Nicho De Mercado – O Que É E Como Definir O Seu

Hoje vou falar sobre Nicho de Mercado, o que é e Como Definir o Seu Nicho para trabalhar.

A escolha do nicho é determinante para o sucesso do seu negócio online.

Por isso, nesse artigo, vou te ajudar a escolher seu nicho ideal.

Índice do Conteúdo [ocultar]

• O que é Nicho de Mercado?

o Por Que É Importante a Escolha do Nicho de Mercado Para Trabalhar?

o O que é Subnicho?

• Os 4 Grandes Mercados

o Dinheiro, Negócios, Finanças

o Saúde, Fitness, Emagrecimento, Controle de Doenças

o Relacionamento

o Hobbies e Desenvolvimento Pessoal

• Como escolher um Nicho de Mercado Lucrativo para o seu Negócio Online?

o Círculos essenciais para definir seu Nicho de Mercado Lucrativo

o Faça listas

o Pesquise o Produto

o Ferramentas de Busca Gratuitas

o Pesquise nas Plataformas de Afiliados Nicho de Mercado

o Analise a Concorrência

• Como Definir Seu Nicho de Mercado Ideal?

o Conheça o Público Alvo

o Cliente Ideal

o Persona

• Como Testar o seu Nicho de Mercado?

o Tem Público?

o Há Demanda Nesse Nicho de Mercado?

o Tem Produto?

o Você Se Identifica?

o Utilize As Redes Sociais!

• Conclusão:

O que é Nicho de Mercado?

Nicho de Mercado é uma fatia do Mercado Maior, que representa um grupo de pessoas que tem um problema específico (dor) ou o desejo de conquistar (prazer) algo em comum.

Quando você conseguir identificar um Nicho e saber com qual deles trabalhar, será um grande passo!

Pois, só assim, você estará atuando da forma que consiga atingir o público do seu Nicho e também seus assuntos (dor ou prazer) em comum.

Por Que É Importante a Escolha do Nicho de Mercado Para Trabalhar?

Porque a escolha do nicho de mercado é necessária para definir quem é seu público alvo.

Quando você reconhece seu publico alvo, você cria ‘soluções’ para seus ‘problemas’, sendo assim uma forma mais assertiva de fideliza-lo.

Então, isso é muito importante para obter resultados de sucesso no seu negócio online.

Vamos usar como exemplo, um creme facial e especificamente, para peles oleosas.

Logo, as pessoas que tem esse tipo de pele vão preferir esse tipo de creme.

Você escolhe um nicho, que é uma fatia do mercado maior, e segmenta, em outras fatias, de assuntos mais específicos que seria os subnichos… e dessa forma você também define seu público em categorias.

Assim que você encontrar o mercado, você tem que ‘afunilar’ para encontrar o ponto específico.

Então, percebe como vai afunilando?

Existem muitas ideias de Nicho que você pode atuar, mas vou dar somente um exemplo:

• Mercado: Saúde, bem estar, beleza

• Nicho = Emagrecimento

• Subnicho = Como emagrecer com saúde

O que é Subnicho?

Como já dito, são partes segmentadas de um nicho, ou seja nicho é uma fatia do mercado maior e subnicho é uma parte menor dessa seção do mercado.

Agora, como exemplo, vou dar o nicho de Marketing Digital.

Nicho: Ganhar dinheiro online

Há vários subnichos que crescem todo os dias o numero de pessoas interessadas:

Subnichos, ganhar dinheiro online com:

• Sendo Afiliado

• Com Blog

• Com Google ADS

Se você quer entrar nesse mercado, como Afiliado por exemplo, você vai precisar saber muito, se puder tudo, sobre como ganhar dinheiro online, pois você estará ajudando as pessoas que estão interessadas nesse nicho.

Os 4 Grandes Mercados

Vale lembrar que mercado não é nicho!

Cada mercado trata de um assunto principal e, dentro de cada um deles você vai encontrar vários nichos relacionados a este assunto principal.

Os nichos mais explorados e lucrativos na internet são:

Dinheiro, Negócios, Finanças

É de interesse de todos saber como ganhar dinheiro e cuidar muito bem dele.

Subnichos: empreendedorismo, marketing digital, como ganhar dinheiro, etc

Saúde, Fitness, Emagrecimento, Controle de Doenças

É um conceito muito forte, todos estão interessados em levar uma vida saudável. Então, todos procuram por conteúdo que podem suprir suas necessidades.

Subnichos – beleza, moda

Subnicho de beleza – maquiagem, etc

Relacionamento

É fato que, todo ser humano precisa se relacionar.

Subnicho – casamento, maternidade, sexualidade, etc.

Hobbies e Desenvolvimento Pessoal

Esse é mais ligado ao que você gosta de fazer.

E, já pensou em ganhar dinheiro com o que você ama fazer? Nem vai parecer trabalho…

Subnicho: música, fotografia, culinária, artesanato, etc

E já pensou unir esse nicho com um dos 3 acima? Será muito interessante.

Fazer artesanato (hobby) e fazer uma renda extra (nicho de dinheiro) com artesanato.

Sem contar que ainda podemos ter um terceiro público.

Existem pessoas que se utilizam de um hobby para aliviar o stresse do dia a dia, e acabam encontrando no artesanato uma forma de fazer isso.

Como escolher um Nicho de Mercado Lucrativo para o seu Negócio Online?

Considere seus interesses, o ideal é você escolher um nicho conciliando com suas habilidades e paixões, afinal você vai pesquisar muito, falar muito, produzir muito conteúdo.

Então, o ideal é que você ame o assunto e tenha algumas habilidades ou que tenha muita vontade e disposição para aprender.

Círculos essenciais para definir seu Nicho de Mercado Lucrativo

É simples, você têm que ter paixão ou habilidade pelo assunto e o nicho deve ter um potencial lucrativo.

Jim Collins, monstra no seu livro Empresas Feitas para Vencer, os 3 circulos essenciais para definir seu Nicho de Mercado Lucrativo.

Não adianta você amar o assunto, ou ter muita habilidade, se o nicho não for lucrativo. Entende?

E você não precisa se preocupar, pois, com o tempo, você vai adquirindo novos conhecimentos, habilidades e descobrindo novas paixões e lucrando cada vez mais.

Faça listas

1. Liste suas habilidades

2. Faça outra lista com habilidades que deseja aprender

A ideia das listas é descobrir os segmentos que você possui certa afinidade, assim escolherá um bom nicho de mercado.

Pesquise o Produto

Para ajuda-lo a escolher faça uma pesquisa com as ferramentas do Google, mas especificamente Google Adwords Keyword Planner e o Google Trends, é possível saber quais são as atuais tendências no mercado.

A partir dessas tendências, será possível validar o nicho e estuda-lo.

Então, pesquise as palavras-chave do nicho que você busca e veja nos resultados da pesquisa se tem muita procura, analise.

Ferramentas de Busca Gratuitas

Vou dar algumas ideias de ferramentas gratuitas para ajudar nas buscas: Google (ele mesmo!), Google Keywords Planner, Google Trends e Ubersuggest.

Para que você entenda melhor e até mesmo expanda suas ideias sobre Nicho, faça uma pesquisa com as ferramentas citadas acima, além disso, faça uma busca por ‘palavras chaves’ , como no exemplo abaixo:

Roupas para…

Tudo que aparecer depois de como: trabalhar, trabalhar feminino, trabalhar masculino, etc – são idéias de subnicho

ou

Como emagrecer…

Tudo que aparecer depois de como: saudável, com suco detox, etc – são idéias de subnicho.

Pesquise nas Plataformas de Afiliados Nicho de Mercado

Você pode pesquisar também nas plataformas de produtos digitais.

E as principais são Hotmart, Eduzz e Monettize.

Então, veja o seu nicho e quais produtos tem.

Afilie-se a alguns deles e estude o produto, faça pesquisa, acompanhe os comentários.

Assim, você vai ter maior clareza sobre o produto e sua aceitação.

Acesse a plataforma com seu login e senha.

Depois vá em mercado, como se fosse escolher um produto.

Então, filtre por segmento, o que você preferir, e veja a quantidade infinita de possibilidades… de idéias.

Analise a Concorrência

Antes de iniciar sua estratégia de marketing digital focada em um nicho, pesquise sua concorrência e olhe o que estão fazendo para ganhar dinheiro nesse nicho pois, você precisa ter certeza que sua escolha é de um nicho rentável..

Pesquise em blogs, canais do youtube, facebook, instagram, etc, e analise seus concorrentes.

Assim que fizer isso, veja se será capaz de fazer melhor ou diferente.

Como Definir Seu Nicho de Mercado Ideal?

Agora que você já aprendeu o que é nicho de mercado, deve estar se perguntando: em qual Nicho eu me encaixo?

Depende do produto que você escolheu.

Ou, se ainda só tem uma ideia, pode ser melhor definido pelo Público Alvo.

Daí entra as pesquisas, se aprimorar e viver de muito estudo.

Além de tudo visto até aqui, há ainda alguns pontos que afetam toda estratégia e que são determinantes para definir o seu Nicho:

• Publico Alvo

• Cliente Ideal

• Persona

Conheça o Público Alvo

Você vai precisar conhecer muito bem o seu público, pois é para ele que você vai criar conteúdos e tem que ser relevante, seja para Blogs, Redes Sociais ou Youtube.

O que você têm que saber é qual é o perfil do seu público-alvo e entender suas necessidades e seus desejos.

Público Alvo é uma fatia de toda população que pode ter interesse no seu produto.

Normalmente é definido por dados demográficos, como: idade, sexo, região e classe social.

Cliente Ideal

Como o nome já diz, é o cliente mais perfeito possível para o seu produto.

É a partir das características do público alvo, você ainda define seu melhor engajamento…

É nas redes sociais? Ele vai gostar tanto do seu produto que vai recomenda-lo?

Persona

Persona é uma pessoa imaginária, criado a partir de dados reais, que vai além de sexo, idade ou classe social.

E você saberá seus hábitos, gostos, sua rotina, o que ele consome e como é sua jornada de compra.

Isso tudo te ajudará muito para que você monte uma estratégia segmentada, e também descobrir quais os melhores canais para se comunicar com sua audiência.

Como Testar o seu Nicho de Mercado?

Depois de ter escolhido sua área de atuação, nicho, público e estratégias de comunicação, chegou a hora de você testar o seu produto.

Pois, testando o seu produto, você reduz os riscos do negócio, e trabalha com mais segurança.

Então, para validar/testar seu nicho siga alguns critérios:

Tem Público?

Em suas pesquisas, encontrou público para a palavra chave (assunto a abordar)?

Há Demanda Nesse Nicho de Mercado?

Qual o seu perfil e tamanho do seu público alvo.

Procurou por anúncios pagos? Pois se existe anúncios pagos, isso quer dizer que o produto é rentável para investir em publicidade.

Tem Produto?

Nas plataformas de afiliação, têm vários produtos disponíveis?

Você Se Identifica?

Você se identifica com o produto?

Têm habilidades ou está disposto a aprender até ficar um expert no assunto?

Quais soluções você vai entregar para suas necessidades?

Você têm que encontrar essas respostas, pois só assim vai saber se está no caminho certo.

Utilize As Redes Sociais!

As redes sociais são muito importantes para a pesquisa de mercado, dada a sua abrangência de público.

Então, pesquise a aceitação e como as pessoas recebem a ideia do seu produto.

Conclusão:

Quando você conseguir identificar um Nicho e saber com qual deles trabalhar, será um grande passo, pois você estará atuando da forma que consiga atingir o público do seu Nicho e também seus assuntos (dor ou prazer) em comum.

A escolha do nicho, é necessária para definir quem é seu Público Alvo.

Sendo assim, reconhecendo seu publico alvo, você cria ‘soluções’ para seus ‘problemas’, sendo uma forma mais assertiva de fideliza-lo.

Isso é fundamental para ter resultados de sucesso no seu negócio online.

Mas não se esqueça, você têm que analisar a Demanda e se tem lucratividade, porque nada adianta investir o seu tempo se não for ter retorno do seu trabalho.

E não se preocupe com a concorrência, se há concorrência, é porque alguém já testou, validou e está lucrando nesse mercado.

Você têm que focar no nicho específico, produzir conteúdos relevantes ao interesse e necessidade do seu público, assim você ganha autoridade e sua audiência aumenta.

Deu pra ter uma ideia? Então pratique, defina seu Nicho, faça as buscas de ‘palavras-chaves’ com as ferramentas do exemplo e depois me conte nos comentários se você gostou.

E ai, gostou de saber O que é Nicho? Assim espero…

Se quer saber mais sobre Marketing Digital eu tenho uma super dica para você:

Por hoje é só e, se tiver alguma dúvida ou questão, deixe nos comentários que será um prazer responde-lo.

Dê uma olhada, invista nesse treinamento, pois vale muito a pena!

Vou deixar o link aqui para você, vá lá e aproveite!

Até o próximo!

DuCarmona 🐞

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 26/08/2023
Código do texto: T7870767
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