Funil De Vendas – O Que É E Como Construir Um

O Funil de Vendas, também conhecido como pipeline, é um sistema estratégico que revela o trajeto do cliente desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

Essa estratégia é formada por diversas etapas e gatilhos com a intenção de dar suporte a toda a jornada de compras o que acaba trazendo maior sucesso quando o assunto é determinar cada vez mais vendas.

Uma das principais formas de se iniciar um funil de vendas é analisar mais a fundo toda a jornada de compra do público alvo de uma determinada empresa ou produto.

Dessa forma você consegue analisar as áreas de Marketing e Vendas, trazendo então uma estrutura muito mais realista para as suas abordagens com relação a esse processo.

Deste modo, todas as etapas do Funil de Vendas devem estar diretamente conectadas as fases da Jornada de Compra.

Então, traremos aqui cada uma delas de forma detalhada para facilitar o entendimento desta metodologia.

Além de destrinchar melhor os principais pontos desta estratégia tão eficiente traremos ainda uma forma muito eficaz de colocar esse método em prática no seu Sistema de Vendas.

Índice do Conteúdo [ocultar]

• Etapas Do Funil De Vendas

o Topo Do Funil De Vendas (Atração):

o Meio Do Funil De Vendas (Oportunidades):

o Fundo Do Funil (Vendas):

• Como Construir Um Funil De Vendas?

o Mapeie A Jornada Das Compras:

o Defina Os Milestones Do Processo De Vendas:

o Definindo As Etapas Do Funil De Vendas:

• Qual A Importância Da Definição Do Funil De Vendas?

• Conclusão

Etapas Do Funil De Vendas

Agora que você já entendeu de forma breve o que é um funil de vendas, vamos analisar esse sistema tão eficiente parte a parte.

E, por fim, relacionar melhor cada etapa deste sistema com o processo de vendas da sua empresa.

Topo Do Funil De Vendas (Atração):

Essa fase também conhecida como ToFu (top of the funnel), é quando os clientes em potencial, ou seja, visitantes, acabam descobrindo que tem uma questão a ser resolvida, que até então poderia ser desconhecida.

Essa etapa é muito importante pois representa o primeiro contato do cliente com a empresa e revela ainda o que o motivou a realizar esse contato.

O seu papel ao estimular esta atração é oferecer conteúdos ricos e recolher alguns dados primários do seu cliente para manter da melhor forma possível o contato entre o novo Cliente e a Empresa.

Meio Do Funil De Vendas (Oportunidades):

Quanto ao meio do funil de vendas, que é conhecido como MoFu (middle of the funnel), é a etapa onde os clientes já estão interessados e buscando a melhor forma para solucionar os seus possíveis problemas.

Este é o local onde você deve criar as estratégias de venda para solucionar os problemas dos seus clientes

Dessa forma o cliente consegue se aprofundar ainda mais no funil tendo em vista que ele descobriu o problema e encontrou também uma boa forma para soluciona-lo.

Fundo Do Funil (Vendas):

Nesta etapa é possível finalmente realizar a tão desejada venda.

Todo o trajeto do funil de vendas tem o intuito de alcançar este objetivo e por isso é um dos pontos mais importantes.

A fase conhecida como BoFu (bottom of the funnel) acaba revelando a relação entre a empresa o cliente e é a passagem da mera oportunidade para a concretização da venda.

Como Construir Um Funil De Vendas?

Até aqui, você já entendeu de forma mais concreta o que é um funil de vendas e quais as suas principais etapas.

Agora, vamos analisar melhor como elaborar corretamente um funil de vendas para a sua empresa.

Mapeie A Jornada Das Compras:

Um dos principais objetivos para essa etapa é descobrir melhor quais as necessidades dos seus clientes, seus comportamentos e até mesmo níveis de interação.

Se você utilizar das plataformas digitais, como lojas virtuais, sites, blogs ou as próprias redes sociais em si, um ponto importante é selecionar melhor as informações a fim de locomover os clientes ao fundo do funil.

Essa estratégia é muito importante pois através dela é possível identificar certos gargalos e ainda otimizar significativamente algumas etapas que podem estar um pouco mais confusas.

Defina Os Milestones Do Processo De Vendas:

Uma vez que o mapeamento já foi feito, este é o momento para serem definidos os principais pontos que determinam a mudança de estágios.

Assim que o cliente descobre a sua questão é necessário ainda fomentar a vontade de resolvê-la.

Como é possível garantir então que o cliente busque por essa resolução do problema?

Uma vez que essa questão é resolvida são estabelecidos os milestones da jornada de compra e todo o processo de compra e por isso eles devem ser equivalentes.

Definindo As Etapas Do Funil De Vendas:

Assim como toda estratégia de vendas, as etapas do funil de vendas também devem ser muito bem planejadas, permitindo que você dê mais suporte aos seus clientes e aumentando cada vez mais o potencial do seu negócio.

Essa é uma das etapas fundamentais para garantir que o processo de compra ocorra da melhor forma possível, atraindo o maior número possível de clientes e ainda fechando cada vez mais vendas.

Qual A Importância Da Definição Do Funil De Vendas?

Definir corretamente o funil de vendas é uma estratégia fundamental para determinar a saúde dos seus negócios e até mesmo o processo de aquisição dos clientes.

É possível perceber ainda que criação e até mesmo a revisão deste esquema acaba aprimorando ainda todo o processo de vendas da sua empresa e ampliando cada vez mais os seus benefícios.

Se você deseja dar então os primeiros passos para esta definição é possível utilizar algumas ferramentas que facilitam ainda mais a implementação deste mecanismo.

Conclusão

Dessa forma fica fácil de perceber o quanto esse sistema pode ser tão eficiente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de vendas em toda a sua empresa.

Não tenha medo de implementar esse mecanismo tão eficiente e que pode trazer tantos benefícios a sua empresa e ainda ampliar de forma cada vez mais significativa as suas vendas.

Essa é uma técnica muito utilizada e muito prática que tem como primeiro intuito atrair cada vez mais clientes e posteriormente mostra o campo de oportunidades disponíveis a todos os clientes.

Uma vez que o processo é iniciado, o cliente acaba se interessando e por fim se encaminha para a compra propriamente dita, que é o grande objetivo de todas as estratégias de venda.

Não perca tempo e utilize a estratégia do funil de vendas para alavancar cada vez mais o seu negócio e ampliar significativamente as suas vendas.

O que você está esperado para fazer o seu negócio crescer?

Até o próximo!

DúCarmona 🐞

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 23/08/2023
Código do texto: T7868290
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