O Ser G Pervertido?

A homossexualidade, em uma primeira leitura

freudiana, chegou a ser pensada como uma forma de perversão e ainda há alguns mal-entendidos dentro do próprio campo psicanalítico.

Como observa Ferraz (2010), esse desentendimento teve auxílio por conta de uma das obras de Freud publicada em 1905, a saber, os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, na qual para Ferraz, Freud contribuiu para a elaboração desta confusão, pela forma ambígua e contraditória com que levou a questão, assegurando a radicalidade de sua tese da contingência do objeto sexual e simplesmente citando a homossexualidade (ou inversão, como aparece nos Três ensaios...) como exemplo de perversão, sem dar maiores explicações.

Esta confusão pode ser estabelecida porque nesta obra, os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Freud (2016b) ainda descrevia a perversão como uma forma de desvio relativo à meta sexual, pois este dizia que a meta sexual normal seria a união dos genitais no ato denominado copulação, que leva à resolução da tensão sexual e um arrefecimento temporário da pulsão sexual, porém Freud (2016b), logo argumenta que mesmo no ato sexual mais normal já se observa os rudimentos que desenvolvidos, levam aos desvios que são denominados perversões.

Além disso, Freud afirma que existem certas relações intermediárias com o objeto sexual, que se encontram no rumo da copulação, como por exemplo, tocar e olhar, quesão tidas como metas sexuais provisórias.

O termo perversão guarda uma carga muito

pesada e também negativa até hoje, porque, para o senso comum, ela está ligada a maldade, mau-caratice, perversidade, vício, doença etc.

A palavra perversão tem a mesma ascendência do termo perversidade e isso leva a um desentendimento com relação aos dois termos:

O primeiro é utilizado com frequência no plural, que é designado como um comportamento que muitas vezes é relacionado ao ato sexual de uma pessoa; o segundo termo significa uma disposição constante do caráter, que remete a algo agressivo, também é vista como uma crueldade, algo maligno, que é designado ao fazer o mal em outrem.

Will Juiz
Enviado por Will Juiz em 26/09/2023
Código do texto: T7894297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.