Sodoma e Gomorra ( parte V )
A Bíblia Anotada New Oxford afirma:
“…a questão principal aqui é a hospitalidade aos visitantes divinos.
Nesta passagem a sacralidade da hospitalidade é ameaçada pelos homens da cidade que queriam violentar
(conhecer) os hóspedes.
Apesar da implícita (e óbvia) desaprovação ao abuso homossexual nesta passagem, o ponto principal desta passagem parece ser a ameaça que os habitantes representavam ao valor da hospitalidade.
A hospitalidade é tão valorizada neste contexto, a ponto de neutralizar a negatividade da atitude de Ló ao oferecer suas filhas em lugar de seus hóspedes, o que hoje seria uma atitude impensável e repugnante à qualquer leitor.
Será que o código da hospitalidade era tão sério assim naquela época?
Quando começamos a pensar que
viajantes que não tinham opção de acomodação, tinham que ficar sozinhos durante a noite, em vielas e becos, ou ainda nas praças da cidade, ficando assim vulneráveis a ataques de ladrões e salteadores; entendemos que uma amigável porta aberta poderia significar a diferença entre vida e morte, então rapidamente percebemos a importância da boa-vontade de ser hospitaleiro.
Será que a quebra do código da hospitalidade foi realmente a principal razão para a condenação de Sodoma?
Jesus achava que sim.
Como nos mostra Mateus 10, e também em Lucas 10.
Jesus envia seus discípulos e dá a
eles autoridade para curar os enfermos, expulsar demônios e proclamar as boas novas da salvação.
Ele os ensina que quando chegassem a uma cidade procurassem quem fosse digno e pousasse na casa dessa pessoa.
" E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e
Gomorra do que para aquela cidade.
Aqui, percebemos que Cristo faz uma comparação entre a punição reservada à cidade que não possui o dom da hospitalidade em relação aos seus discípulos, e àquela reservada à Sodoma e Gomorra.
Ministério Alcance ( Inclusive Church )
Pr. William Juiz
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