Marketing Digital – O Que É E Como Alavancar As Vendas
“Marketing Digital é o uso de estratégias para atrair pessoas, através de promoção de produtos ou serviços, seguindo as tendências tecnológicas, estando onde seu público-alvo estiver.”
Antes de falarmos sobre O Que É Marketing Digital temos que falar do Marketing e como ele surgiu.
E se vamos falar de Marketing, não podemos deixar de citar Philip Kotler, que na opinião de muitos, é o maior especialista de marketing:
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro
Antes da Internet o Marketing sempre desempenhou papel muito importante e essencial para empresas/pessoas que se preocupavam em atender as necessidades e desejos de seus clientes.
Daí surgiu os 4Ps do Marketing:
• Produto – criação do produto a ser entregue ao cliente e como ele pode ser usado;
• Preço – estratégias de precificação (custo, entrega e qual valor emocional dele para quem vai adquirir);
• Praça – canais de distribuições, onde o produto será divulgado e encontrado pelo cliente mediante seus hábitos de consumo;
• Promoção – comunicação entre produto/serviço e mercado e melhores lugares para divulgação.
Continuando…
Índice do Conteúdo [ocultar]
• Conceito de Marketing
• Aumento Da Concorrência
• Negócio de Marketing
• (Branding Estratégico) Marca Estratégica
• Marketing na Internet
• A Transformação
• A importância do Marketing Digital
• A Evolução do Marketing
• O que é Marketing Digital e como Alavancar As Vendas!
• Qual O Papel Principal do Marketing Digital?
• Objetivos Do Marketing Digital
• Seu Caminho Para o Sucesso no Marketing Digital
• A seguir, 4 passos para ter sucesso com o Marketing Digital:
o Planejamento
o Ferramentas Estratégicas
o Crie um Blog...
o Mantenha-se Informado E Atualizado.
• Conclusão - Marketing Digital, O Que É E como Alavancar as Vendas
Conceito de Marketing
As idéias sobre o Marketing, começaram durante o tempo da Revolução Industrial, no final do século XVIII até o século XIX.
Nessa fase houve uma rápida mudança social devido as inovações nas industrias cientifica e tecnológica, ficando claro para o consumidor ser mais fácil comprar do que fazer as coisas.
Com o crescimento do mercado consumidor, cresceu também o esforço para atender suas necessidades e uma abordagem mais sofisticada para informá-los sobre os produtos.
Aumento Da Concorrência
A concorrência no mundo dos negócios aumentou muito do início do século XX até o final da década de 40, sendo necessário para aumentar as vendas, usar estratégias de marketing competitivas agregando valores para o consumidor.
Com o aumento da concorrência também levou à necessidade no aumento de produção, quotas do mercado em todos os setores, métodos de distribuição e tipos diferenciados de comunicação com o consumidor.
Então, ficou muito claro que para persuadir os consumidores, era preciso provar que o produto de uma Empresa era melhor do que o mesmo produto da outra Empresa.
Negócio de Marketing
A partir da década de 60, com a saturação do mercado e da concorrência, a necessidade de ter e manter clientes exigia especialistas na área de Marketing Direto com o único objetivo de comercializar os produtos ou serviços de uma empresa e a satisfação dos clientes.
Depois, a Gerencia de Marketing percebeu que teria que ser parte essencial do sucesso dos negócios e para isso, seu foco se voltou aos planejamentos estratégicos para determinar custos, métodos utilizados para comunicação com os consumidores a fim de informar sobre produtos/serviços e muito mais.
(Branding Estratégico) Marca Estratégica
Foi durante os anos 90 que o mundo do Marketing começou a se transformar.
A partir da criação de um produto ou serviço, instantaneamente a marca foi desenvolvida.
As Empresas começaram a perceber que os produtos tinham que ser de alta qualidade para que pudessem criar uma marca melhor para eles e assim, , expandir sua reputação.
Logo, o Marketing juntamente com a Internet, se popularizou dando inicio à transformação.
Marketing na Internet
Com o “ boom” da internet, os sites passaram a ser uma ferramenta essencial de um mundo globalizado.
No final dos anos 90, começaram a surgir sites de empresa, produzindo conteúdos para web e links patrocinados, dando os primeiros passos em Marketing Digital.
Assim, as Empresas perceberam a necessidade de entrar nesse mundo digital, para acompanhar o mercado e não ficar para trás.
E as primeiras ferramentas de busca, como o Yahoo e o MSN foram surgindo, e na década seguinte o Marketing Digital ganhou força, com o Google e as Redes Sociais.
E diferente do que era antes, através do Marketing Digital, hoje as empresas não abordam mais o cliente, elas são procuradas.
A Transformação
Como vimos até aqui o Marketing Digital e sua popularização, só aconteceu no inicio de 2000.
A partir daí, uma nova categoria de Marketing surgiu: o Marketing Digital., que diferente do Marketing Tradicional, não estava mais só preocupado em preço e funcionalidade do produto, mas acima de tudo, focado na satisfação do cliente.
Com isso, o comportamento do consumidor mudou também, pois além de querer suprir suas necessidades, agora eles começaram a consumir com base em suas emoções e vontade.
E foi aí que as marcas entenderam e passaram a investir cada vez mais em produtos que dispertassem a emoção do consumidor.
Se o Marketing já era ‘tudo’ no mundo dos negócios, imagine agora…
Adicione a internet ao Marketing Tradicional, essa é a grande essência do Marketing Digital.
A importância do Marketing Digital
Em 2007 até os dias de hoje, com o desenvolvimento do smartphone, a grande maioria das pessoas estão conectadas.
E é aí que o Marketing digital age, impactando positivamente essas pessoas, gerando um maior numero de produtos e soluções para suprir suas necessidades.
E cada vez mais pessoas estão online, e cada vez mais o Marketing Digital se torna mais atrativo.
A Evolução do Marketing
Esse vídeo, na minha opinião, é muito bom! Mostra de uma maneira simples a Evolução do Marketing e sua Transformação no Brasil e no Mundo!
O que é Marketing Digital e como Alavancar As Vendas!
Se você quiser se inteirar mais, este conteúdo no Wikpédia é longo, mas muito bom!
Wikpedia: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Bom, depois de tanta pesquisa, leitura … entendi:
“Marketing Digital é o uso de estratégias para atrair pessoas, através de promoção de produtos ou serviços, seguindo as tendências tecnológicas, estando onde seu público-alvo estiver.”
Logo, o Marketing digital só acontece em canais online.
Qual O Papel Principal do Marketing Digital?
Seu principal papel é, através do uso de diferentes estratégias, desenvolver e fortalecer as marcas e atrair e fidelizar novos clientes, tendo como resultado, o aumento das conversões em vendas.
Para ter resultado, é preciso saber adequar as estratégias de Marketing ao seu Nicho/público.
Ah! Hoje eu não consigo imaginar minha vida sem a Internet. Eu e todo mundo né?
Você tem que estar ‘conectado’, atualizado e estudar sempre!
Alguns, como eu, que trabalham com Negócio Online, dependemos totalmente da Internet.
Sem contar que vivemos na era da informação digital, e cada dia mais as pessoas ‘vivem’ conectadas.
E esse comportamento é o que faz com que o marketing digital seja ainda mais atrativo.
O Marketing Digital está em constante evolução, é dinâmico e nos desafia o tempo todo.
“Essa é a grande magia do Marketing Digital e sua essência…”
Objetivos Do Marketing Digital
O Marketing Digital têm como objetivo gerar resultados para empresas, marcas e pessoas.
Alguns exemplos:
• Desenvolver e fortalecer as marcas
• Criar autoridade sobre um determinado assunto;
• Obter mais engajamento de site ou mídia social
• Atrair novos clientes;
• Fidelizar clientes;
• Maior visibilidade da marca e dos produtos e serviços;
• Relacionamento com os consumidores;
Se antes a ajuda do vendedor era primordial para persuadir o cliente a escolher e comprar o produto, hoje, com o Marketing Digital, o processo de vendas mudou totalmente.
Pois hoje, o cliente pesquisa sobre a qualidade do produto no Google.
E devido a esse comportamento, as empresas estudam várias estratégias específicas para se comunicar com o cliente através do Marketing Digital.
Seu Caminho Para o Sucesso no Marketing Digital
Quando você entende todo potencial que a Internet é capaz de trazer através do uso de ferramentas e recursos disponíveis, você terá grandes resultados e estará a um passo do Sucesso.
A seguir, 4 passos para ter sucesso com o Marketing Digital:
Planejamento
Trace um planejamento!
Esse é um pilar fundamental para quem deseja ter Sucesso por meio do Marketing Digital.
Para traçar um plano de Marketing e ter o resultado que espera, você tem que estudar muito bem o público que você quer alcançar.
Tem que saber onde ele está, entender suas dores, necessidades e desejos.
Então, utilize as Redes Sociais e Plataformas e descubra onde ele está e qual linguagem essas pessoas utilizam para você aplicar em seus conteúdos.
Logo, você tem que estar onde seu público está e utilizar a linguagem deles para se comunicar.
No final, esse plano também é muito importante para você acompanhar resultados e avaliar as métricas.
Ferramentas Estratégicas
Para atingir o sucesso com um planejamento mais assertivo, é imprescindível o uso correto das melhores ferramentas disponíveis no mercado.
Para atingir o sucesso com um planejamento mais assertivo, é imprescindível o uso correto das melhores ferramentas disponíveis no mercado.
As ferramentas estarão contribuindo para atingir seus objetivos, seja por meio de ferramentas, estratégias e táticas para tornar a campanha de marketing digital um sucesso.
Crie um Blog...
Ter um blog é muito importante, pois é através dele que você se comunica com seu nicho e, por ele, serão apresentadas todas as informações relevantes, com intuito de atrair mais e mais visitantes (possíveis potenciais clientes) para o seu blog.
Um Blog otimizado e bem divulgado é uma ótima estratégia de marketing digital. Afinal, atrai clientes e prospects, gera tráfego, aumenta a autoridade e a conversão em vendas.
Mantenha-se Informado E Atualizado.
Se você deseja ter sucesso usando o Marketing Digital, fique atento às mudanças rápidas que o mundo online impõe e seja um diferencial para estar sempre à frente de seus concorrentes.
Trace um planejamento, utilize ferramentas e estratégias assertivas, se comunique com o seu público através de seu Blog e absorva informações sobre o mundo online diariamente…
O Marketing Digital transforma o seu Negócio e você pode conquistar o mundo através da Internet.
Conclusão - Marketing Digital, O Que É E como Alavancar as Vendas
Marketing Digital é o uso de estratégias para atrair pessoas, através de promoção de produtos ou serviços, seguindo as tendências tecnológicas, estando onde seu público-alvo estiver.
Para ter sucesso no seu Negocio Online, você precisa de objetivos específicos de marketing digital que devem estar alinhados e ser relevantes para seu Nicho/Publico Alvo.
E tem que estar sempre ‘conectado’ às mudanças, estudar e pesquisar muito e sempre!
Se você pesquisar no Google, têm muito conteúdo gratuito na Internet que vai aparecer ‘trocentas’ opções.
Mas se você quer encontrar o caminho mais assertivo e de sucesso garantido, tem que realmente estar preparado.
E se quer estar preparado para usar todas as estratégias do Marketing Digital e ainda se capacitar a criar outras novas, e ter resultado de Sucesso no seu Negócio Online, é primordial que você tenha um ótimo treinamento de Marketing Digital.
E eu tenho uma super dica para você:
#Dica Extra
A transformaçao digital vem trazendo inovação e reinvenção para os Mercados. E como saber o quanto esta transformação pode impactar no seu Negócio? Temos que estar preparados, atualizados com as melhores informações e ferramentas.
E no meio a toda essa transformação, surgem tantas informações falsas, fórmulas mágicas que faz você ganhar dinheiro dormindo! Isso não existe!
É como em qualquer profissão. Temos que investir em cursos, treinamentos. E foi o que fiz.
Depois de muitas pesquisas, estudo e principalmente foco, escolhi o meu mentor Alex Vargas e o seu treinamento Formula Negócio Online.
Foi o curso que escolhi para me tornar uma especialista na minha área.
É o melhor treinamento que há no mercado hoje em dia, para quem quer se tornar um Empreendedor Digital de Sucesso e melhor ainda, atingir a independência financeira de uma vez por todas!
Você aprende, no formato passo a passo, como iniciar seu negócio digital começando absolutamente do Zero.
Quer conhecer o Treinamento? Vou deixar o link aqui para você, vá lá e aproveite!
E ai, gostou de saber o que é Marketing Digital?
Até a próxima!
DúCarmona 😁🐞