...VAMOS INTEGRAR A ESQUERDA, A DIREITA, FICANDO MAIS MODERADOS?...

Aqui me refiro ao uso do termo " lateralidade" em Psicologia, o predomínio tanto da parte esquerda, da direita ou uso de ambos os hemisférios do nosso cérebro.

O nosso cérebro é o principal órgão do nosso corpo; com o cérebro saudável memorizamos, aprendemos, usamos novas potencialidades e recursos que estimulam o nosso conhecimento.

Se o nosso cérebro para de funcionar o nosso corpo adoece e vice versa, pois somos um todo interligados e integrados.

Anatomicamente, o lado esquerdo controla os movimentos do lado direito, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo.

No hemisfério esquerdo do nosso cérebro há o predomínio da racionalidade , da intelectualidade, da lógica, da razão para tomar as nossas decisões.

No hemisfério direito predomina as nossas intuições, a sensibilidade e o nosso potencial criativo.

Fazendo uma leitura psicológica, penso que não devemos olhar tudo pelo lado objetivo ou racional, assim como não devemos fantasiar demais ou nos iludir com as situações que a vida nos apresenta.

Esse exercício nos ajuda , por ex.,

a equilibrar razão e emoção, fazendo com que não enxerguemos o mundo apenas sobre as lentes coloridas, mas que ele também não seja tão escuro a ponto de não se enxergar a sua beleza.

As pessoas que enxergam tudo no preto ou branco, no tudo ou nada, ficam sempre nos extremos, tendem a serem muito sofredoras e acabam muitas vezes, solitárias e companheiras das próprias inflexibilidades.

O convívio com o outro exige tolerância, diálogo, respeito , o exercício da empatia e do cuidado.

Ganhamos mais quando refletimos sobre as diversas maneiras e possibilidades que existem entre esses dois extremos.

Relato pessoal:

Sou formada em exatas, sempre trabalhei com cálculos e números, aposentada na área financeira.

Depois me formei em humanas, tentando entender os meandros da

nossa alma e da nossa existência.

Às vezes vejo o mundo "muito redondo" , talvez devido aos anos da minha prática em exatas, porém sou muito introspectiva, gosto de "viajar" nos meus sonhos e fantasias. Mas quando viajo , eu sempre volto, pois o meu lado racional me chama. Assim, eu não me perco, volto integra e inteira!.

Ah!. O eterno conflito entre a razão e a emoção...