Como Começar No Marketing Digital Do Zero!

Nesse post estarei falando, de uma maneira prática, de Como Começar No Marketing Digital do Zero!

O marketing digital tem permitido com que muitas pessoas alcancem a independência de maneira mais rápido e fácil.

Afinal, a internet trouxe muito mais acessibilidade em nossos dias, não é mesmo?

Por isso que podemos afirmar que não existem dúvidas de que o marketing digital é uma tendência de mercado, tornando-se cada vez maior e lucrativo.

Nesse sentido, vemos cada vez mais novas pessoas querendo se inserir nesse meio e sempre quando começamos, temos dúvidas sobre o que precisa ser feito.

Por isso, o objetivo desse texto é passar, com a maior clareza possível, todas informações mais pertinentes que você precisa saber para começar a trabalhar com marketing digital do zero.

Se você busca por:

• Renda extra;

• Independência financeira;

• Flexibilidade de horários;

• Autonomia e liberdade;

• Entre outros benefícios!

Saiba que esse é o caminho e por isso te convido a fazer a leitura até o final!

Índice do Conteúdo [ocultar]

• O Que É O Marketing Digital?

• Objetivos Do Marketing Digital

• Principais Conceitos De Marketing Digital

o 1 - Funil De Vendas

o 2 - Persona

o 3 - Leads

o 4 - Seo

o 5 - Ctas

• Conclusão

• #Dica Extra

O Que É O Marketing Digital?

Para começar a trabalhar com marketing digital do zero é importante saber desde os conceitos mais simples!

Assim, definimos que o marketing digital compreende o uso de estratégias dentro da internet, a fim de:

• Divulgar produtos;

• Divulgar serviços;

• Realizar vendas;

• Desenvolver uma marca;

• Criar conexão com pessoas.

Assim, quando falamos de mercado digital, podemos afirmar que o principal objetivo é o de, justamente, atrair seguidores que sejam potenciais consumidores.

Hoje em dia, é praticamente impossível conhecer alguém que não utilize ou dependa da internet para realizar tarefas mais simples e básicas, como por exemplo:

• Ver horários disponíveis no cinema;

• Comprar roupas;

• Procurar por informações acadêmicas;

• Conversar com amigos em redes sociais;

• Etc!

Assim, o marketing que antes era tradicionalmente aplicado a revistas, jornais e rede de televisão se viu obrigado a se adaptar a nossa nova realidade: a era digital.

Objetivos Do Marketing Digital

Que o um dos principais objetivos do marketing digital é o de alcançar potenciais clientes, isso já mencionamos.

Mas quais são os outros benefícios dessa estratégia?

Nem sempre que, esses objetivos, estarão diretamente relacionados com a obtenção de rentabilidade, ou seja, ganhar dinheiro.

Contudo, não há dúvidas de que ao atingir essas metas, você estará contribuindo significativamente com os seus lucros.

Assim, são os principais intuitos do marketing digital:

• Desenvolver marcas que possuam autoridade de mercado;

• Atrair novos clientes;

• Ganhar visibilidade;

• Manter um bom relacionamento com os consumidores;

• Fidelizar clientes;

• Etc.

É importante sabermos disso, pois devido aos estudos dessa área, ficou verificado que as relações entre produtor e consumidor estão se tornando cada vez mais complexas.

Hoje em dia, a concorrência é ampla, bem como, o acesso da informação, por esse motivo, é mais difícil crescer dentro do mercado digital do que o tradicional.

Assim, as estratégias de marketing digital foram desenvolvidas: para garantir o crescimento de sua empresa na web.

Principais Conceitos De Marketing Digital

Assim como qualquer setor, o marketing digital possui conceitos básicos para designar certas situações.

Para quem está começando do zero, realmente pode ser um pouco mais difícil saber quais são esses conceitos e onde eles se aplicam.

Portanto, veja a seguir o guia básico de palavras-chave dentro do marketing digital.

1 - Funil De Vendas

O funil de vendas consiste em uma trajetória que o consumidor atravessa, desde a identificação de um problema até o fechamento.

Por exemplo, se João precisa de um relógio novo e começa a pesquisar valores, inicia-se a trajetória do funil de vendas, sendo essa totalmente percorrida até que João compre o relógio que deseja.

Estudar e conhecer esse conceito é fundamental dentro do marketing digital, pois ao conhecer todas as etapas, você saberá exatamente como agir dentro de cada situação.

São etapas do funil de vendas:

• Geração de leds;

• Qualificação de leads;

• Avaliar os problemas do consumidor;

• Solucionar problemas;

• Conversão;

• Fechamento das vendas.

Assim, as chances de que o consumidor escolha seu produto e fique satisfeito por ter seu problema resolvido, é bem maior.

2 - Persona

A persona é um termo do marketing digital bastante interessante, pois consiste na definição do consumidor ideal da sua marca.

Ao conhecer melhor quem são as pessoas que são atraídas pelos seus produtos ou serviços, cria-se estratégias e ações que combinam com esse perfil ideal.

Ou seja, você estará segmentando para quem a sua empresa se destina e com certeza irá chamar a atenção daquelas pessoas.

Afinal, elas são seus consumidores ideias, não é mesmo?

Assim, como exemplo, se você souber que o perfil dos seus consumidores se destina a um público mais jovem e acessível, utilize de uma linguagem mais informal para que eles se identifiquem com a sua marca.

3 - Leads

Leads é um conceito bastante utilizado no marketing digital, pois se resume às pessoas que têm interesse em suas ofertas.

Ou seja, todos os usuários que entram em sua página, realizam cadastros, fazem downloads ou até mesmo efetuam a compra são pessoas que demonstram um real interesse sobre o seu produto.

Assim, ao ter acesso aos dados oferecidos por essas pessoas, você consegue identificar clientes e oferecer conteúdo relevante, além de te ajudar a conhecer quem é o seu público-alvo cada vez melhor.

4 - Seo

SEO é uma técnica de marketing digital que significa “otimização para os mecanismos de buscas”.

Você deve estar se perguntar: o que é isso e por que é importante?

O SEO consiste em melhorar o posicionamento de seu site ou blog dentro de mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Assim, quando alguém pesquisar por algo que esteja relacionado às palavras-chaves que você emprega, você será indicado pelo mecanismo de busca.

A questão é que todo mundo deseja estar bem colocado, tendo em vista que os primeiros sites indicados são aqueles que apresentam uma melhor experiência.

Dessa forma, a aplicação dessas técnicas torna o seu conteúdo mais visível e acessado.

5 - Ctas

CTA é uma sigla para “chamada para ação”, que tem por objetivo chamar os visitantes para realizar uma ação.

Como, por exemplo, vemos em anúncios do marketing digital:

• Clique aqui!;

• Faça o download gratuito!;

• Assista um mês grátis!

• Ganhe 20% de desconto!

E muito mais.

São diversos tipos de CTAs que você pode utilizar para divulgar conteúdo ou vendas, bem como, inúmeras técnicas para aplicar em cada caso, como por exemplo:

• Senso de urgência: “Cupom válido apenas hoje!”;

• Enquete oferecendo prêmios;

• Oferecendo desconto por e-mail;

• Venda relâmpago;

• Frete grátis;

Conclusão

O marketing digital é a maior tendência de mercado dos últimos anos e por isso, vale a pena ficar por dentro.

Esse foi um guia prático para começar a trabalhar nessa área.

Conte para nós o que achou de nossas dicas nos comentários!

#Dica Extra

Tem muito material disponível na Internet para estudo, mas sugiro que se aprofunde através de algum curso, que você aprenda realmente sua profissão.

Não adianta tentar sem ter uma base firme (eu tentei anteriormente e não consegui), o risco de não dar certo será maior e ninguém têm tempo nem dinheiro a perder né?

Se você pretende empreender, ter um Negocio Digital de Sucesso eu tenho uma super dica para você!

Agora você já sabe o caminho.

Até a próxima!

DúCarmona 🐞

Ducarmona
Enviado por Ducarmona em 23/08/2023
Código do texto: T7868270
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