RELACIONAMENTO
Esta palavra é muito envolvente, muitíssimo importante e extremamente significativa para nossas vidas, como seres humanos que não conseguimos viver sozinhos. Precisamos ter alguém para estar conosco, se não diariamente, mas que saibamos ter quando precisarmos.
Toda palavra que começa com o prefixo RE indica repetição, sendo que lacio, podemos interpretar como laços, e o sufixo namento como concretização de uma ação, podemos, do meu jeito de montar a etimologia da palavra dizer que relacionamento é REPETIR OS LAÇOS CONCRETOS..., que pode ser complementado por várias, diversas palavras tais como ... DE AMIZADE, ...DE AMOR, ...DE COMPANHEIRISMO, ...DE DEDICAÇÃO, ...DE COLEGUISMO, e tantas outras mais que fazem parte das nossas vidas e nós precisamos vivenciar, precisamos ter como parte integrante.
Um relacionamento vai se tornando possível e melhor, ou também impossível e pior à medida que o tempo vai passando, porque o convívio faz, muitas vezes, com que a relação se desgaste e se torne insuportável, para uma ou ambas as partes, em qualquer tipo de relação, tanto familiar, tanto amorosa com namorado(a), noivo(a), esposa(marido), tanto no trabalho com os colegas, tanto no âmbito escolar quanto em qualquer situação que haja alguém que nos relacionamos no dia a dia, e isso faz com que o conhecer, o saber sobre a vida da outra pessoa, se desgaste e as animosidades apareçam, até mesmo porque, já citei em outro texto, nós só temos liberdade de brigar com quem amamos, porque sabemos que seremos entendidos e aceitos; mas o desgaste acontece pela convivência e pelo comportamento que os envolvidos assumem diante esse relacionamento, mas, se o relacionamento for verdadeiro, recíproco, forte e de alma, não haverá rompimento, poderá haver fissura que impeça uma continuidade por um determinado tempo, porém, jamais rompido definitivamente pois sempre haverá a tolerância e o perdão porque ambos se conhecem e sabem que nada pode abalar essa relação. As animosidades desaparecem quando deixamos o coração falar mais alto e nos mostrar o quão importante e necessária é aquela pessoa para continuarmos a viver mais felizes, mais serenos e acima de tudo em paz.
Alguns relacionamentos tornam-se tóxicos porque uma das partes tem uma carência muito grande e transcende ao entendimento que uma relação pode ser cheia de amor, mas que o amor não repreende, o amor não proíbe, o amor não maltrata, o amor não machuca nem física e nem moralmente; muito pelo contrário, o amor verdadeiro deve ser leve, tranquilo, com toques suaves, olhares maliciosos, pensamentos conjuntos, vontades e desejos permissíveis e acordados, bem como uma troca constante de energia para um completar o outro. Qualquer tipo de relação deve ser assim.
Os relacionamentos, sejam eles quais forem, são duradouros quando ambas as partes inspiram a confiança necessária um ao outro, proporcionando a paz e tranquilidade de saber que pode confiar; são saudáveis quando há respeito até mesmo quando estão sozinhos, mas principalmente quando estiverem com outras pessoas, sem nenhuma das partes querer se mostrar melhor do que o outro, mas que percebam e sintam a cumplicidade existente sem se deixar envolver por qualquer intriga, qualquer assunto que venha à tona; são felizes e verdadeiros quando há diálogo, compreensão, entendimento e a tal cumplicidade, permitindo que haja esclarecimentos, conversas francas e reais.
Os relacionamentos podem ser para sempre desde que ambas as partes tenham o bom senso de ceder na hora certa, cobrar no momento certo, elogiar na ocasião certa e demonstrar o amor que sente um pelo outro, seja qual for a pessoa, mostrando para ela o quanto é importante em nossas vidas. Somente assim ele vai perdurar a todas intempéries e objeções que apareçam. Como estão teus relacionamentos? Quem são teus relacionamentos?