Tipos De Marketing – 31 Principais E Suas Estratégias

Muito se fala hoje em dia sobre os Tipos de Marketing e Suas Estratégias. No entanto, observo que a maioria delas não diz exatamente onde cada um se encaixa e qual a melhor forma de aplicá-los em seus negócios.

Apesar de já ter falado aqui no Blog a respeito de alguns Tipos de Marketing, vi que ainda não tinha um material completo a respeito do Marketing em geral.

Então, pensando em você que deseja saber mais sobre o assunto e compreender melhor esse mundo, escrevi esse artigo compilando os 31 Fundamentas Tipos de Marketing e suas Estratégias.

Mas perceba que, se você deseja alcançar o sucesso financeiro em seu Negócio Online, é indispensável que tenha conhecimento sobre esse assunto.

Aliás, tente apontar pelo menos uma empresa que não utilize esses artifícios e não encontrará.

Se interessou pelo tema e quer saber mais sobre os Tipos de Marketing, então continue lendo esse texto até o final e saia daqui um expert no assunto!

Índice do Conteúdo [ocultar]

• Principais Tipos de Marketing e Como Eles Podem Direcionar Suas Estratégias.

o 1 - O Marketing e Suas Estratégias

o 2 – Marketing B2B

o 3 – Marketing B2C

o 4 – Marketing de Afiliados

o 5 – Marketing de Conteúdo

o 6 – Marketing de Diferenciação

o 7 – Marketing de Fidelização

o 8 – Marketing de Guerrilha

o 9 – Marketing de Influência

o 10 – Marketing de Nicho

o 11 – Marketing de Performance

o 12 – Marketing de Produto

o 13 – Marketing de Proximidade

o 14 – Marketing de Relacionamento

o 15 – Marketing Digital

o 16 – Marketing Direto

o 17 – Marketing Indireto

o 18 – Marketing Multinível

o 19 – Marketing nas Redes Sociais

o 20 – Marketing Pessoal

o 21 – Marketing Promocional

o 22 – Marketing Social

o 23 – Marketing Tradicional

o 24 – Marketing Viral

o 25 - Inbound Marketing

o 26 – Outbound Marketing e suas Estratégias

o 27 – E-mail Marketing

o 28 – Endomarketing

o 29 – Mobile Marketing

o 30 – Vídeo Marketing

o 31 – Remarketing

o Conclusão

Principais Tipos de Marketing e Como Eles Podem Direcionar Suas Estratégias.

1 - O Marketing e Suas Estratégias

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, você encontrará a tradução do Marketing em português como “comercialização” ou “mercado” caso busque apenas por Market.

Essa é apenas uma definição bem resumida do que ele trata porque existem inúmeras variáveis nesse caminho que devem ser exploradas para obter êxito em qualquer tipo de Negócio.

Na verdade, as palavras-chave para o Marketing são Publicidade e Comunicação.

O propósito desse processo é fazer com que o serviço ou produto de uma empresa se comunique tão bem com o cliente a ponto dele se vender sozinho.

Portanto, para fazer marketing, você precisará conhecer seu Nicho a fundo, como seus interesses, problemas, desejos etc.

Só assim poderá oferecer algo que atraia sua atenção e agregue valor às suas vidas.

O Marketing e Suas Estratégias

• Marketing Digital;

• De Relacionamento;

• De Guerrilha;

• Inbound;

• De Afiliados;

• Viral;

• De Produto;

• Entre outros.

2 – Marketing B2B

Se você quer saber mais a respeito de Vendas e Marketing B2B, então você veio até a pessoa certa!

Trabalhei nessa área durante 20 anos, portanto, posso te explicar exatamente do que se trata.

A sigla B2B significa Business to Business e quer dizer algo como “Negócio para Negócio”.

Ou seja, esse é um tipo de marketing voltado a empresas que desejam vender para outras empresas.

Essa empresa pode vender um serviço ou produto que a outra possa utilizar em seus meios de produção, para revenda ou até incluir no funcionamento administrativo para otimizar as vendas.

E, essa comercialização pode ocorrer de duas formas:

• Quem fabrica vende para o atacadista

• O atacadista vende para o varejista

Note que no marketing B2B a venda não é direcionada para o consumidor de fato. Como já havia falado, o negócio se dá entre empresas.

Só que, como em qualquer outro negócio, aqui existirão grandes desafios.

Então, pense comigo: você acha que é mais fácil convencer um leigo no assunto a comprar seu produto ou um administrador de empresas que avaliará tudo que você pode oferecer?

Desde preços até a qualidade do serviço ou produto.

Acho que concordamos que é a primeira opção, certo?!

Estratégias do Marketing B2B

• Mídias pagas;

• Landing pages;

• Criação de blogs;

• Mídias sociais;

• Inbound marketing;

• Automação de tarefas;

• Outros.

3 – Marketing B2C

Diferente do tipo de Marketing do tópico anterior, esse é voltado diretamente ao consumidor final.

A sigla B2C significa “Business to Consumer” e significa exatamente isso: de empresa para consumidor.

A principal estratégia utilizada nesse caso é a do Marketing de Conteúdo, ou seja, a empresa deverá gerar publicações por meio das mídias que promovam o engajamento dos leads com seu produto ou serviço.

De acordo com pesquisas feitas, as empresas que adotaram essa estratégia e publicaram conteúdos pelo menos 16 vezes por mês em seus blogs, por exemplo, tiveram um crescimento de 3,5%.

Por outro lado, note que esse tipo de marketing (e suas estratégias) servem para qualquer forma de negócio, desde empresas grandes às pequenas.

Ah! E que as empresas que estão entrando no mercado agora também.

Afinal, como ganhar espaço e atrair atenção do público sem realizar ações voltadas a eles?!

Estratégias que realmente dão certo no Marketing B2C

• Criação de personas;

• Uso de redes sociais;

• Implantação de lojas virtuais;

• Chats;

• Marketing de Conteúdo;

• Mídias pagas;

• Mensuração de resultados;

• Outros.

4 – Marketing de Afiliados

Como já falei aqui no Blog, o Marketing de Afiliados é sem dúvida uma das estratégias mais eficazes do Marketing Digital.

E se você ainda não leu nada sobre o assunto, fique tranquilo! Pois tenho um artigo aqui no Blog que fala tudo sobre ser Afiliado. Clique aqui e dê uma olhada!

Mas adianto que, o Marketing de Afiliados tem duas facetas: uma voltada ao produtor e uma ao vendedor.

A boa notícia é que ele é interessante financeiramente para ambas as partes.

Resumindo, é um dos Tipos de Marketing que se trata de ganhar dinheiro por meio de comissões produzindo ou vendendo determinados produtos digitais, como cursos, e-books, podcasts, workshops etc., ou seja, todo produto entregue através da internet

Vamos falar sobre como isso ocorre para cada lado da história: o vendedor e o produtor.

Agora, em relação ao produtor, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma: ele cria determinado produto digital e o cadastra numa plataforma própria para isso, como a famosa Hotmart.

Agora, falando do vendedor, ele encontrará o produto digital que foi cadastrado na Plataforma (Hotmart, Eduzz e Monettize.) e poderá se afiliar a ele, recebendo um link exclusivo e assim poder vende-lo.

E, com a venda realizada, uma porcentagem é distribuída entre o produtor e o vendedor. Assim, os dois saem ganhando e o produto obtém visibilidade, o que aumenta as chances de outros vendedores se afiliarem.

Principais estratégias do Marketing de Afiliados

• Aumento da visibilidade da marca;

• Foco no Nicho específico;

• Utilização dos principais meios de comunicação digitais (sites, blogs, Facebook, Instagram etc.);

• E-mail marketing;

• Produção de conteúdo relevante;

• Outros.

5 – Marketing de Conteúdo

Chegamos a um dos tipos de Marketing mais famosos e promissores desse artigo: o Marketing de Conteúdo!

Sim, ele está a todo vapor no mercado e então você consegue observar suas estratégias nas empresas de sucesso.

Apesar de se enquadrar numa estratégia dentro do Marketing (conforme já dito no primeiro tópico desse texto), ele também possui suas próprias façanhas para oferecer êxito a essas empresas.

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia direcionada a aumentar o engajamento do nicho com sua marca fazendo com que ela cresça aumentando assim, a rede de leads do seu negócio.

E como isso é feito?! Como falei anteriormente, você irá aumentar o engajamento por meio da criação de conteúdos relevantes para seu nicho, daí o nome desse tipo de marketing. Para ficar mais claro, mostrarei um exemplo.

Então, imagine que você está construindo um negócio voltado à venda de ‘quentinhas veganas’. Você já o inseriu nas redes sociais, como no Instagram por exemplo.

Lá, você deverá postar no seu feed não só a divulgação do seu produto, mas outros temas que tenham a ver com seu nicho, ou seja, assuntos de seu interesse.

Assim, com certeza, uma postagem a respeito da origem do ‘veganismo’ cairia muito bem.

As estratégias mais utilizadas dentro do Marketing de Conteúdo

• SEO (Otimização para motores de busca)

• Postagem de conteúdos relevantes

• Criação de materiais de valor

• Aderência às redes sociais

• Conteúdo voltado aos clientes antigos

6 – Marketing de Diferenciação

Outro dos principais Tipos de Marketing também bem interessante e eficaz para você implementar nos seus negócio é, sem dúvida nenhuma, o Marketing de Diferenciação.

Esse tipo de marketing tem por objetivo destacar uma empresa colocando em evidência o que a torna diferente das outras do mesmo segmento, ou seja, sua diferenciação da concorrência.

Essa diferenciação é relacionada a:

• Imagem do seu negócio frente às mídias sociais;

• Treinamento de colaboradores;

• Qualidade dos produtos;

• Pesquisas de mercado;

• Assistência técnica;

• Comunicação com o cliente.

Isso é feito por meio de diversas estratégias, que você estará vendo no próximo tópico.

Um ponto muito importante aqui que devo frisar bem é que, nenhum cliente se torna fiel ao seu negócio apenas por possuir um preço mais baixo do que a concorrência.

No entanto, muitos empreendedores se enganam quanto a isso.

Estratégias do Marketing de Diferenciação

• Segmentação do nicho

• Posicionamento no mercado

• Criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo)

• Inovação

7 – Marketing de Fidelização

Como o próprio nome já diz, o objetivo do Marketing de Fidelização não é nada mais do que fidelizar clientes novos e, acima de tudo, manter a fidelização dos antigos, através de algumas estratégias.

Esse tipo de marketing está incluso em uma abordagem chamada Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), que visa colocá-lo como centro das ações de uma empresa, antecipando suas necessidades a fim de atendê-las.

Para isso, o cliente deve se envolver emocionalmente com sua marca e criar conexões fortes o suficiente para se tornar fã dela, por exemplo.

Tendo um cliente fã da sua marca, você obterá inúmeras vantagens como:

• Recomendação gratuita e eficiente aos conhecidos

• Maior número de compras por parte deles

• Engajamento aumentado que permite à empresa obter novas informações sobre o cliente

Voltando ao exemplo que demos anteriormente, imagine que a Empresa de quentinhas veganas se mostre a favor de determinado ato político que seus clientes estão apoiando.

Certamente eles criarão um relacionamento mais forte com essa empresa, aumentando muito as chances de a recomendarem e passarem a comprar de forma mais assídua.

Estratégias do Marketing de Fidelização

• Criação de uma persona

• Interações frequentes com os clientes

• Análise das informações colhidas por meio das interações

• Atenda as necessidades mais íntimas dos seus clientes

• Mensuração da satisfação deles por meio de relatórios e pesquisas

8 – Marketing de Guerrilha

Se você não conhece esse conceito, pode ter achado o nome até meio engraçado. Mas, o Marketing de Guerrilha é um dos Tipos de Marketing que é exatamente o que ele propõe: táticas de guerrilha inspiradas na Guerra do Vietnã voltadas a publicidade.

Calma! Eu sei que tudo isso pode estar parecendo meio estranho, mas logo você vai entender sobre o que estou falando. Continue acompanhando.

O Marketing de Guerrilha foi criado nos anos 70 e busca utilizar táticas pouco tradicionais no meio da publicidade, sendo assim considerado mais agressivo que os outros tipos de marketing (e suas estratégias).

O nome foi inspirado nos vietnamitas que tinham pouco poder armamentista comparado aos seus rivais e mesmo assim conseguiram ganhar a batalha. Como?! Por meio de suas táticas!

Diante disso, o intuito aqui é exatamente esse: fazer com que sua empresa aumente o impacto em relação ao nicho mesmo que possua pouco investimento no momento.

Exemplos e estratégias do Marketing de Guerrilha

Houve uma campanha da Coca-Cola para o dia dos namorados, onde a máquina de refrigerantes só liberava o produto após um beijo do casal. Muito bom né?

Outra campanha foi feita pelo canal HBO, em que táxis americanos receberam braços falsos da empresa para divulgar sua nova produção.

Desse modo, imagina quantas pessoas na rua não pararam para reparar?!

Sem dúvida nenhuma o Marketing de Guerrilha realmente funciona!

Como você já deve ter percebido, para fazer esse tipo de marketing dar certo, você precisa usar estratégias que já mencionei aqui anteriormente, como:

• Conhecer seu nicho a fundo

• Ser criativo

• Ser original

• Explorar ideias pouco convencionais

9 – Marketing de Influência

Aqui, o foco não é o cliente em si, mas as pessoas que os influenciam.

Esse tipo de marketing é um conjunto de estratégias voltadas aos influenciadores do seu nicho, pois eles têm o poder de persuadir seus seguidores.

Estratégias do Marketing de Influência

• Defina os objetivos

• Faça uma triagem dos influenciadores

• Escolha os influenciadores

• Defina a mensagem que irá passar

• Mensure seus resultados sempre

10 – Marketing de Nicho

Como o próprio nome já diz, esse tipo de marketing é voltado exclusivamente a um público bem segmentado, ou seja, ao nicho.

Essa é uma estratégia que deveria ser implementada em qualquer tipo de negócio. Sabe por que?

Você acha mais fácil atrair a atenção de alguém que conhece a fundo, incluindo suas necessidades e desejos, ou de 100 pessoas que você não sabe nada a respeito?

A resposta é simples, certo?! Com sua empresa acontece o mesmo.

Então, apostar em atrair atenção de um público menor é, com certeza, sempre a melhor opção.

Vantagens do Marketing de Nicho

• Menos concorrentes

• Menor custo para divulgar seu negócio

• Fidelização de clientes

11 – Marketing de Performance

Derivado do Marketing Digital, é um dos tipos de Marketing que tem suas ações voltadas aos dados colhidos através de uma análise de resultados.

Por isso é tão importante a mensuração deles.

Então, você precisa verificar o desempenho das campanhas que promoveu nas redes sociais dos seus negócios, como as interações.

Assim, poderá agir consertando o que não deu muito certo.

Vantagens do Marketing de Performance

• Mensuração de resultados em tempo real

• Altere o que está indo errado a qualquer momento

• Recolhimento de informações relevantes

• Resultados consistentes

12 – Marketing de Produto

Agora falarei sobre um tipo de marketing voltado exclusivamente ao produto.

São técnicas voltadas ao seu:

• Desenvolvimento

• Lançamento

• Divulgação

Claro que tudo isso deve ser feito já com um nicho específico já em mente, pois a intenção aqui é criar algo que solucione seus problemas e atenda às suas necessidades.

Mais uma vez vemos como é importante aplicar o Marketing de Nicho junto desses outros tipos para que eles sejam eficazes.

Objetivos do Marketing de Produto

• Posicionar o produto no mercado a partir de seus diferenciais

• Analisar a opinião dos clientes

• Analisar o número de vendas

• Atender as necessidades de um público específico

13 – Marketing de Proximidade

O Marketing de Proximidade é um dos tipos de Marketing que é colocado em prática por meio de tecnologias que informem a localização dos clientes à determinada empresa.

Então, esta utilizará essa informação para se comunicar com eles através de seus dispositivos móveis, notebooks, GPS etc.

Um exemplo na prática que você talvez nem perceba é quando passa por alguma rede de fast food e logo em seguida começam a aparecer promoções na tela do seu celular.

Benefícios do Marketing de Proximidade

• Baixo custo para implementar os serviços de localização

• Funcionamento automatizado

• Aumento no alcance do número de pessoas

• Ótimo custo x benefício

14 – Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias voltadas a construir um relacionamento forte e duradouro com o seu nicho.

E seu principal objetivo é fazer do cliente um verdadeiro fã da marca. Sim!

A meta aqui não é realizar vendas mas sim conquistar um lead ou reforçar a fidelização de um cliente antigo.

Benefícios do Marketing de Relacionamento

• Conquista de clientes fiéis

• Redução de custos com publicidade e propaganda

• Comunicação eficaz e direta com o cliente

15 – Marketing Digital

Chegamos ao famoso Marketing Digital, aquele que não sai da boca dos Empreendedores de visão e dos que fazem sucesso. Mas por que será?!

Bom, o Marketing Digital nada mais é do que a promoção de determinado produto ou serviço por meio das mídias digitais, como redes sociais e blogs por exemplo.

Acho que agora você entendeu por que ela é tão falada, não é mesmo?!

Certamente uma das armas mais poderosas de uma empresa é o posicionamento da sua marca frente a essas mídias.

Estratégias do Marketing Digital

• Inbound Marketing

• Marketing de Conteúdo

• SEO

• Campanhas e anúncios pagos

• E-mail Marketing

Como você pode observar, nós já conversamos um pouco anteriormente sobre algumas dessas estratégias.

Fique tranquilo, pois vou falar mais a frente sobre as que ainda não foram mencionadas também.

16 – Marketing Direto

O Marketing Direto é basicamente promover algo a quem você já sabe ter interesse naquele determinado produto ou serviço.

Um exemplo tradicional são as televendas, onde são recolhidos dados de diversas pessoas e, conhecendo seus gostos, tenta vender determinado produto diante do que se soube sobre elas.

Objetivos do Marketing Direto

• Geração de mais leads

• Comunicação direcionada

• Aumento na fidelização de clientes antigos

• Maximiza sua receita

17 – Marketing Indireto

O Marketing Indireto ou Marketing Invisível, como o nome sugere, é uma forma de promover seu produto ou serviço com a maior discrição possível, ou seja, sem que se note claramente a presença dele pelos leads.

Por possuir uma abordagem mais secundária, pois normalmente esse tipo marketing é feito em cenas de filmes, novelas, vídeos no YouTube etc.

Um exemplo clássico é aquela cena do café da manhã em uma novela, onde os protagonistas comentam sutilmente a respeito da marca de algum produto.

Outro exemplo, são as estampas nas camisas dos jogadores de futebol.

Como utilizar então o Marketing Indireto na minha empresa?

• Conheça seu nicho a fundo

• Observe quais as mídias sociais mais utilizadas por seus clientes

• Selecione a mídia ideal para atrai-los

18 – Marketing Multinível

Talvez apenas pelo nome você não saiba do que se trata, mas se eu te der um exemplo de uma empresa que o utiliza aqui no Brasil, você logo vai matar a charada.

O Marketing Multinível foi introduzido e amplamente difundo no nosso país pela marca Avon.

Agora ficou fácil né?!

É exatamente disso que ele trata: revenda de produtos e ganhos por comissão.

Porém, o revendedor não ganha apenas em cima do que vende, mas também dos que trabalham abaixo dele e foram indicados por ele.

19 – Marketing nas Redes Sociais

Se você entende o impacto que as redes sociais podem ter sobre o cliente independente se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, então você vai saber como o marketing aplicado nelas é muito importante.

Para isso, deverá entender como funciona cada uma delas (Instagram, Youtube, Facebook etc.) e traçar a melhor estratégia de acordo com seu nicho.

Como fazer Marketing nas Redes Sociais

• Defina qual será sua meta ao implementar o Marketing nas Redes Sociais

• Crie uma persona e oriente suas publicações de acordo com ela

• Verifique qual a rede social mais utilizada pelo seu público

• Faça o planejamento para obter tráfego orgânico

• Invista em tráfego pago

20 – Marketing Pessoal

Já falei muito aqui sobre técnicas de marketing voltadas diretamente ao público e a imagem da empresa, mas dessa vez falaremos sobre você, o dono do seu negócio, se posicionar e alcançar resultados positivos para seu serviço.

O Marketing Pessoal não é nada mais do que uma estratégia para tornar alguém uma referência em determinado assunto ou área.

Se você possui uma empresa voltada a engenharia, por exemplo, deve saber se posicionar nas mídias a ponto de te enxergarem com autoridade no assunto e depositarem confiança no seu negócio.

Vantagens do Marketing Pessoal

• Propaganda do seu negócio

• Construção de autoridade na sua área

• Reduz custos com outros tipos de Marketing

• Dá uma alavancada na sua carreira

21 – Marketing Promocional

O Marketing Promocional tem como objetivo fidelizar clientes novos e manter a fidelização dos clientes antigos por meio dos famosos “mimos” tão falados nos dias de hoje.

A estratégia é simples: você têm que fazer com que os clientes se sintam especiais, para isso, você oferece vantagens exclusivas como por exemplo: cupons de desconto e cartões de fidelidade.

Casos de sucesso do Marketing Promocional

Então, o hipermercado Carrefour, por meio de seu aplicativo, oferece cupons para os clientes que colocam seu CPF na hora da compra e acumulam pontos.

Ou seja, se você gasta R$ 200,00 em compras, consegue ganhar pontos e trocar por itens pré-estabelecidos pela empresa, como toalhas de banho e até eletrodomésticos.

22 – Marketing Social

O Marketing Social tem como objetivo, ajudar causas sociais, movimentos, ideias e comportamentos.

Você poderá utilizá-lo para promover uma imagem positiva da sua empresa perante os clientes, por exemplo.

Etapas para aplicar Marketing Social

• Conheça a fundo os valores do seu nicho

• Descubra quais são os valores da sua própria empresa

• Alinhe os valores da empresa com os do consumidor

• Observe qual causa social está mais alinhada com seus clientes

23 – Marketing Tradicional

Esse é o verdadeiro Marketing “raiz”! É aquele que vemos nos canais de televisão, rádios, outdoors etc.

Basicamente, sua ideia é atingir o maior número de pessoas possível, ou seja, ele não atua sobre um nicho segmentado.

24 – Marketing Viral

A ideia aqui é ‘viralizar’ algum conteúdo entre as pessoas que compõem o nicho da sua empresa e assim, atrair mais leads para ela.

Sabe aquelas correntes chatas de WhatsApp?! Funciona mais ou menos assim. Você criará determinado material publicitário e o enviará para 20 potenciais clientes, por exemplo. Se 5 procurarem saber mais, já é lucro, certo?!

Como fazer então o Marketing Viral?

• Seja sincero sobre o que sua empresa realmente oferece no conteúdo

• Não crie expectativas falsas

• Produza algo de fácil repasse

• Inove e seja original nesse conteúdo publicitário

25 - Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias destinadas a atrair o cliente até sua empresa.

Mas como isso é feito?! Simples.

Pois, na verdade, o Inbound Marketing engloba o Marketing de Conteúdo, o Marketing nas Redes Sociais, Técnicas de SEO, etc.

E, se você chegou até esse ponto do artigo, já sabe do que estou falando certo?! A ideia é atrair o cliente por meio do encantamento.

26 – Outbound Marketing e suas Estratégias

Esse tipo de marketing é bem parecido com o Marketing Tradicional, ou seja, sua estratégia é mais voltada a tornar determinada marca conhecida do que focar em um nicho específico.

Aqui, serão atingidas grandes massas. Afinal, o marketing é feito por meio de outdoors, canais televisivos, rádios etc.

27 – E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma técnica que faz parte do Marketing Digital responsável por disparar e-mails para um determinado nicho.

Ou seja, é uma ferramenta que você cria sequências de e-mail marketing e envia mensagens personalizadas para toda a sua lista de contatos.

E, normalmente é utilizado quando já se sabe quem é o cliente e qual mensagem deve ser disparada especificamente a ele.

Por exemplo: se você estiver usando boas ferramentas de mensuração de desempenho no seu negócio, então você saberá quando o cliente acessou sua página, se ele interagiu, se comprou etc.

Assim, se ele abandonou o carrinho de compras, por exemplo, o e-mail pode conter uma mensagem como “Continue comprando”.

Eu recomendo a LeadLovers, com certeza uma ótima ferramenta! E se quiser saber mais sobre todas as funcionalidades, clique aqui, pois eu super indico!

28 – Endomarketing

Uma boa estratégia de Endomarketing colabora para a criação e desenvolvimento de um bom lugar para se trabalhar.

Além da motivação e do engajamento entre os colaboradores, traz benefícios tanto para a Empresa, quanto para os colaboradores.

Então, pense comigo: o que adianta você estar disposto a levar seu negócio a outro nível se seus funcionários não estão motivados?!

Pois é, provavelmente seus planos fracassarão.

Por isso é tão importante aplicar o Endomarketing nos dias de hoje.

Basicamente, esse é um tipo de Marketing voltado a construir uma imagem positiva e incentivadora da empresa diante dos seus colaboradores.

E, acima de tudo, têm que ser feito em conjunto com o setor de RH.

Como posso incorporá-lo no meu negócio?

• Ouça seus funcionários: tire um dia da semana para que todos se comuniquem entre si e possam externar o que tem os incomodado.

• Promova benefícios a quem bate metas

• Invista em eventos informais para a equipe

• Deixe o ambiente de trabalho aconchegante e agradável

29 – Mobile Marketing

Esse tipo de marketing se integra perfeitamente com o Marketing nas Redes Sociais, pois seu intuito é criar um relacionamento mais próximo com o cliente por meio de aplicativos.

Então, nada melhor que os aplicativos das redes sociais para isso, certo?!

Saiba utilizá-los ao seu favor fazendo o Mobile Marketing.

Então, não deixe de criar uma página para seu negócio na internet que possa ser acessada perfeitamente nos dispositivos móveis.

Esse é um ponto muito importante.

30 – Vídeo Marketing

Como o próprio nome já diz, esse tipo de Marketing envolve a estratégia de utilizar vídeos para promover determinado conteúdo que atraia seus clientes.

Acredito que seja uma técnica bastante interessante.

Afinal, a maior parte das pessoas hoje em dia, consome muito mais mídias na forma de vídeo do que com imagens ou textos.

Quer comprovar? Basta “dar um Google” no crescimento que o YouTube tem tido nos últimos tempos, por exemplo.

31 – Remarketing

Após ter colocado em prática algum dos tipos de marketing citados aqui nesse artigo, você poderá partir para o Remarketing, ou seja, refazer o marketing em cima do mesmo cliente.

Existem pessoas que se demonstram interessadas em determinado produto ou serviço, mas acabam deixando-o de lado por inúmeras razões.

A função do Remarketing é justamente essa: trazer de volta as suas memórias o que as impactou anteriormente e fazer com que elas tomem a decisão dessa vez.

E ele pode ser feito por meio do envio de e-mails, mensagens em aplicativos ou até telefonemas dependendo do tipo do seu negócio.

Conclusão

Podemos concluir que os Principais Tipos de Marketing e Suas Estratégias citados nesse artigo pode trazer ótimos resultados se for aplicado corretamente, ou seja, entender como eles podem direcionar suas Estratégias.

Se mesmo após ler todo o texto, você ainda não se sente seguro para implementar algum deles, dê uma olhada nos meus outros artigos que falam de alguns especificamente.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você, mas se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar.

E, se você está pensando em montar seu próprio Negócio Online e quer aprender passo a passo todas as estratégias do Marketing Digital, tenho uma super dica para você:

É sempre um prazer poder ajudar!

Até o próximo!

DúCarmona 🐞

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 26/08/2023
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