VELHA HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU

Velha história porque neste mundo de carnificinas, repleto de fatos estarrecedores e de histórias mirabolantes, que surgem a cada instante, nas cidades, desde tempos imemoriais, pois que, nada é novo “debaixo do sol”, a gente ouviu mais uma e, rapidinho digitou esta.

Os fatos se deram no lugar denominado “Tombos”, zona rural do distrito de Menino Jesus (MUNIZ FREIRE-ES), na divisa com outro lugarejo, nas imediações rurículas, denominado “Tijuca”, este último, pertencente ao município e comarca de IÚNA-ES, nos idos de 1935.

Certo cidadão de nome “Angelim Dodona” devia uma quantia de duzentos mil réis (era essa a moeda?) a um certo caçador. Não tendo como pagar, simulou com ele um “programa” de caçada e avisou a sua mulher que iria caçar tatu com seu credor - o fulano de tal. Após a pretendida “caçada”, o Angelim voltou sozinho, pois seu companheiro não estava mais ao seu lado, na volta daquela aventura. Havia ido para o “beleléu”, porque a “diversão” se tornara em um sinistro homicídio maquinado e levado a efeito pelo devedor e falso amigo.

Mas, determinada pessoa, anônima, com mãos e idéias angelicais, que, certamente viu o crime, mas sem querer se comprometer e com medo de morrer, teve a iluminação e a serenidade necessária de escrever, junto ao local da sepultura, o nome do assassino, para que, ao ser descoberta a sepultura ilegal e camuflada (decorrência de crime de homicídio somado ao de ocultação de cadáver), tudo viesse à tona, como aconteceu.

Anos após, descoberta a sepultura e desvendado o crime, a polícia da época (sem atender às prescrições legais), fez o malsinado homicida (que tinha fama de bravo e a quem todos temiam) desenterrar o cadáver, em meio à moita de taquari, obrigando-o a carregar os restos mortais (ossada) da vítima, em seus ombros e conduzi-los ao cemitério da cidade de Iúna, onde os fatos ocorreram.

Posteriormente, tendo o dito cujo assassino evadido para o Norte do Estado do Espírito Santo, onde, ocultamente tentou fixar residência! (Todo mundo tinha paradeiro naquelas bandas, nas histórias macabras que se ouvia contar por aqui! Não sei porque cargas d´água!). Mas, por ironia do destino ou mesmo como paga de sua malsinada recompensa, foi, por lá também assassinado, de forma brutal, talvez até por vingança, encerrando sua passagem por este mundo de males e crimes hediondos, numa verdadeira história de um homem mau!

Muniz Freire, 18 de março de 2006

Fernandinho do forum

FONTE:

Sr Atílio Braga, “o sapateiro”, que reside na cidade de Muniz Freire, no final da rua que dá acesso ao município de Iúna/ES.

Fernandinho do forum
Enviado por Fernandinho do forum em 07/10/2023
Código do texto: T7903409
Classificação de conteúdo: seguro