LEVANTAR
Essa palavra tem vários significados e diversas aplicações. Levantar significa erguer, guindar, colocar-se em pé, ficar na vertical e outros mais significados mas quero ficar nas aplicações que levantar pode atingir.
O levantar pode ser dito quando se está deitado, numa cama bem confortável, quentinha, aconchegante e não queremos levantar porque ali está melhor do que ao levantar e ter que fazer tantas outras coisas e o pior é ter que abandonar o aconchego do leito, principalmente quando está aquele friinho danado de bom, de estar debaixo das cobertas, mas daí esse levantar é de uma preguiça boba, uma preguiça que não te interfere na vida, a não ser atraso nas lidas domésticas e às vezes até no trabalho ou algum compromisso, mas isso é irrelevante e se dá um jeito; mas tem o não querer levantar da cama por não ter vontade, não tem ânimo, não tem motivo para nada que lhe aprouver ao levantar, pois nada tem graça, nada é tão importante quanto estar ali deitado, não importa se aconchegante ou não, mas simplesmente estagnado, estático, sem pensar, sem sentir satisfação alguma, simplesmente porque o estar deitado é melhor do que o levantar para uma vida vazia, uma vida sem atrativo algum, por mais que as pessoas digam e insistem nada convence e prefere ficar ali, curtindo uma depressão, sim, isso é depressão e muitas pessoas confundem e até rotulam como preguiçosas, vagabundas, mas na verdade estão recolhidas a sua própria insignificância e precisando urgente que alguém as recolha, as acolha, e lhes mostre o outro caminho a ser seguido. Quando houver depressão nesse não querer levantar para a vida, precisa de muito apoio, muitos cuidados, muita atenção e, principalmente, fazer a pessoa se sentir amada e importante. Não é fácil, mas tem jeito.
Outra aplicação do levantar é quando se diz para alguém, ou até para nós mesmos, sair da situação que se encontra e mudar, fazer algo diferente, largar o que está fazendo e não está dando certo para aventurar em algo que possa vir a ser melhor para sua vida, para seu melhor viver; isso vale para relações sentimentais também além de trabalho, e em tudo que se vive. Mudar faz bem quando percebemos que mais nada acrescenta, quando a rotina tomou conta e o respeito se esvaiu com o desgaste do tempo. Esse levantar é mudar para uma nova vida; é erguer os olhos para enxergar além do que está sendo visto; é permitir que um novo possa atuar em nós e nos fazer mais felizes.
Para conseguirmos levantar após alguma derrota, seja ela qual for, em qualquer ramo da vida, é muito, extremamente difícil e muitas vezes temos que procurar ajuda, sendo que se estivermos rodeados de pessoas que realmente se importam conosco, nem precisamos pedir pois as pessoas te percebem, se te amam te percebem, te sentem e vão te dar a atenção e os conselhos necessários para que as decisões a serem tomadas sejam guiadas pelo coração e pelo espírito e não apenas pela razão. Para que isso aconteça, de sermos ajudados, temos que nos abrir com as pessoas que confiamos e lhes mostrar, contar, falar o que está acontecendo e da real necessidade de se levantar para uma nova vida que ainda tem pela frente. O difícil hoje é encontrar alguém que se possa confiar.
Não devemos ter medo das mudanças, não devemos ter medo do novo, não devemos ter medo das pessoas e muito menos de nós mesmos. Por isso temos que agir, levantar a cabeça e seguir em frente, seja qual for o empecilho, seja qual for o problema ou situação que estejamos passando, temos que enfrentar e seguir em diante porque não sabemos o dia de amanhã. Portanto, vamos viver intensamente o hoje. Queres viver o hoje comigo? Eu quero viver o hoje com quem esteja disposto ou disposta a ser feliz. Venha!