COMO FOI ME FORMAR AOS 50 ANOS... TÃO LINDA A PSICOLOGIA...

Em um momento já de maturidade na minha vida, onde já estamos quase desacelerando, lá estava eu recebendo o meu diploma de Psicóloga.

E agora, confesso, não foi fácil...

Eu tinha muita consciência que a responsabilidade era muito grande, pois tentar entender os meandros da mente, da alma e do coração do ser humano realmente é muito complexo, porém muito instigante.

Recém aposentada de um banco público, já formada em Administração de Empresas, estabilizada profissionalmente onde atuei durante 32 anos, imaginem meu primeiro e único emprego até então. Justo em um banco, um sistema tão massificador e lucrativo, que se não tomarmos cuidado, corremos o risco de dilapidar e fragmentar a nossa identidade.

Parte da minha necessidade de ter feito o curso de Psicologia, além é claro de ser um curso maravilhoso, foi talvez resgatar um pouco do brilho e dos meus sonhos que ficaram adormecidos até então.

Mas ainda havia uma chama vibrando dentro de mim e eu tive a plena certeza que eu queria mesmo ser útil e ajudar as pessoas.

Pedi a Deus que se essa não fosse a minha missão maior, que ele tirasse de mim toda essa minha motivação.

Mas que bom que não desisti, pois a Psicologia me possibilitou conhecer vidas, histórias de uma existência única , tão ricas nas suas particularidades. Confesso que depois dos atendimentos, muitas vezes, eu chorava ao ouvir tantos relatos de vidas sofridas e do quanto eu era egoísta de reclamar por tão pouco.

Então na Psicologia eu também cresço e me redescubro a cada novo dia como ser humano, eu me torno uma pessoa melhor!.

Mas todo estudante de Psicologia tem que se preparar para poder atuar;

foram anos de " terapia pessoal" para entender os meus "pontos cegos", pois para entender o outro é preciso antes "se conhecer melhor".

Os sentimentos do terapeuta não devem se misturar com os sentimentos dos pacientes, pois aí já não conseguimos mais ajudar, essa distância, nesse momento, se faz necessária.

Gostei muito dos meus estágios e trabalhos sociais desenvolvidos nas Prefeituras; conhecer a realidade das famílias em situações de risco e de vulnerabilidade social é imensamente gratificante. Esses foram os anos mais significativos e prazerosos para mim!.

Pós pandemia, "desacelerei" bastante, hoje atendo apenas casos em que realmente me sinta motivada e envolvida.

Enfim, sou muito feliz e realizada por fazer aquilo que gosto e imensamente agradecida pelas duas profissões que tive, tão diferentes nos seus objetivos, mas que foram tão importantes para mim e para o meu crescimento!.

E aqui no Recanto tenho a possibilidade de mostrar um pouco dos conhecimentos adquiridos na Psicologia e posso ter a liberdade da escrita, de falar um pouco de mim ou de qualquer outro assunto que achar útil , pois a Poesia, a arte são livres , e que bom que seja assim...

Aqui eu sou uma Poetisa apenas, não sou Psicóloga de ninguém e nem quero e não pretendo "doutrinar" as pessoas, isso nunca pode ser o objetivo de nenhum profissional, segmento ou de qualquer outra área de atuação.

Já recusei atendimentos e mesmo aconselhamentos para algumas pessoas aqui do Recanto, tento explicar que aqui não sou Psicóloga; faço o que realmente eu gosto, publicar somente meus artigos e poesias, além de interagir com vocês, o que é muito prazeroso.

Seria muito desconfortável para mim entrar aqui e encontrar "pacientes on line", eu perderia toda a minha espontaneidade, naturalidade e a minha liberdade, coisas que para mim são imprescindíveis!.

Também eu, particularmente, não sou favorável a redes sociais e nem canais de divulgação, tento me preservar da exposição desnecessária; sou estabilizada profissionalmente e penso que é preciso antes de tudo, ter qualidade no meu trabalho!.

A exposição em demasia, muitas vezes prejudica a "imagem" do profissional, ainda mais em se tratando de uma área tão sensível como a da Psicologia.

E que bom que aqui eu posso interagir com todos , aprendo muito com cada um de vocês, cada qual no seu estilo, na sua forma de ser de se comunicar.

Gratidão imensa a todos vocês com os quais interajo e mesmo aqueles que somente lêem as minhas escritas!.

Aprendo e cresço muito com tantos saberes e diversidades aqui da família do Recanto !.

Gratidão a todos vocês!!

" Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".

( Carl Gustav Jung).