UM OLHAR VAZIO

Prólogo

Para criar o fantástico, é necessário compreender o real. Explico melhor: A realidade nos inspira a criar projetos e histórias paralelas. Isso mesmo.... Numa foto eu vi o 'olhar vazio'. Esse 'olhar de peixe morto', triste, é comum nas pessoas esquizofrênicas, também conhecido como o olhar 'que vê, mas não enxerga'. – (Nota deste Autor).

EXPLICANDO A GÊNESE DO TEMA: UM OLHAR VAZIO

Uma amiga postou a foto dela, das irmãs e de sua mãe, uma senhora de quase noventa anos de idade.

A foto foi publicada no Facebook. Sorrindo, as irmãs mais novas abraçavam a mãe, mas a mulher, irmã mais idosa, com o olhar vazio, a distância, olhava o nada.

Revendo a foto fui acometido de um impulso inexplicável, seguido de uma voz sussurrante, provocando-me um calafrio angustiante que parecia me dizer: “escreva sobre o meu olhar vazio.".

EIS O QUE A FOTO ME DISSE

Igual à noite sem luar, nigérrima, é o meu olhar longo, parado e escuro de mulher abandonada à própria sorte. O meu olhar é vazio.

Sinto-me só e todas as pessoas e coisas que me rodeiam desconhecem minha cruel e insana vida infeliz vazia.

Trancada, na solidão do meu quarto e de mim mesma, vejo a noite lúgubre preenchendo meu espírito sem me deixar espiar pela janela o negrume do nada.

E eu, desamparada de tudo, de todos, e de mim mesma, olho o nada vazio, desconhecendo por completo as pessoas e objetos que me rodeiam.

É sempre assim, dias e noites eternas e iguais. Não tenho interesse, motivação ou prazer nas atividades cotidianas, triviais e/ou carnais.

Vago com o olhar vazio por mim mesma, sozinha pelo meu espaço surreal que não enxergo, perdida na imensidão do deserto de minha solidão e alma vazia.

CONCLUSÃO

A causa do 'olhar vazio', na esquizofrenia, é desconhecida. No entanto, há fortes evidências de algum componente genético e ambiental.

O esquizofrênico costuma pular de um assunto para outro ou apenas dar respostas diretas e curtas, mas sempre com o 'olhar vazio'.

Alguns distúrbios, incluindo da tireoide, tumores cerebrais; distúrbios convulsivos e outros transtornos cerebrais podem ser provocados por medicamentos conhecidos por “tarja preta”.

Indicados, principalmente, para tratar problemas que afetam a qualidade da saúde mental, os "tarja preta" podem provocar efeitos colaterais diversos, pode trazer graves riscos à saúde, inclusive dependência física e psíquica além de tolerância.

Claro que outras drogas podem causar sintomas similares aos da esquizofrenia.