A Prefeitura de Luzilândia - PI por meio da Secretaria Municipal de Educação celebrou a data de 07 de setembro com o tradicional desfile cívico-escolar. 

 

A cerimônia iniciou por volta das 08h30min, na Praça João José Filho, em frente à Prefeitura Municipal de Luzilândia, com o hasteamento de bandeiras e com as seguintes presenças: Fernanda Marques – Prefeita; Sr. Oliveirinha – Vice-Prefeito e João Filho - Presidente da Câmara de Vereadores e inúmeras personalidades do cenário político, educacional e cultural da cidade.

 

As escolas estaduais, municipais e particulares como sempre tiveram importantes participações. As instituições contribuíram com a coordenação e organização da apresentação do desfile. Cada entidade organizou pelotões com alunos que simbolizaram pessoas importantes, as quais muito contribuíram e de certa forma contribuem, na política, literatura, educação e na cultura do município e regiões contíguas. Os alunos em trajes simbólicos, uns vestidos a caráter, outros seguravam placas e outros portavam faixas.

 

Em um desses pelotões organizado pela Unidade Escolar do Polo Pedra Branca, o qual foi coordenado pela professora Ivetiana Sousa apresentou uma singela homenagem ao filho de Luzilândia, escritor e jornalista Alberto Araújo, um aluno portava uma placa feita de isopor com a ilustração do livro: “Caminhos Percorridos – Eu e a poesia” a primeira obra do autor que fora lançada em Luzilândia, em 2008, em noite engalanada.  Frisando, o nome completo do escritor é Antônio Alberto Araújo. No entanto, atualmente, o jornalista adotou no meio intelectual e artístico em que vive na atualidade, somente, Alberto Araújo. O escritor reside, atualmente, no Rio de Janeiro.

 

Aproximadamente, 600 participantes, entre escolas municipais, estaduais e particulares, membros de instituições, órgãos públicos e associações.

 

Os alunos das unidades escolares desfilaram pela Rua José de Melo e Avenida Presidente Vargas as principais da cidade de Luzilândia.

 

Os desfiles escolares têm como objetivo de promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania. Nesse sentido, a Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade.

 

 

 

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO PARA A PROFESSORA IVETIANA

 

Agradeço muito a professora Ivetiana dos Santos Sousa que como coordenadora e organizadora do pelotão dos alunos em que prestou a singela e linda homenagem a todos nós que fazemos Literatura. Na mensagem em especial a mim. Foi uma grande surpresa, fiquei muito emocionado em ver o simpático garoto portando a placa ilustrada com a minha primeira obra: Caminhos Percorridos – Eu e a poesia. Momento, certamente, ficará para sempre gravado em nossos corações e alma. Como não registrar um momento honroso, como não dar valor a essa consideração, como não aplaudir essa atitude carinhosa da amiga conterrânea e colega de Universidade. Estou com o coração irradiante de alegria. Grato, muito grato. Eternizado! ALBERTO ARAÚJO -07-09-2023.

 

 

 

CONVITE OFICIAL

 

Desfile Cívico Municipal em comemoração ao Dia 7 de Setembro em Luzilândia-PI será nesta Quinta-feira. A Excelentíssima Prefeita Municipal de Luzilândia, Sra. Fernanda Marques, convida toda a população para prestigiar as festividades alusivas à Independência do Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO:

07 DE SETEMBRO DE 2023

06h30min: Hasteamento das Bandeiras na Praça João José Filho;

06h30min: Desfile Cívico pelas principais avenidas da cidade, saindo da Avenida Domingos Marques, passando pela Rua Cel. José de Melo, praça de Santa Luzia, Av. Presidente Vargas com encerramento na Praça João José Filho.

 

FONTE:

www.luzilandianews.com.br

 

CRÉDITOS DAS FOTOS:
Compartilhadas pela Sônia Araújo no WhatsApp
e outras do Portal Luzilândia News.

 

 

 

ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 07/09/2023
Código do texto: T7880294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.