A mente e seus segredos

Acabei de ver um documentário que muito me fez pensar, sobre o comportamento, o sentimento e o que leva a isso.

Uma descoberta em uma caverna, na África do Sul, me fez rever todos os meus conceitos sobre a raça humana. Foram descobertos fósseis de esqueletos de uma raça que tinham o cérebro do tamanho de uma laranja, suas características corporais determinam que não eram macacos e também não eram humanos, era algo entre os dois, até aí tudo bem, mas as descobertas foram contando sua história de vida e tudo que já dominavam, com aquele cérebro tão pequeno, eles enterraram seus mortos, faziam fogueiras, e tinham instrumentos de corte feitos de pedra, isso tudo foi contado através de ossos e um cenário preservado dentro de uma caverna de difícil acesso.

A mente determina todo o comportamento, o sentimento e as ações, em grupo e individual. Isso ocorre entre os animais de forma geral, eles sentem e vemos isso diante da morte dos seus iguais, cada grupo sente algo diante do corpo morto de outro da sua espécie e proximidade, vejamos as formigas, ele carregam esses corpos, acredito que para o formigueiro. Os macacos, costumam carregar em suas costas e sofrem visivelmente sua dor, mas fazer uma jornada, abrir uma cova, por um instrumento de corte nas mãos do defunto, isso é um ritual, mas para quê? Eles tinham noção de vida pós morte? Isso é muito interessante em mentes rudimentares, por isso não podemos nunca limitar a capacidade de pessoas com problemas mentais, nunca saberemos de fato o que é possível sentir ou deixar de sentir.

Vamos falar das mentes criminosas. Ao longo da civilização elas estiveram em alta em todos os seres, em maior ou menor grau, ao passarem por guerras sangrentas, escravidão, religiosidade, tudo isso violentou, sangrou, matou e com o aval de um Deus pior que qualquer demônio, que era convincente com toda barbárie praticada por uma elite auto intitulada os fortes, mentes sádicas dominando mentes acuadas, isso era dos praticantes das torturas a plateia se deliciando com a desgraça alheia, vemos isso no circo romano, na inquisição, na subjugação das mulheres, das crianças e animais, até nos dias modernos podemos ver, mas de uma forma maquiada pela mídia que vende qualquer coisa de forma glamourosa, como quando compramos carne, jamais vamos saber que para isso, um ser vivo foi assassinado, seu corpo destroçado, quem ser pergunta diante de uma embalagem, como aquilo aconteceu? Que somos parte deve evento de dor e desespero, se tivéssemos que caçar,matar para comermos, a maioria deixaria de comer carne, eu sou uma delas, não mataria uma galinha, ainda mais se a criasse, mas ali no mercado... me ensinaram que preciso de carne para crescer forte, a mente humana aceita historinhas para determinar certos comportamentos contraditórios como uma religião que prega o amor, aceitou a escravidão, a morte, a tortura? Isso é a base de muitas mentes, se fingem de bons, mas aceitam a barbárie disfarçadas de culpas, julgamentos e dois pesos e duas medidas, como se pode pregar o abuso de meninas em casamentos forçados em nome de um Deus que tenha feito fêmeas para o uso dos poderosos machos? Ou meninos para uso desses mesmos machos, temos a história recheadas disso, isso só pode ser um desequilíbrio da mente em sociedade.

Nos tempos modernos temos as mentes questionando, matando, outras mentes que diferem do padrão sexual, estabelecido pelas mentes dominadoras e abusivas, errado . A maior barbárie da modernidade no Brasil pelo menos é essa, pessoas são agredidas e mortas, pelo simples fato de não se comportarem sexualmente como o padrão determinado de normal, sendo que ao longo da história isso sempre ocorreu e aceito como normalidade.

Freud já dizia "O sexo determina todo o comportamento mental de um indivíduo", a primeira vista, discordei disso, tem pessoas que nem sentem desejo sexual, como elas vivem? Mas ao longo da convivência, fui percebendo que isso muito verdade, homens que se atrai por outros homens, na sua maioria, sentem um desprezo por mulheres, mesmo que no geral não se perceba isso, eles tendem a se aproximarem de pessoas que representam o sexo que os atrai, aí o comportamento até muda, a alegria de estar junto, trabalhando, brincando, sendo que o indivíduo do outro sexo, é tolerado, sem a alegria do conviver.

Mentes humanas modernas, as mais criativas em geral são as libertas das amarras da sexualidade, são as que se permitem extrapolar, a maioria da população são de mentes amarradas nos padrões criados ao longo da exploração das pessoas em sociedade, são mentes medianas, com produção relativa e controladas, com padrões comuns e repetitivos, intolerantes ao novo e liberto, mas com uma inveja latente lá no fundo de cada ser.

Mentes escravizadas na modernidade, são aquelas que se viciam em drogas que as destroem dando um pseudo prazer e liberdade. São os seres que se vêem sem perspectiva de vida, se deixam levar pela criminalidade, ou ao abandono de viver nas ruas, essas mentes se auto destroem em vida e vai matando o indivíduo lentamente, e a sociedade assiste como num circo dos horrores esse espetáculo diário, onde a degradação é parte do dia a dia, as vezes me pergunto o que poderia ser feito, me respondo, empatia dos governantes, que entram e saem do poder sem nenhum tocar nessa ferida, mas porque isso não é realmente um problema para a maioria votante, gasto com reestrutura mental desses seres nem seria tanto assim, mas quem vai alimentar a fome de degradação das mentes que ainda precisam dos horrores para se sentirem bem? Então essa tragédia não tem fim, enquanto a mente humana não evoluir um pouco mais, onde haja um equilíbrio e o belo, o bem estar geral possa gerar felicidade a todos, muitas mentes já atingiram esse patamar, são as pessoas que sofrem com esse quadro e tenta desesperadamente reverte-lo com atos de amor, em alimentar, doar roupas e abrigos para tratar vícios, um olhar de irmão para esses seres que muitas vezes só precisam desse afago par um sentir de mudança.

Mentes que manipulam e se deixam manipular, essa é uma classe menor da população, mas são as mais perigosas, porque usam desse poder para reger as misérias e dores alheias, em troca de luxo e prazer.

Mentes religiosas, Essas tem dois lados, um de trabalhos caridosos que realmente ajudam, e das cadeias mentais, em dogmas, e escravidão de comportamentos que pendem o ser dentro deles numa eterna caverna de Platão, onde as sombras tem o nome de Deus, pendendo essas mentes que matam todo aquele que ousar ver a luz lá de fora.

A única saída para tudo isso está em cada mente, a busca do equilíbrio e a ampliação da visão e aceitação de si e do outro, respeitando as liberdades e criminalizando o abuso, todo e qualquer.

Aí sim teríamos progredido como seres pensante.