ÁGUA E A SECA DO NORDESTE!
ÁGUA: SOLUÇÃO DA SECA NO NORDESTE!
Cansando de ouvir tantos comentários sobre a água resolvi fazer algumas pesquisas.
O Brasil possui 20% de toda água doce de superfície do planeta!
A região Norte possui 68%. Municípios sem abastecimento de água 23,3%.
A região Nordeste possui 3%. Municípios sem abastecimento de água 56%.
Centro-Oeste possui 16%. Municípios sem abastecimento de água 6%.
Sudeste possui 6%. Municípios sem abastecimento de água 0%
Sul possui 7%. Municípios sem abastecimento de água 14,7%.
O total de água doce e salubre em estado líquido, 98,5% e está no subsolo!
Somente 1,5% nos mananciais de superfície, isto é, 99% lagos e 1% cursos de água.
O governo americano fez um aqueduto na Califórnia de 724 km e 5,33m de diâmetro.
Kadafi, na Líbia, fez ou está terminando um de 1900 km e 4m de diâmetro de 234 poços do deserto do Saara.
A região do Nordeste brasileiro é menor do que o estado do Amazonas, 1558.196 km2.
A região Norte é a maior bacia hidrográfica do mundo!
O rio Tocantins – podem olhar no mapa – passa ralando a região Nordeste. É o mais próximo daqueles “riozinhos” da bacia do Amazonas... fora o rio São Francisco que entra mais por baixo! E no nordeste existem muitos rios...alguns secam na época mais brava da seca.
Deve mesmo haver uma indústria da seca! Poderíamos ser exportadores de água para países carentes (ou pagar nossa dívida externa com água enviando a países mais carentes, pois dívida não se paga somente com dinheiro, pode se pagar com produtos também). E barata! Como também pagar menos por ela. Numa conta de água há uma pena mínima. Gastou ou não vem uma taxa. Que incentivo há em economizar! Poderia haver um teto grátis. Passou do limite, paga diferença!
Se outros paises fazem aqueduto de tamanha extensão e têm muito menos rios que nós, por que não fazer o mesmo tirando água do rio Amazonas na parte mais próxima do nordeste ou mesmo do rio Tocantins e inundar o nordeste!
Toda região de rios e ilhas são regiões baixas. A América Central é a parte mais baixa do globo! Portanto, tem que se fazer um bombeamento como se faz nas cidades para a água ir onde desejam e com pressão.
Então, se se bombear água do rio Tocantins para as nascentes dos rios do nordeste eles nunca secariam. Como também, se deixasse a água ser bombeada ela por si só procuraria locais mais apropriados para passar, formaria lagos, e ai se fazia outra estação de bombeamento para levá-la através de obstáculos até o sertão nordestino e daí para as casas, fazendas, etc.
Poderia, no meio do caminho, fazer um suspiro bem alto e deixar a água pulverizando constantemente umedecendo o solo e o ar e plantar árvores pelo caminho reconstituindo a mata atlântica mudando assim a paisagem do nordeste.
Gastasse milhões em metrôs nas capitais... e então a população migra por causa do trabalho e conforto fugindo da seca. Há um imenso gasoduto da Bolívia para o Brasil até São Paulo e se espalha pelo país. Mas a água para o nordeste...
Desde que eu entendo por gente vejo falar da seca do nordeste! Na TV pessoas bebendo água barrenta para não morrer de sede e plantações e gado morrendo também!
Isto é degradante! Acho eu que a pobreza dá dinheiro e votos, por isso, não acabam com ela! Alguma coisa está errada!
Jeito tem! É somente querer fazer a coisa certa!
Depois de um presidente nordestino quero ver alguém reclamar da seca daqui alguns anos!
Fim