HIPOCRISIA

No texto anterior que escrevi sobre ARMÁRIO(S), eu cheguei a citar a palavra hipócrita, que é toda pessoa que faz uso da hipocrisia em todos os momentos de sua vida, e ao citá-la me veio a vontade de falar sobre ela e o que ela representa.

A hipocrisia vai além da falsidade, vai além de não ser verdadeiro, vai além de tudo que é real e sincero naquelas pessoas que usam dessa qualidade, sim, pra mim é uma qualidade que as pessoas tem de conseguirem enganar com tamanha perfeição, com imenso mal caratismo ao ponto de deixarem as pessoas desconfortáveis nas suas verdades e abalar a sua auto estima.

As pessoas hipócritas se vestem com uma roupagem elegante em todo o momento de suas vidas: no tom da voz, tornando-a melodiosa, meiga; no esboço de sorrisos tênues e largos, de acordo com a necessidade do momento; na emissão de um olhar firme e acalentador; no emprego das palavras perfeitas, bem colocadas e categoricamente buscadas para enganar, para se mostrarem como pessoas perfeitas, pessoas ideais que merecem todo respeito, todo carinho, toda atenção, todo agradecimento, pois se parecem e se colocam totalmente à disposição, totalmente à mercê do outro, quando na verdade, por trás de toda essa brandura, carisma, simpatia e bem estar, mora um monstro esperando a hora para que possa revelar tudo o que sabe, tudo o que captou pois soube se aproveitar dos momentos de tamanha fragilidade de alguém e assim se alimentou para que a sua real personalidade e mal caráter pudesse vir à tona e da mesma forma como se mostrou, assim também, dissimuladamente e com tremenda hipocrisia que assoberba seu ser, vai expondo a vida das pessoas que caíram na suas teias, nas suas garras.

A hipocrisia está cada vez mais tomando conta das pessoas, chegando ao ponto de não se saber mais quem é realmente sincero, quem realmente merece ser chamado de amigo, quem realmente ouça com entendimento do coração, que olhe com os olhos da piedade, que fale com palavras de conforto verdadeiro e que não saia aos ventos contando para quem quiser saber tudo sobre a vida das pessoas que confiaram e foram completamente enganadas. Está cada vez mais difícil de saber identificar e diferenciar as pessoas sinceras das hipócritas, então, o único recurso para não sermos engolidos e expostos é, as pessoas se fecharem em seus mundos e se enclausurarem cada vez mais em suas armaduras intocáveis de imensa solidão. Assim o mundo vai ficando cada vez mais solitário e povoado de pessoas vazias, tristes e com um sentimento de que algo está faltando, algo está precisando; até sabem o que é, mas o medo toma conta e preferem ficar no seu casulo.

Os hipócritas são pessoas extremamente dissimuladas, convincentes, virtuosas que agem como perfeitos anjos que vieram do céu, tal qual lúcifer e se apresentam sempre com uma roupagem de maravilhosos e exemplares bom samaritanos que estão sempre a postos para ajudarem, se mostram como pessoas inteligentíssimas e de alto poder de persuasão. Falam de algo e agem completamente o oposto. Muitos enganam a si próprios na sua perfeita hipocrisia, acreditando serem exatamente o que são porque assim Deus quer que seja. É assim que o mundo aos poucos, e já nem é mais aos poucos, o avanço da hipocrisia bem como de tantas coisas ruins, de tantas enganações está sendo galopante e as pessoas sentindo-se perdidas, confusas pensando que elas é que estão erradas por ainda terem pensamentos e ações genuínas, puras, sem maldade alguma. A moda é o engodo, a moda é a traição, a moda é contagiante, a moda é...

Mas, como tudo, há solução para essas pessoas e elas voltarem a serem pessoas dignas de confiança, pessoas dignas de si mesmas e se livrarem desse mal que avassala suas vidas e as fazem ficarem à margem de um ser humano. Basta buscarem de coração, alma e espírito a cura - porque isso, do meu ponto de vista, é uma terrível doença que faz apodrecer a mente, o corpo, o espírito da pessoas que se deixa tomar conta - e se entregarem nas mãos do Senhor que ele fará a sua parte, enquanto cada um tem que fazer a sua. Vamos tirar as máscaras? Vamos nos despir das armaduras ruins? Vamos nos livrar desse mal? Vamos ser nós, assim como Deus nos concebeu?