EDUCAÇÃO POR EXCELÊNCIA

“Vê mais longe a gaivota que voa mais alto”. Richard Bach

A cada dia aumenta a nossa surpresa, ao descobrirmos como se modificam os fatos e as circunstâncias que até então, acreditávamos serem estáveis. O desenvolvimento globalizado, potencializado pela tecnologia, gera um processo mutante, numa velocidade espantosa. E a capacidade do nosso espanto não tem limites. As mudanças se sucedem a cada instante; algumas, em questão de minutos, graças à inteligência do homem, e queiramos ou não, estamos submetidos a elas. Precisamos, contudo, nos adaptar a esta modernidade, sem esquecermos de preservar determinados valores que foram repassados pelos nossos ancestrais, por muitas e muitas gerações, e das quais não podemos prescindir.

Todo este processo de transformação, marcado por avanços ou retrocessos, tem como característica a conversão do que foi ontem, no que está sendo hoje e o que pode vir a ser amanhã. Precisamos nos abster dessas prerrogativas e agirmos com responsabilidade, equilíbrio e perspicácia.

Por isto, entendo ser a educação o aspecto fundamental e necessário para a sobrevivência do ser humano. É esta mesma educação, a chave que impulsiona o real desenvolvimento, independente da área em que atuemos. É o veículo de aproximação do indivíduo com tudo o que a humanidade produziu, só que de forma consciente e racionalizada. Se isso era importante no passado, nos dias atuais é ainda mais decisivo, já que vivemos numa sociedade baseada no conhecimento, mas, competitiva, em todo e qualquer segmento.

E nesta luta do “salve-se quem puder”, o saber é fundamental. Porém, muito mais importante é compartilhar este conhecimento com quem está ao nosso lado, numa verdadeira contribuição para a melhoria do mundo em que vivemos, uma vez que as novas tecnologias criaram novos espaços para a aprendizagem.

Ao homem é delegado um leque de oportunidades, não apenas no seu campo de trabalho, mas também, como espaço de difusão e de reconstrução de saberes. O profissional ético é aquele que além de prestar um bom serviço à comunidade, sabe reverter qualquer estado de ineficiência e inoperância naquilo que é plenamente desenvolvido, não podendo faltar, todavia, o conhecimento necessário para que ao exercermos qualquer profissão, o façamos com caráter, competência e, sobretudo, responsabilidade.