Série: Nosso lugar, Nossa gente: Amatari: um distrito esquecido no coração da Amazônia.

 

Amatari é um distrito do município de Itacoatiara que tem mais de 140 anos, localizado na região do Médio Amazonas, no estado do Amazonas. Localizado as margens besquerda do maior rio do mundo.

 

O distrito tem uma população estimada em cerca de 2 mil habitantes em toda região, que vivem principalmente da agricultura familiar e da pesca artesanal.

 

A história de Amatari se confunde com a de Itacoatiara, que foi fundada em 1655 pelos portugueses, como uma missão jesuítica para catequizar os índios da região. O nome Itacoatiara significa "pedra pintada" em tupi, e se refere a um monumento natural formado por rochas com inscrições rupestres, que fica às margens do rio Amazonas.

 

Em 1938, Amatari foi elevado à categoria de distrito, juntamente com outros dois: Ambrósio Aires e Muritinga. No entanto, em 1981, uma lei estadual extinguiu os três distritos, que foram reincorporados ao território de Itacoatiara. Desde então, Amatari perdeu sua autonomia administrativa e política, e passou a depender do município sede para receber serviços públicos básicos, como saúde, educação, saneamento e infraestrutura.

 

A produção agrícola de Amatari é baseada em culturas como mandioca, bananas, cupuaçu e frutas da natureza como: tucumã, pupunha,uixi, marimari.

 

A pecuária também é praticada, com rebanhos de bovinos, suínos e aves. A pesca é outra atividade econômica importante, que fornece alimento e renda para as famílias do distrito. Os principais peixes capturados são tucunaré, tambaqui, pirarucu, jaraqui e matrinxã e as feras do rio como pirarara e outras.

 

Apesar de sua riqueza natural e cultural, Amatari ainda é pouco explorado turisticamente. O distrito possui belas paisagens, como lagos, igarapés e florestas, que abrigam uma diversidade de fauna e flora.

 

Para visitar Amatari, é preciso ir até Novo Remanso, que fica a 135 km de Manaus, pela rodovia AM-010. De lá, é possível pegar uma embarcação fluvial que leva cerca de uma horas até o distrito. A viagem pode ser feita durante todo o ano.

 

Amatari é um distrito que merece ser conhecido e valorizado, pois guarda uma parte da história e da cultura do Amazonas, além de uma natureza exuberante e preservada. É um destino ideal para quem busca contato com a natureza, aventura, tranquilidade e simplicidade.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 23/09/2023
Código do texto: T7892521
Classificação de conteúdo: seguro