Paciente Irrazoável

O analista, que era inatingível ao amor do paciente, mostra agora a mesma atitude de tolerância e compreensão pelo paciente irritável.

Sabe e mostra ao paciente que todas essas reações são irrazoáveis, derivando-se das decepções sofridas na infância.

Nunca o analista deve irritar-se contra o paciente ou criticá-lo porque, desta maneira, este último perderá toda a confiança na imparcialidade do analista e seu medo tornar-se-ia justificado.

Os leigos compreendem como transferência tão somente o amor do paciente para com o analista.

Mas uma parte não menos importante da transferência é o mundo de medo, ódio e raiva que todos os pacientes guardam no seu

inconsciente contra seus pais e os objetos introjetados, e que transferem com

grande violência ao analista.

O analista tem "de ouvir às vezes ofensas tais como :

"Ele é um charlatão, é mal educado, só tem interesse no dinheiro dos seus pacientes, é pouco inteligente, veste-se mal, prefere outros pacientes e assim por diante.

Às vezes, um paciente adormece durante a sessão mostrando, assim, ao analista, o seu desprezo; outro conta anedotas obscenas para provocá-lo.

Um paciente disse, por exemplo, que quem devia falar era o analista ao passo que

êle só devia escutar e ser pago por isso.

Diante de todas essas provocações, o

analista nunca deverá perder a serenidade.

Deve trazer este ódio à superfície do

consciente e mostrar que tais afetos são revivências da infância, e que o paciente

não tem qualquer razão real para senti-los.

Will Juiz
Enviado por Will Juiz em 13/10/2023
Código do texto: T7907678
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