COLÉGIO MODERNO

 

Anos sessenta, eu era ainda um menino quando comecei a estudar no Colégio Moderno, na Rua da Paz, em Afogados, hoje extinto. Foram tempos muito bons onde tive muitos colegas de classe que gostavam de divertimentos durante o recreio e até na sala de aulas quando o professor não estava presente, na chamada "aula vaga". O fardamento era composto de uma calça comprida verde e uma blusa, salvo engano, cinza claro. Tinha uma espécie de crachá que era colocado no bolso da camisa com um broche.

 

Em 1968, quando eu comecei a trabalhar no Porto do Recife, passei para a turma da noite, mas em 1969, se não me engano, saí do colégio e fui estudar em cursinhos quando largava do trabalho às seis da noite.

 

Lembro das fisionomias de vários companheiros de classe, até alguns nomes, mas a grande maioria deles não me recordo. Lembro da Nadir, que morava ali na Rua da Paz, junto da Delegacia de Polícia, bem próximo do colégio. Ali pertinho na mesma rua morava Zé Lopes, que morreu com um tiro na cabeça por acidente quando foi mostrar uma espingarda a outro colega nosso de nome Hélio. Tinha o Otávio, o Richard e tantos outros que me fogem a memória no momento.

 

Há algum tempo eu publiquei aqui no Recanto das Letras uma solicitação para ver se encontrava alguns ex-colegas do Colégio Moderno e obtive êxito, surgiram dois ou três que deram sinal de vida, sendo que dois deles tenho contato constante, melhor dizendo, tenho eles no Facebook e um deles no zap, que é o caso do Walter Santos Baptista, que mora em Salvador e é pastor evangélico. No face eu tenho a Ione Passos (Ione Vilela), que reside em Florianópolis. Nos comentários dos textos que publiquei tem algumas informações de outros ex-colegas. Espero desta vez encontrar mais alguém. Se por acaso alguém conhecer quem estudou no referido colégio, entre em contato comigo, aqui no Recanto ou pelo zap (81) 99830.6502 ou também pelo face (Moacir Rodrigues).

 

Tenho dois textos que foram publicados aqui no RL sob os títulos MEUS TEMPOS NO COLÉGIO MODERNO, uma crônica, em 03/07/2013; COLÉGIO MODERNO (Agogados - Recife), uma mensagem, em 16/09/2013; e ANTIGOS COLEGAS DO COLÉGIO MODERNO, um cordel, em 28/03/2021. Se alguém se interessar estou a disposição para um bom papo e relembrar o passado. Morro de saudade daqueles velhos tempos e hoje fazendo mais um apelo.

 

 

 

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 26/09/2023
Código do texto: T7894938
Classificação de conteúdo: seguro