AVATAR: Na Luz da Espiritualidade, A Ligação Superior dos Na'vis (Reflexões Espirituais e Filosófica)

AVATAR é um daqueles filmes grandiosos. Um verdadeiro espetáculo visual e sonoro. E ao assistir novamente com uma olhar mais filosófico e espiritual. Conseguir extrair algumas reflexões espirituais e filosófica na relação dos na'vis com a natureza e com todas as criaturas que nela habita e com seu semelhante.

Os na'vis é um povo nativo meio que indígena do planeta Pandora. E a sim como muitos civilizações antigas que tivemos eles tem um contato todo especial com a natureza que lhe cercam. E os terráqueos meio que chegam igualmente como o homem branco em terras indígenas no continente americano. Trazendo doença, violência, arma de fogo etc. Chega ser cruel a presença humana em um planeta como pandora. Manchando aquela terra virgem com sangue, com violência contra as criaturas e contra os próprios na'vis. Tudo na busca de destruir aquela natureza a sim como fizeram com a natureza na terra.

O ser humano não tem uma conexão com a natureza como tem os na'vis. E nem com quase nada a sua volta. O ser humano destrói, poluem e a sim também são retratado no filme AVATAR aonde os humanos depois de ter acabado com o verde na terra, buscou um novo planeta pra desmatar a sua natureza. A ligação que os na'vis possuir com a natureza e com os animais é fascinante. É profunda ou seja espiritual ao ponto de se comunicarem e serem irmãos de alma. E isso já era visto no primeiro filme. E retorna no segundo filme essa ligação especial que os na'vis tem com a vida de Pandora. Essa ligação é intensa e mística. Cada na'vi tem o seu próprio Banshee, criatura voadoras usadas como veiculo aéreo. E eles se conectam com essas criaturas através terminação nervosas na ponta dos cabelos. E isso é possível com quase todas as criaturas vista no filme.

No primeiro filme Jake se encanta com a nativa Neytiri. E em uma cena na qual Neytiri fala pra Jake sobre sua inclusão na tribo. E logo depois ela diz que ele precisaria escolher uma mulher. Nessa hora Jake diz que já escolheu essa mulher, mas que essa mulher precisaria escolhe-lo. E ela diz que já escolheu e nessa hora eles se abraçam e Neytiri uni suas terminações nervosa com a do avatar do Jake. E aquilo simbolizava uma união profunda e espiritual em uma espécie de gozo ou êxtase místico ou superior. E depois Neytiri diz a Jake que estariam unidos eternamente. E é isso o ato de se entregar ao outro já devia simbolizar um casamento. O ato de amar o outro e o próprio sexo já devia simbolizar um casamento e pra vida toda. E hoje vivemos em um mundo cada vez mais liquido de pessoas liquidas e suas relações liquidas. Até falar de amor parece que não combina mais com essa época a onde o sexo se tornou cada vez mais fácil e banal.