séculos e séculos, atendendo-se à necessidade do campo mental em seu condicionamento e exteriorização do meio.

Os registros fósseis comprovam que a origem da vida em seus primeiros ensaios, ocorreu há cerca de quatro bilhões de anos. Quando a Terra era uma enorme oficina molecular, onde as mais ousadas experiências no campo da reprodução, apenas conseguiam imprimir cópias grosseiras de si mesmas.

Mas, viver é lutar. Quem espera descanso no caminho evolutivo nasceu no planeta errado.

Supõe-se que o princípio inteligente passando pelos cristais e bactérias, onde exercita a plasticidade de suas formas, constitui sua lição através do vírus, sendo, portanto, este o passo seguinte da caminhada sem fim da evolução.

O Perispírito, essa “máquina” multiuso de poderes tão variados, morfologicamente possui um corpo semelhante ao nosso corpo físico. Razão porque as entidades espirituais se tornam visíveis, seja pela simples vidência mediúnica ou pela materialização ectoplasmática estudada pelo famoso físico inglês Willans Crockes e pelo prêmio Nobel de medicina e Fisiologia, Charles Richet.

Houvesse Kardec descrito o perispírito como portador de células, órgão, sistemas, à semelhança do corpo físico, capaz de sofrer a ação dos maus pensamentos gerando resíduos em suas fibras, o Espiritismo, teria tido maiores adversários, e a “Santa Inquisição” teria queimado muito mais adeptos, quiças, desenterrado corpos na busca dessa cópia do corpo físico.

Entendemos assim, que a sabedoria do iminente pesquisador não foi apenas das palavras. Mas também do silêncio.

Como nós, os espíritos também manuseiam objetos. Para tal utilizam a energia Cósmica Universal que permeia todo Universo. De onde tudo se origina. Kardec detalha este fato muito bem em “O Livro dos Médiuns” no capítulo do laboratório do mundo invisível.

Os espíritos possuem um corpo Perispiritual, há milênios conhecidos por diversas denominações como: corpo astral, língua sharia – Índia; veículo leve – Confúcio; eu astral Hipócrates; corpo sutil da alma – Pitágoras; nossoma, psicossoma – russos; Kama-rupa - Budismo; Kha - egípcios; Rouach – Cabala hebraica; corpo sutil e etéreo – Aristóteles; aura – Orígenes, o pai da doutrina dos princípios; corpo vital da alma – Tertuliano o gigante; veículo da alma – Proclo; corpo fluídico – Leibiniz; corpo espiritual – Paulo de Tarso; corpo astral – Paracelso; corpo vital – rosa – crucianos; alma – católicos; perispírito – Kardec; corpo psíquico – pesquisadores modernos.

Quanto à anatomia, apresenta-se moldável de acordo com as emanações mentais do espírito. A depender do estado psíquico deste é que o perispírito se apresentará. A sutileza do próprio corpo espiritual vai depender da elevação intelecto – moral.

Espíritos com vibrações mentais inferiores decretam, inconscientemente, que seu corpo espiritual se apresente mais obscurecido e denso. Não tendo a irradiação luminosa do espírito.

Do meio onde se encontra é que o espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientais. E apresenta-se estruturados por aparelhos que se constituem de órgãos que foram construídos com lentidão; esses órgãos são formados por tecidos, que por sua vez são constituídos por células (estes órgãos são chamados de chakras e correspondem aos plexos do corpo físico). E tais células são formadas por moléculas que se constituem por átomos. Estes átomos são formados por elementos químicos, que estão aquém do hidrogênio (sendo o hidrogênio um elemento atípico, o menor, o mais leve dos átomos e o mais abundante no universo, possui uma única camada elétrica (K), aqueles que estão aquém são mais sutis que ele), que na Terra representam os limites da matéria atômica conhecida.

Os átomos e moléculas possuem uma energia cinética (parte da mecânica que estuda o

movimento) própria que é a força determinante de sua vibração constante. Quanto mais evoluído o espírito maior a velocidade com que vibram os átomos do perispírito.

Supõe-se, quanto mais adiantado moralmente o espírito, maior será o afastamento

entre as moléculas que compõem o perispírito, pela sua vibração, daí a menor densidade de seu corpo espiritual. Exemplo: a água em estado líquido, fervida transforma-se em vapor pela maior energia cinética de suas moléculas, determinando um afastamento entre elas decorrente da vibração mais intensa que possam ter. Então podemos conceber o porquê da leveza do corpo espiritual das entidades cujo padrão vibratório é mais elevado, e vibra em alta freqüência, emitindo ondas finas ou de pequeno comprimento.

Os espíritos ignorantes, portanto inferiores possuem vibrações de baixa freqüência e as ondas que emitem são de grande comprimento.

As energias emanadas pelas vibrações das moléculas perispirituais possuem também uma irradiação luminosa com cores e tons bastante peculiares ao seu adiantamento. Já a entidade espiritual primitiva possui tons mais escuros e mais opacos. De acordo com a postura mental, as vibrações aceleram, determinando mudanças no corpo espiritual. Como no caso da zoantropia ou licantropia onde as forças espirituais se animalizam pela força do ódio ou outros sentimentos inferiores. O tratamento reparador dessas deformidades poderá ser pela energização dos espíritos.

O perispírito é um valioso instrumento para encarnação sendo miniaturizado e no momento da fecundação do óvulo é lançado como uma centelha de luz. E se liga ao corpo físico molécula a molécula, enraizando-se na corrente sangüínea e nervosa, participando dessa forma de todas as sensações. Na desencarnação ele se desprende molécula a molécula, conforme se unira, e ao espírito é restituída a liberdade, despojando-se do corpo humano, porém não do perispírito.

Um elevado Espírito, respondendo numa sessão mediúnica a um jornalista inglês que lhe perguntara sobre perispírito, disse:

“Tenho um corpo que é uma reprodução do que tive na terra: as mesmas mãos, pernas e pés, que se movem como fazem os vossos. Na Terra eu tinha o corpo físico interpenetrado do corpo etéreo que ora tenho. O etéreo é o corpo real e é cópia perfeita do corpo terreno. Por ocasião da morte, emergimos de nossa cobertura de carne e continuamos nossa vida no mundo etéreo. Funcionando aqui por meio do corpo etéreo, exatamente como funcionava na Terra, metido no corpo físico. O corpo etéreo é aqui tão substancial para nós como o era o corpo físico quando vivia na Terra. Temos as mesmas sensações. Sentimos e vemos como na Terra. Embora não sejamos materiais, conforme entendeis esta palavra, os nossos corpos têm forma, aspecto e expressão”. LIMA, José Monteiro ,www.espírito.org.br/portal/artigos diversos/perispírito. P1-2 Apud – Reformador-julho-1970. P.161.

Claro está, portanto, que ele é santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em manifestação incessante, além do sepulcro. É nele que ficam gravadas as experiências que o espírito vai tendo durante suas sucessivas existências em corpos físicos. O corpo físico registra a experiência, o perispírito grava e a codifica passando ao Espírito que a assimila de acordo com a lei de Deus que lhe corresponde. Somando também as heranças cármicas. Quando o espírito retorna a uma nova existência, essa gravação será responsável pelas alterações no corpo físico, resultando nos processos educativos a que tenha que atravessar.

De forma sintética, diríamos então que o homem é um grande composto formado de corpo (animado pelo princípio vital), alma (espírito no estado de encarnado) e perispírito (agente de intermediação).

Em qualquer grau o espírito está revestido do perispírito, cuja natureza se eteriza à medida que ele se purifica e eleva na hierarquia espiritual.

O perispírito quanto tudo que há no universo, provem do Fluido Cósmico Universal (F.C.U.). Ele dá forma. Constituído de uma substância vaporosa retirada de cada globo. Esta substância é que o permite elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser. Moldável de acordo com o estado psíquico do Espírito. Sua memória é biológica, por força da capacidade de registrar em sua substância os pensamentos e as modificações a que estes induzem. Enquanto que a memória do espírito é psicológica.

Revestimento temporário, imprescindível à encarnação e a reencarnação e tanto mais denso ou sutil, quanto seja o Espírito que dele se utiliza. Exterioriza-se através e além do envoltório carnal, irradiando-se como energia específica ou aura. Tanto que na parábola da festa de núpcias, contada por Jesus, um visitante, cujo perispírito não ostentava leveza e luminosidade de acordo com o ambiente, foi convidado a retirar-se. É que o perispírito por automatismo Divino interpreta o espírito que lhe preside a existência. Quando na pátria espiritual chegarmos, teremos que estar com a túnica nupcial sob pena de nos sujeitarmos à Lei de Justiça em seu aspecto reparativo

Estudar o perispírito é tentar conhecer a si mesmo. Sem esse entendimento, pré-requisito para o estudioso espírita, a mediunidade, os efeitos físicos, as obsessões, a reencarnação, a Lei de Causa e Efeito não são explicáveis nem entendidos, por esse corpo constituir o agente pelo qual tais fenômenos se desdobram.

Afirmamos ainda que nesse corpo se encontre a gênese patológica das mais variadas enfermidades, que são drenadas para o corpo físico, graças ao favorecimento de uma sintonia com os microorganismos patogênicos, gerado pelo seu adensamento. A propósito, seria muito bom aliar-se ao tratamento médico, o tratamento espiritual que se encontram nos centros espíritas.

Convém lembrar, que no conhecimento do perispírito encontraremos a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis.

Só uma aproximação do pensamento espiritual e o científico chegaremos à compreensão sobre nós mesmos. Porque e para que estamos aqui no planeta Terra.

Certamente, o sistema educacional no seu aspecto intelecto-moral mudará, e por meio dele toda a humanidade. Tornando mais fácil chegar-se ao conhecimento global sobre o ser espiritual que somos.

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

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MELO, Jacob. O Passe. 3ª edição. Rio de Janeiro: FEB (1992).

NOVAES, Adenáuer. Conhecendo o Espiritismo. 2ª edição. Salvador: Fundação Lar Harmonia (2003).

PINHEIRO, Luiz Gonzaga. O Perispírito e suas Modelações. 2ª edição. São Paulo: EME (2003)

REIS, Marta. Química Integral. Volume Único. São Paulo: FTD (1993).

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 25/12/2007
Código do texto: T791633
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