BABOSEIRAS

A palavra de hoje, BABOSEIRAS, me veio à mente como uma forma de protesto, de reclamação, de indignação e não chega a ser desgosto porque não me deixo levar por essas coisas negativas que percebo e observo as pessoas darem valor e significância.

O que mais se vê e lê na internet, em qualquer tipo de rede social, é um amontoado de baboseiras que não nos leva a nada e muito menos a algum lugar, visto serem absolutamente bobagens e mais bobagens, ridículas, de mal gosto, tanto nos vídeos quanto nos textos. Algumas frases são muito interessantes em seu conteúdo e algumas até bem formuladas, mas muitas são ridiculamente mal escritas, com erros gravíssimos de português, que, para serem expostos, publicados, deveriam ser melhor escritos. A pessoa que posta, deveria observar melhor o que está postando, se é de autoria dela, procurar alguém que corrija, que analise e verifique se está adequado para ser postado. Eu até posso postar algo com algum erro de digitação e até alguns erros de pontuação, como já me disseram e eu argumentei que, naquele caso bem como em tantos outros, a pontuação que uso se faz necessária para a pausa que precisa ser dada para o entendimento, compreensão ao ler o que escreví; e em algumas ocasiões, por digitar rápido, e também estar fazendo alguma outra coisa, acabo esquecendo de reler para corrigir e envio para publicação. Alguns até mudo, corrijo e reenvio. Mas com relação a conteúdo, não escrevo nada que seja considerado como baboseira - pelo menos sob meu ponto de vista e análise. Sempre coloco algo para refletir, para pensar, para imaginar com o objetivo das pessoas se colocarem na posição do que escreví e poder se auto analisar, auto conhecer e assim, ajudar em algo nas vidas das pessoas. A leitura é uma excelente e mágica forma de conseguirmos nos enxergar por dentro, nos avaliar pois é um momento único que estamos com a gente mesmo, sozinhos, lendo e degustando algo que nos faça refletir sobre o que somos, o que queremos, o que temos e tantos outros pensamentos, tantas outras ideias que aparecem em nossas mentes quando lemos algo que realmente valha a pena ler, ouvir, ver.

Infelizmente a grande maioria do que se vê publicado são baboseiras, são cretinices de baixíssimo nível tanto em palavras, quanto em sons. Não estou falando de vulgaridade, porque cada um faz o que bem entende, gosta e sabe. O que mais me deixa indignado é que é que essas baboseiras cretinas e de mal gosto, atinge milhares de pessoas, de visualizações, comentários. Ah, (já ouvi muitas pessoas falando isso) mas é porque as pessoas estão precisando de coisas mais alegres, divertidas, descontraídas, mais leves pois a vida está muito difícil. Até pode ser, mas dar mais valor e consideração para coisas extremamente de mal gosto, isso só me faz pensar que é o nível intelectual das pessoas que está cada dia pior, mais baixo. Portanto, a tendência é gostarem de algo que não os levem a ter o difícil trabalho de pensarem. O que querem e precisam é de coisas que os façam sorrir e ter um sentimento de alegria, mesmo que fortuito, mesmo que falsa alegria, mas que não os leve pensar em nada, nem mesmo nas baboseiras que estão escutando, estão vendo e lendo. A leitura então é o pior, porque as pessoas tem que 'perder' seus tempos, pararem para lerem, mesmo que seja coisa rápida, mas sendo sem nexo, sem conteúdo interessante, então até conseguem ler. Já me disseram para publicar meus textos em áudio e até mesmo vídeo. Isso não me interessa, quero estimular a leitura. Muitas pessoas do meu convívio já me disseram, e até concordo com elas, que meus textos são muito longos por isso não leem, porque fica difícil a leitura no celular. Mas, como meu propósito é publicar um livro contendo todos esses textos, vou continuar enviando para todos, mesmo que não os leiam.

Deixe-os lendo baboseiras e irem atolando suas cabeças de bobagens e coisas fúteis, pois a maioria do que se lê, vê e ouve, são de muito mal gosto e completamente sem graça alguma, mas atingem milhares de pessoas e o pior, estão ganhando com a insignificância das pessoas que não tem mais senso crítico algum, que não tem mais gosto apurado algum, que não tem mais bom senso algum, o que vale é o imediatismo e algo que os faça fugir um pouco da realidade que estão vivendo, sem nem pensarem que isso é um engano, estão enganando a si mesmos.

Longe de mim ser pudico, contra baboseiras, contra coisas de baixo calão, mas valorizo muito mais o que é de bom gosto, bem realizado, bem pensado e construído do que essas músicas, tanto a letra quanto os arranjos, a melodia e o ritmo, que não dizem nada, não trazem mensagem alguma, são pejorativas, sem valor algum. Vídeos mostrando a exposição do corpo da mulher e depois vem com palavras de liberdade da mulher e que o homem não pode nem comentar porque pode ser assédio, mas elas não se valorizam, não se dão ao respeito e ainda querem reivindicar.

São artes, mas que nada valem, a não ser para pessoas que não sabem e não conseguem discernir entre o que é feio e o belo, entre o bom e o ruim, entre o que tem qualidade e o que não tem qualidade alguma, e nem se interessam em saber, apenas se deixam estar numa maré que pode sufocar a todos pela péssima escolha por algo que leva do nada a lugar algum. Mas a situação atual é tão periclitante que não estão nem aí, o que vale é o momento, é o curtir e o resto que se dane. A vulgaridade tomando conta, até mesmo de crianças que fazem o que veem essas pseudo artistas fazerem, e o pior é que os pais ainda acham lindo, dão risadas estimulando a vulgaridade, e depois, mais adiante, alguns anos à frente poderão vir a se arrepender, pois colherão o que plantaram. Daí, pode ser tarde. Eu, infelizmente, já presenciei algumas consequências disso. O tempo diz e mostra tudo. Mas as pessoas tem memória muito curta, exatamente por não terem intelecto algum estimulado, e acabam não reconhecendo que é fruto do que plantaram.

Meu protesto é por conta das desculpas que tenho escutado das pessoas por não estarem lendo os meus textos. Até aceito, mas não precisam nem se desculpar, basta dizer que não estão lendo e pronto. mas eu insisto e continuo enviando. Para alguns até digo em tom de brincadeira, lógico, que tempo para para ver as tais baboseiras tem. As pessoas ficam o dia inteiro escutando e vendo baboseiras, tanto que, na hora de ler algo mais interessante, que venha a ter que pensar, desiste, e dá desculpa do tempo.

Não sou pudico, não sou sério - muito pelo contrário, levo tudo na vida como uma brincadeira que temos que viver intensamente -, muito menos arcaico e menos ainda preconceituoso, e acredito que cada um deve viver como bem lhe aprouver e ninguém tem nada a ver com isso. Mas é bom, de vez em quando, ser mais criterioso e gostar de algo que seja realmente de valor e que agregue algo em suas vidas.

Então, meus amigos e amigas, vou deixar de escrever baboseiras sobre baboseiras e deixá-los curtir a vida. Com ou sem baboseiras, o importante é viver a vida.