Marketing De Afiliados: O Que É E Como Se Tornar Um Afiliado Digital De Sucesso

Marketing de Afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos/serviços de terceiros.

O trabalho do Afiliado é atrair e persuadir o cliente em potencial, para que efetive a compra, e como resultado, em troca pela venda, o afiliado é comissionado.

Uma das estratégias mais eficientes de Marketing Digital, é sem dúvida nenhuma a do Marketing de Afiliados.

E é acima de tudo, uma das formas mais poderosas de gerar Renda Online, quer seja através de um Blog e/ou publicações em Redes Sociais.

O Marketing de Afiliados, é muito mais atrativo para o Produtor (criador) de um Infoproduto (ou produto digital), como por exemplo, um Livro Digital, um Curso Online e outros itens digitais.

Porque mais atrativo?

Por que o Produtor tem o trabalho uma única vez de criar o produto e as vendas acontecem, se multiplicam através de um Programa de Afiliados.

Esse processo se chama Renda Passiva.

Você ganha dinheiro até enquanto dorme. Um sonho né?

Por outro lado, se você não tem o produto, você pode escolher e promover produtos de terceiros ganhando comissões pelas vendas.

Dessa forma, o Afiliado não precisa ter uma grande ideia ou o trabalho de criar um produto que servirá ao seu Público.

O Afiliado pode divulgar produtos de terceiros em um Blog, em Redes Sociais ou Anúncios e ser comissionado por cada venda.

É simples começar no Marketing Digital, primeiro você tem que entender bem o que é, depois como utilizar as Estratégias corretas e, finalmente, fazer o Marketing de Afiliados de uma forma que realmente atenda seu público.

Você vai encontrar neste artigo os principais motivos que me trouxeram até aqui.

Índice do Conteúdo [ocultar]

• O Que É Marketing de Afiliados

• Como se Divide O Marketing de Afiliados?

o Produtor

o Afiliado

o Cliente

• Veja Como cada parte se Beneficia do Marketing de Afiliados:

• Benefícios do Marketing de Afiliados

• Vantagens e Desvantagens do Marketing de Afiliados

o Vantagens de trabalhar com Marketing de Afiliados

o Desvantagens de trabalhar com Marketing de Afiliados

• Como se tornar um Afiliado Digital de Sucesso

• Principais Plataformas Brasileiras Para Fazer Marketing de Afiliados

o Hotmart

o Eduzz

o Monetizze

• Tipos de Divulgação/Remuneração para Afiliados

o Custo por Clique (CPC)

o Custo por Ação (CPA)

o Custo por Mil Impressões (CPM)

o Custo por Venda (CPV)

o Custo por Lead Válida (CPL)

o Custo por Formulário (CPF)

• Canais de Divulgação de um Produto

o Redes Sociais

o E-mail Marketing

o Blog

• Conclusão

• Dica

O Que É Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é na verdade um modelo de negócios que sempre existiu (Representante Comercial), a diferença é que tudo acontece no meio digital.

É uma das estratégias mais eficientes de Marketing Digital, que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação para que alcançe os consumidores.

O Marketing de Afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo um ou múltiplos produtos, de outras pessoas/empresas.

E, depois, tentar atrair e convencer os Clientes em potencial sobre o produto que você está representando para que, finalmente, efetivem a compra.

Existem duas maneiras de se envolver no Marketing de Afiliados: como Produtor ou Afiliado.

Mas hoje, vamos focar em como fazer o Marketing de Afliados, como Afiliado Digital.

Como se Divide O Marketing de Afiliados?

Produtor

O Produtor é o criador do produto digital/infoprodutos (ebook, cursos). Ou seja, ele é especialista em um determinado assunto que pode ser útil para outras pessoas e por isso, resolve compartilhar.

E para compartilhar seu conhecimento o produtor cria um curso em vídeo aula, ou um e-book digital e assim, disponibiliza na internet pra ser comercializado.

Afiliado

Através de uma estrutura digital, o Afiliado é responsável pela divulgação do produto e o seu trabalho é atrair e persuadir o cliente em potencial, para que efetive a compra.

E como resultado, em troca pela venda, o afiliado é comissionado.

Cliente

O Afliado divulga o Produto para o Cliente em um canal mais apropriado, como por exemplo; em uma rede social, blogs e sites.

Então, quando o cliente, segue o seu link de afiliado e compra o produto, o Produtor e o Afiliado compartilham o lucro.

O cliente faz o Sistema de Afiliados acontecer!

Ou seja, sem venda não têm comissão, nem compartilhamento e nem transformação.

Veja Como cada parte se Beneficia do Marketing de Afiliados:

Quando feito da maneira certa, o Marketing de Afiliados pode ser vantajoso para ambas as partes:

• O Produtor, que a partir do trabalho de divulgação do Afiliado, realiza a venda;

• O Afiliado, através do seu link exclusivo utilizado na divulgação, é comissionado com um valor de até 80% (percentual definido pelo Produtor);

• E o Cliente com o Produto, que com certeza será a solução para o seu problema.

Mas, o mais importante é a confiança que você desperta em sua audiência/público.

Os conteúdos relevantes que crio para meu Blog, insiro meus links de Afiliado. Vou citar alguns exemplos.

E quando o visitante clica no link ele é direcionado para o produto.

Ou, quando clicar na imagem abaixo:

Utilizo dessas estratégias em todas as Ferramentas que utilizo em meu Blog.

Se são boas a ponto de eu utiliza-las aqui, no Meu Blog, então acredito que serão boas para você também!

Benefícios do Marketing de Afiliados

Uma das principais vantagens do Marketing de Afiliado é que ele traz benefícios tanto para a Empresa (produtor) quanto para o Afiliado.

Essa estratégia de Marketing tem um potencial muito grande para a Venda, pois o tipo de propaganda utilizada além de oferecer o produto/serviço, gera valor para o Cliente.

Pois, tem relevância para o público que acompanha o produtor de conteúdo, gerando mais vendas e fidelidade dos clientes.

E a melhor noticia é que a adesão às Plataformas de Afiliados, na maioria, é gratuita, como da Hotmart, Eduzz e da Monetizze.

Em qualquer canal digital, como Blog, e-mail marketing, redes sociais, dá pra fazer Marketing de Afiliados, basta gerar tráfego e criar engajamento.

Vantagens e Desvantagens do Marketing de Afiliados

Para a maioria dos Empreendedores Digitais, o Marketing de Afiliados é onde tudo começa.

Por um lado se tornar um Afiliado, executando o marketing corretamente, você pode vender muito.

Mas, por outro lado, o Afiliado precisa percorrer um caminho árduo, cheio de incertezas, erros e acertos, mas também de muitos aprendizados.

Abaixo você pode conhecer e se preparar melhor para o Marketing de Afiliados.

Vantagens de trabalhar com Marketing de Afiliados

#1 – Baixo investimento

Trabalhar como afiliado, não exige grande investimento de dinheiro nem de tempo.

Todas as ferramentas que você necessita para começar no Marketing de Afiliados, tem disponível gratuitamente: inscrição nas plataformas e programas de afiliados e canais para divulgação do produto.

E conforme seu crescimento, você pode pagar para ter algo mais profissional e com maior resultado, como investir em Temas, Plugins, anúncios…

Como Afiliado Digital, você não precisa investir em estoque, nem construir uma estrutura física, não no inicio.

#2 – Você é seu próprio Chefe

Além de traçar suas estratégias de vendas, escolher o nicho, produtos e os canais de divulgação, você também decide quanto tempo vai investir no seu trabalho.

Você pode começar com uma renda extra, apenas algumas horas diárias, ou até mesmo como seu negocio principal, investir mais tempo e estudar mais.

#3 – Flexibilidade de local e horário

Você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, basta ter um computador e uma conexão com a internet.

E o melhor de tudo, sem chefe, sem trânsito.

#4 – O Afiliado não precisa criar um produto

No Marketing de Afiliados, você não tem o trabalho de criar o produto, basta escolher um produto relacionado com o Nicho de mercado que você optou.

Esses produtos, inúmeros deles, estão disponíveis nas plataformas de afiliação. Basta escolher quais e fazer a divulgação em seus canais digitais.

#5 – Não precisa ser um especialista

Para começar, você só precisa ter algum conhecimento sobre o assunto do seu nicho, pois precisa escolher o produto certo para recomendar a seu público.

Tudo o que você precisa saber têm disponível na Internet, voce só tem que pesquisar (Google) e estudar muito.

É muito fácil encontrar materiais de Marketing Digital para estudo, principalmente da estratégia de Marketing de Afiliados.

Mas se você quer ser um especialista no assunto, se tornar um profissional e gerar muito lucro, meu conselho é que você invista em um Treinamento.

#6 – Muitas Opções de Trabalho

Independente do nicho que você escolher, sempre vai ter um programa de Afiliado para rentabilizar o seu negócio.

#7 – Não têm Pós Vendas

Como afiliado, você não precisa dar suporte ao cliente, pois o atendimento, configuração de pagamentos, acompanhamento de vendas, etc, é feito pelo Produtor.

O seu contato com o Cliente será através da produção de conteúdo relevante e utilização do produto.

O que o Afiliado precisa é focar na geração de tráfego para às páginas de venda dos produtos que está divulgando e assim, realizar vendas.

#8 – Você pode acompanhar os resultados em tempo real

Através da plataforma de afiliação, você acompanha em tempo real, as suas métricas, como: quantidade de formulários preenchidos, de cliques, de leads gerados, vendas, etc.

Dessa forma, vai ajuda-lo a utilizar os caminhos certos em suas campanhas.

Desvantagens de trabalhar com Marketing de Afiliados

#1 – Os resultados não são imediatos

Se você escolheu trabalhar com Marketing de Afiliados, saiba que exige muito esforço e paciência, pois os resultados são demorados.

Porque para gerar a quantidade de tráfego necessária para um resultado lucrativo, leva muito tempo.

No inicio, em alguns casos, você vai precisar fechar muitas vendas para começar a ganhar dinheiro… mas não desanime.

Mas essa demora em resultados é compensada pela estrutura que você vai criando, sólida e que em longo prazo você terá ótimos resultados.

#2 – Você precisa investir em conhecimento

Embora você não precise ser um especialista na área de Marketing de Afiliados, como disse nas ‘vantagens’, para que seu trabalho dê certo, você precisa entender um pouco de:

• Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: O Afiliado têm que ser totalmente focado na geração de tráfego para às páginas de venda dos produtos divulgados. E, para gerar tráfego orgânico, a divulgação é feita através de produção de conteúdos relevantes e, para o tráfego pago, através de anúncios.

• Publicidade: Para trabalhar com anúncios, o Afiliado vai precisar entender sobre publicidade, pois têm que utilizar determinadas ferramentas como o Google AdWords.

• Blogs: O Afiliado não precisa entender de programação, principalmente se você utilizar o WorPress , que é uma plataforma intuitiva, para construir o seu Blog. Mas vai precisar entender sobre plugins, links, estratégias de SEO e criação de conteúdo. Vale muito a pena investir nesses conhecimentos.

#3 – É necessário se adaptar rapidamente

Para ter bons resultados você precisa estar sempre bem atualizado.

As regras mudam constantemente, tanto em redes de publicidade, como em algumas plataformas que não permitem campanhas de e-mail marketing ou publicidade em redes sociais.

É necessário estar sempre atualizado para alcançar bons resultados.

#4 – Existem cronogramas de pagamentos

Para o Afiliado que está iniciando, é bom saber dessa desvantagem para não ser pego de surpresa.

Em alguns Programas de Afiliados tem um valor de vendas a atingir para que você possa sacar as comissões.

Como por exemplo, o Goolgle Adsense só libera pagamentos de comissões a partir de $70 dólares.

Como se tornar um Afiliado Digital de Sucesso

Para se tornar um Afiliado Digital de Sucesso, você tem que fazer o cadastro nas principais plataformas.

Como já disse, há varias plataformas, tanto para produtos físicos como para produtos digitais. Mas, vamos falar das principais.

Principais Plataformas Brasileiras Para Fazer Marketing de Afiliados

A Plataforma de Afiliação cuida de toda logística, que envolve desde homologação do produto, até sua conversão.

Vou citar três principais Plataformas de Produtos Digitais do Mercado Brasileiro:

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma pioneira nessa modalidade de Afiliados no Brasil.

Importante dizer que na Hotmart somente é possível trabalhar como afiliado digital, pois não tem produtos físicos.

A Hotmart também oferece produtos com comissões que chegam a 80%, o que é uma grande vantagem para o afiliado. Clique para se cadastrar na Hotmart

Eduzz

A Eduzz têm feito um excelente trabalho, é uma plataforma mais recente e é um Programa de Afiliados com funcionamento similar ao da Hotmart.

Além de produtos digitais trabalha também com produtos físicos. E a comissão é paga para os Afiliados, a partir de dois dias após a realização da venda. Clique para se cadastrar na Eduzz;

Monetizze

A Monetizze é uma terceira opção de Plataforma de produtos digitais, com o funcionamento similar às anteriores. Também possui produtos físicos para se afiliar.

A Monetizze oferece diferentes tipos de comissão para o afiliado escolher.

Entre esses tipos de comissão estão os pagamentos recorrentes, a venda única e as remunerações progressivas. Clique para se cadastrar na Monetizze;

Recomendo que você se cadastre nas três Plataformas, e se torne um Afiliado.

Assim, você pode escolher os produtos de diversas categorias, o que será muito bom.

Para o afiliado não há custo algum, mas para o produtor têm um custo administrativo

Se quiser maiores informações sobre “trabalhando como afiliado”, acesse e veja exatamente o que fazer.

Esta foi a modalidade que escolhi para meu sucesso como Empreendedora Digital no Marketing de Afiliados.

E foi o que transformou a minha vida e da mesma forma, quero te ajudar para que transforme a sua também.

Tipos de Divulgação/Remuneração para Afiliados

No mercado de Marketing de Afiliados, cada Programa de Afiliados mantem um formato para remuneração dos Afiliados variando de acordo com o objetivo de Marketing da empresa ou do produtor.

Só como exemplo, o Marketing de Afiliados voltado para geração de leads é diferente daquele focado na conversão, embora ambos visem lucro.

Então, dependendo do formato, o Afiliado adota uma estratégia diferente de divulgação.

Por isso ao ingressar nesse mercado, você deverá escolher o modelo de comissão mais apropriado para a sua estratégia de marketing.

É muito importante ter em mente quais são os formatos utilizados para a remuneração, o que segue abaixo:

Custo por Clique (CPC)

Neste modelo, toda vez que o usuário clicar o Afiliado é comissionado.

Quando o usuário clica no anúncio, em qualquer lugar que ele está sendo vinculado (blog, site, redes sociais), o Afiliado é comissionado pelo produtor ou empresa, já no clique.

Em Blogs com bastante tráfego, a remuneração do Afiliado é muito boa.

O valor do clique é fixo, mas pode variar dependendo do anunciante.

Custo por Ação (CPA)

Um dos mais conhecidos e eficazes modelos de comissão em Marketing de Afiliados é o modelo de custo por ação.

É quando o usuário além de clicar no anúncio, ele realiza uma ação específica que pode ser o preenchimento de um formulário, uma solicitação de orçamento ou efetuar a compra na página de destino do anúncio.

Neste caso, a comissão paga é contabilizada de acordo com as ações realizadas pelo usuário.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Esse tipo de divulgação é utilizado apenas para anúncios em formato de banner de publicidade.

Toda vez que o usuário clicar no banner do anúncio, é contabilizado e a remuneração só será paga quando o anúncio alcançar mil visualizações.

Custo por Venda (CPV)

Novamente falo em remuneração por ação específica.

Ou seja, toda vez que o link do Afiliado compartilhado gerar venda, o afiliado recebe uma comissão fixa ou percentual do valor total.

O Afiliado precisa ter uma audiência razoável, divulgar muito em todos os seus canais de comunicação, e bastante influência e credibilidade para daí conseguir a conversão (venda).

Custo por Lead Válida (CPL)

Nesse modelo, é quando o usuário depois de clicar, realiza uma ação, como preencher um formulário com seus dados de contato gerando assim, valor para o anunciante.

Ou seja, o afiliado recebe uma comissão por cada ação válida do usuário que gere valor para o anunciante como por exemplo, quando o visitante é convertido em lead (usuário que demonstrou interesse pelo produto).

Custo por Formulário (CPF)

Nesse formato o afiliado é remunerado quando o usuário preencher um formulário do anunciante. Ele recebe por cada formulário registrado.

Agora você já sabe as métricas de marketing para mensurar a performance da sua comunicação, ou seja, se ela chega até o público da forma esperada.

Basta saber escolher qual a melhor métrica a ser aplicada em sua estratégia.

Canais de Divulgação de um Produto

São inúmeros os canais de comunicação e divulgação com seu público-alvo, vou citar alguns que você pode utilizar aplicando estratégias de marketing de Afiliados, ok?

• Redes Sociais

• E-mail marketing

• Blog

Redes Sociais

As redes sociais são muito eficientes para o Marketing de Afiliados, isso é devido ao poder de influência que o produtor de conteúdo tem sobre seus seguidores.

Nas redes sociais, o afiliado, através de conteúdo de qualidade, divulga seu produto, influencia o público e tem como resultado um alcance enorme de possíveis clientes

Os influenciadores digitais, que atuam no Instagram fazendo publicidade para marcas do Nicho de sua atuação, geram muita renda através dessa estratégia.

Além do Instagram, as redes que também são utilizadas para publicidade de produtos e anúncios são o Facebook, Youtube, o Twitter e o Pinterest.

Antes de fazer qualquer investimento, você precisa descobrir onde seu público-alvo está e em qual rede social gera maior engajamento.

O engajamento é muito importante, pois ele potencializa a conversão.

Principalmente se o formato do anúncio pede uma ação do usuário (ex.: CPL ou o CPA), a conversão de leitores em leads e leads em clientes, será muito mais fácil.

As redes sociais aproximam afiliados e público-alvo.

Escolha os produtos que você tenha conhecimento para que possa passar maior credibilidade, dessa forma estará conquistando a confiança do seu público-alvo.

E-mail Marketing

Não é verdade que o e-mail marketing não é mais utilizado, ou que não gera mais resultados ou que ele morreu…

O e-mail marketing ainda é muito utilizado para divulgação de um produto e/ou serviço e ainda vai continuar sendo por muito tempo.

Trata-se de uma estratégia simples e eficaz, pois através de uma base sólida de e-mails, o afiliado entrega conteúdo relevante a seus leads, aprofundando seus conhecimentos sobre o produto.

O Afiliado deixa claro para seu futuro cliente que não está só interessado na venda do produto, mas também em entregar conteúdo relevante, agregando valor à sua jornada de compra.

Essa abordagem não é invasiva nem inconveniente, pois a partir do momento que o usuário deixa seu e-mail em troca de algum material interessante que o Afiliado disponibiliza, ele permite ser contatado.

Dessa forma o afiliado ganha confiança e credibilidade e constrói um relacionamento a longo prazo com seus leads, até convence-los que será o seu produto a solução dos seus problemas.

Como você pode ver, o e-mail marketing ainda é uma ótima estratégia de Marketing para divulgação.

Blog

Eu acredito que, um dos principais canais digitais para fazer Marketing de Afiliado é sem dúvida nenhuma um Blog.

E um dos principais benefícios é a liberdade editorial para divulgar. Você pode escrever o que quiser…

E, além disso, pode construí-lo como você quiser, com as várias opções que pode aplicar para deixar seu blog com a cara da identidade visual da sua marca e nicho.

Porque você tem o controle e é dono do seu próprio espaço.

Ao contrário de quando você está em uma plataforma de terceiros, como por exemplo, o Facebook.

Caso você desrespeite as regras impostas pelo dono, você é bloqueado e até banido… e o seu trabalho, o seu negócio construído? Já era, vai ter que recomeçar…

No seu Blog, é muito importante também, trabalhar com Marketing de Conteúdo, e ter uma estratégia de produção focado em atrair, engajar, converter potenciais clientes e fideliza-los.

Você pode monetizar o conteúdo do seu blog:

• relacionando o conteúdo com o produto ao qual você se afiliou;

• Inserindo banners nas laterais e final das página;

Quanto mais valor você entregar ao seu público-alvo, através da produção de conteúdos relevantes, mais tráfego orgânico você vai atrair.

Mais tráfego, mais vendas!

Mais uma dica, você tem que conseguir audiência para seu Blog, invista em uma estratégia de SEO (Otimização de conteúdo para mecanismos de buscas), assim ajudará a atrair mais tráfego.

Já disse, o afiliado é focado em geração de tráfego, sem tráfego, sem venda.

Conclusão

Você viu nesse artigo que o Marketing de Afiliados gera ótimos resultados.

E que há 2 maneiras de começar no Marketing de Afiliados: como Produtor ou Afiliado.

E também que todos envolvidos são beneficiados: Produtor, Afiliado e o Consumidor.

Como Produtor você tem que criar um produto e fazer a parceria com quem vai promove-lo, ou seja, com o Afiliado.

O caminho mais fácil para fazer um negócio online é se tornar um Afiliado, através das Plataformas de Afiliação.

Entretanto, mais fácil não quer dizer ‘não fazer nada’, tem que estudar muito, e trabalhar duro!

Ou seja, tem que ter foco, disciplina, determinação, persistência… e não desistir!

Além disso, têm que praticar e acompanhar os resultados, praticar e acompanhar os resultados… estudar, praticar e acompanhar os resultados, sempre!

O segredo para o sucesso no Marketing de Afiliados está sobretudo em conquistar a confiança do seu público-alvo.

Um afiliado motivado é capaz de gerar ótimos lucros!

Mas, recomende apenas produtos relevantes, que ofereça valor verdadeiro.

Entregue o que seu público precisa!

Mas não entregue apenas um produto, entregue a transformação que esse produto vai fazer na vida dele…

Entende?

Por isso é muito importante a escolha do produto…

O Marketing de Afiliados é uma solução ideal para quem quer alcançar a liberdade financeira, obter uma renda passiva no conforto de sua casa, perto de sua família, com seus próprios horários…

Dica

Tem muito material disponível na Internet para estudo, mas sugiro que se aprofunde através de algum curso, que você aprenda realmente sua profissão.

Porque não adianta tentar sem ter uma base firme (eu tentei anteriormente e não consegui), o risco de não dar certo será maior e ninguém têm tempo nem dinheiro a perder né?

E ai, gostou de saber o que é Marketing de Afiliados?

Se quer saber mais dicas de como ter um Negócio Digital de Sucesso eu tenho uma super dica para você.

Agora você já sabe o caminho!

Até a próxima! 🙂

DúCarmona

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 23/08/2023
Código do texto: T7868293
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