SAUDADE – SAUDOSISMO DE UMA MANEIRA SALUTAR

Existem pessoas que nem sabem ao certo o significado da palavra saudade, mas são azedas demais e acham que quando você aborda um assunto pertinente a um fato vivido, vão logo dizendo – Caramba, você é saudosista pra cacete!

Independentemente de qualquer conotação nostálgica da palavra saudosismo, sempre valerá a pena recordar das coisas boas do passado, sim.   Afinal, como alguém já escreveu – “Recordar é viver”.  Devemos levar sempre em conta que com o passar do tempo, mudamos e passamos a perceber que os nossos problemas de outrora já não interferem mais em nossas vidas e que a cada dia vivido estaremos sempre aptos e dispostos a evoluir.  Não, à toa, que alguém também já escreveu esta máxima – “Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo”.

Falar ou escrever sobre a razão de ser de nossa existência, valorizando cada momento de nossas vidas, “revitaliza-nos”.  E já que estamos ensejando neste aspecto a preciosidade do tempo, porque não lembrar dos amores e os desamores vividos e das boas amizades de nossa infância e juventude. Recordar das brincadeiras, de certa forma, inocentes da época, os festejos e as consagradas músicas que marcaram os momentos maravilhosos de um romantismo que já não enxergamos mais. 

Li esta bela frase em algum lugar – “O passado ruim é como um livro, a gente lê, fecha e guarda, sem muito interesse de ler de novo”. 

Todos nós somos saudosistas por natureza. Ninguém, eu disse ninguém, vive sem lembrar e tocar nas coisas boas do passado. É claro que estamos falando de um saudosismo saudável.

Falar das coisas boas vividas e, até vez por outra, tocar num assunto mais delicado vivido no passado não significa que você está doente e, precisando se tratar. Como não lembrar de seus entes queridos que já se foram. Como não fazer comparações com o que estamos vivenciando no momento em relação ao passado. Qualquer comparação para o bem será sempre bem-vinda e necessária para acertarmos os nossos ponteiros e seguirmos sempre em frente.

Enfim, as coisas boas do passado merecem ser guardadas com certo carinho em nossas mentes e corações.  Lembrar das coisas boas do passado e continuar sonhando sempre com o futuro, sem esquecermos de apreciar, desfrutar e viver o nosso presente intensamente.