Sodoma e Gomorra ( parte II )
A destruição de Sodoma e Gomorra , seria uma história sobre a homossexualidade?
Será que Deus condenou os sodomitas por serem homossexuais?
Teria Deus decidido destruir as cidades de Sodoma e Gomorra e todos os seus habitantes por causa deste único incidente de comportamento inapropriado?
Antes de começarmos a examinar essa história, cremos que é importante ressaltar que apesar do que está escrito na primeira frase acima, a grande maioria das instituições religiosas não considera mais a história relatada, como tendo alguma relação com a homossexualidade em si, exceto
talvez alguns mais radicais ou fundamentalistas.
Existem demasiadas evidências que provam o contrário, de fontes variadas.
Vamos examiná-las.
Ló era relativamente um recém chegado em Sodoma.
Gênesis 13 nos diz que Abraão e seu sobrinho Ló tinham residido juntos por um breve tempo, mas seus respectivos bens tornaram-se tão grandes que a terra na qual eles estiveram a viajar já não conseguia mais sustentá-los, então eles decidiram seguir caminhos
separados.
Ló e sua família decidiram viajar em direção a Sodoma.
Aparentemente eles não estiveram vivendo na cidade desde há muito tempo antes da chegada dos estrangeiros (anjos).
Parece ser da natureza das pessoas o fato de serem suspeitosas a respeito recém-chegados.
Isto era verdade principalmente em relação àqueles dias quando as cidades eram muitas vezes invadidas por bandos nômades de vândalos saqueadores.
Ló pode ter estado lá o tempo suficiente para ter vencido a desconfiança e ser aceito, porém quando ele convidou mais dois estrangeiros para a sua casa, essa ação chamou
imediatamente a atenção da comunidade.
É possível que, temendo uma ameaça à cidade, os homens decidiram reunir-se em tumulto na porta de Ló, a fim de descobrirem, conhecerem, (yadtha) quem eram tais homens e quais eram as suas intenções?
Será que os sodomitas suspeitaram que aqueles homens poderiam na verdade ser parte de uma missão de reconhecimento enviada para infiltrar-se na cidade, a fim de descobrirem suas vulnerabilidades e relatá-las para um eventual exército aguardando do lado de fora para sitiá-la?
Pode ser que ao reunirem-se de forma
tumultuada na porta de Ló, os homens estivessem gritando:
“Quem são esses homens?
Traga-os para fora a fim de que possamos descobrir o que exatamente eles pretendem?”
Será que Deus decidiu destruir as cidades por causa do que os sodomitas disseram e fizeram como nos relata o capítulo 19?
Não!
Se verificarmos no versículo 13 do capítulo 13 podemos perceber que os habitantes de
Sodoma eram maus e perniciosos, e grandes pecadores contra Deus.