O Que É Esteira De Produtos – Veja Como Criar A Sua!

A esteira de produtos é um conjunto de soluções utilizados para atender os clientes de maneira suscetível, com o objetivo de atender as suas necessidades e resolver os seus problemas.

De uma maneira mais prática, podemos entender como uma diversidade de produtos digitais que visam entregar, detalhadamente, o que cada consumidor precisa.

Nesse sentido, os produtos podem ser desenvolvidos e divididos em três escalas diferentes:

• Front end;

• Back end;

• High end.

O primeiro caso, chamado de front end, consiste em soluções que são baratas e genéricas, enquanto back end, corresponde ao contrário, pois são soluções caras e com certo grau de profundidade.

Contudo, a high end aponta resultados diferenciados e com alto valor agregado, trazendo soluções específicas e determinadas.

Essa diversidade de recursos é importante para que a sua empresa consiga atender às diversas necessidades de cada cliente, tendo em vista que cada um pode apresentar problemas de mesma natureza, porém, muito distintos.

Assim, para clientes que já possuem certo grau de maturidade em relação ao assunto, existe a apresentação de um produto e para outros clientes que estão em um estágio de novidade, vale a pena apresentar outro tipo.

Portanto, a fim de exemplificação, vamos imaginar que você é afiliado de cursos de marketing digital e cada cliente possui uma pretensão diferente de aprendizado.

Dessa maneira, ao avaliar a questão, ofereça aquilo que irá atender às demandas reais e concretas de cada um.

Além disso, ter a disponibilidade variadas por meio da esteira de produtos pode fazer com que o consumidor passe por cada etapa, buscando se especializar nos produtos oferecidos.

Índice do Conteúdo [ocultar]

• Como Criar Uma Esteira De Produtos?

o 1 - Estude O Mercado

o 2 - Landing Pages

o 3 - Front End

o 4 - Back End

o 5 - High End

• Conclusão

Como Criar Uma Esteira De Produtos?

Para criar uma esteira de produtos é necessário seguir um processo de estudos e de criatividade, visando compreender cada etapa do funil de vendas.

Ademais, é importante analisar de forma estratégica todos os fatores que irão compor o valor agregado, como por exemplo, o esforço, tempo e custo de produção.

Assim, para que você possa criar a sua própria esteira de produtos, vamos te contar um passo a passo importante para concretizar suas ideias.

Veja a seguir!

1 - Estude O Mercado

O primeiro passo para elaborar a sua própria esteira de produtos é necessário estudar o mercado, principalmente, o nicho em que você está inserido.

Dessa forma, avalie o seu público e veja como a concorrência está trabalhando em cima de questões semelhantes para recolher as informações pertinentes e examinar qual é o retorno financeiro.

Afinal, em se tratando de investimentos, perder dinheiro é sempre um prejuízo que queremos evitar, não é mesmo?

Além de analisar o formato da esteira de produtos da concorrência, esteja atento onde você pode se destacar, ou seja, fornecer um diferencial para os consumidores.

2 - Landing Pages

Uma dica interessante para começar a ter destaque em sua esteira de produtos é construindo landing pages, que são links responsáveis pela captação de leads.

Dessa forma, você pode disponibilizar iscas digitais, que nada mais são do que produtos gratuitos, como um e-book, por exemplo, com a finalidade de construir a sua audiência.

Através desse material disponibilizado, os consumidores irão construir um reconhecimento em cima da sua marca, criando o entendimento positivo de que a empresa sabe orientar e possui autoridade sobre determinado assunto.

Portanto, ao disponibilizar a sua isca digital, é essencial garantir uma boa divulgação da mesma, de forma de que atinja ao máximo de usuários.

Através da sua landing page, você irá captar leads, que são informações sobre potenciais clientes e assim, já terá uma série de informações indispensáveis sobre o seu público-alvo.

3 - Front End

Dentro da esteira de produtos, o primeiro que é interessante de ser lançado são os fronts end, que são aqueles mais baratos e que atendem demandas genéricas de sua audiência.

Isso não significa que o seu produto não possua valor por ser genérico, mas sim, aborda sobre assuntos que a maioria das pessoas possuem dúvidas ou problemas relacionados.

Nesse sentido, a divulgação do seu novo produto é importante, portanto, vale a pena investir em anúncios de redes sociais ou aproveitar os dados coletados da landing page para construir estratégias de e-mail marketing.

Quanto ao valor, atente-se aos valores atribuídos pela concorrência por produtos semelhanças e siga aproximadamente essa faixa, tendo em vista que há pouca diferença no que está sendo oferecido.

4 - Back End

O back end é próximo item da esteira de produtos que você deve criar, consistindo em produtos mais específicos, como cursos online ou e-books.

Por consistir em algo mais elaborado, as estratégias de divulgação devem ser mais bem formuladas, a fim de atrair os consumidores, tendo em vista que esse produto é mais caro em relação ao front end.

Portanto, é indicado utilizar, sempre que possível, fórmulas de lançamento, como a criação de vídeos para conduzir os seus seguidores até a finalização da compra.

Além disso, os gatilhos mentais são interessantes quando o assunto é chamar a atenção dos consumidores para a sua esteira de produtos back end, como os gatilhos de:

• Escassez;

• Urgência;

• Exclusividadade;

• Significância;

• Novidade;

• Etc.

Em se tratando de um produto com um pouco mais de aprofundamento, o valor a ser cobrado deve ser maior que os fronts ends da mesma esteira de produtos.

5 - High End

Por fim, o último lançamento da sua esteira de produtos deve ser o high end, que consiste no atendimento de demandas específicas sobre o nicho.

É importante que esteja em último lugar, tendo em vista que é necessário que a sua audiência já possua reconhecimento em sua marca e tenha confiança de que é uma autoridade dentro do mercado.

Dessa forma, as pessoas se sentirão mais seguras a adquirir a sua solução, ao invés da concorrência.

Contudo, devemos ressaltar que esse tipo de produto exige clientes que já possuam um alto grau de maturidade em relação ao assunto em questão.

Nesse sentido, estamos falando de produtos ou serviços que irão resolver determinados problemas, assim sendo, pode se tratar de uma mentoria ou atendimento individualizado.

Por ser algo específico, entre os três graus da esteira de produtos, esse é o de maior custo, já que se trata de um maior nível de envolvimento, dedicação e tempo.

Conclusão

A esteira de produtos é uma excelente forma de elaborar diversos tipos de produtos dentro de um mesmo nicho, atendendo as necessidades de sua audiência, independentemente de seu grau de maturidade.

Entender o seu funcionamento é garantir que o seu negócio respeita e segue as etapas do funil de vendas.

Assim, há uma garantia maior de que você estará atendendo às demandas dos consumidores e aumentando a sua lucratividade final.

Você já trabalhou com esteira de produtos? Conte a sua experiência nos comentários!

Até o próximo!

DúCarmona 🐞

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 26/08/2023
Código do texto: T7870770
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