O RÁDIO UM INSTRUMENTO MARAVILHOSO

O RÁDIO UM INSTRUMENTO MARAVILHOSO

O rádio é um instrumento de comunicação. Não é feminino, mas tem regras. O rádio no Brasil e no mundo é, incontestável, o veículo de comunicação melhor resolvido. Tem estilo próprio, original, senso de humor, força inventiva, essas nuanças foram desenvolvidas ao longo do tempo pela caixinha que fala, toca e apaixona o público em geral. O rádio leva certa vantagem sobre os outros meios de comunicação, pois a notícia chega quentinha e se transforma em furo rapidamente. Dizem os grandes radialistas que para se obter táticas e técnicas primorosas são necessárias regras e treinamentos. São valiosos e de muita importância para quem quer elaborar um excelente texto radiofônico. O - rádio precisa de tecnologias. A emissora de rádio jornalística, todos os componentes na maioria são repórteres. Esse conceito é o que se tem do profissional do rádio, do dono da emissora aos funcionários que estão responsáveis pela missão de captar, receber e produzir notícias. A rádio tem que está sempre viva e não exercer função anódina(Derivada do grego anódynos, e do latim anodynu cuja sinonímia é aquilo que mitiga as dores (medicamento); acesódino, antalgésico, antálgico, Paliativo, insignificante, medíocre, que é pouco importante; secundário), ou puramente burocrática. Essa função anódina deve ser expurgada do rádio para sempre, em benefício das comunicações. Sempre lembrar que o rádio é cultura e uma cultura que deve ser expandida aos quatro cantos do País. O écran das ruas é de suma importância para o rádio e um bom repórter deve fazer uma bela cobertura. Podem-se anunciar os fatos ao vivo ou através da redação ou mesmo por via telefônica. O serviço de utilidade pública é um dos mais importantes produzidos pelo rádio. As notícias imediatas como acidentes, assaltos, seqüestros, ruas esburacadas, sujeira, esgotos entupidos, crianças perdidas, falta de água devem ser constância nos noticiários. O chefe de reportagem deve ser o primeiro a chegar à emissora, escolhe os fatos mais importantes e os repórteres para fazer a cobertura.

Os jornais podem servir de respaldo para o radialista, principalmente aqueles cujas edições vão às ruas mais cedo. O diretor de jornalismo e o editor chefe ditam as normas da programação diária. O chefe de reportagem cuida dos fatos quentes, aqueles que chamam mais a atenção do público ouvinte. Os grupos temáticos são discutidos em horários pré-estabelecidos, as equipes e editores e redatores selecionam os trechos das entrevistas que serão levadas ao ar. Em hora prevista é feito um balanço dos trabalhos do dia. A pauta também tem sua importância no rádio. Mas não deve a notícia refém dos acontecimentos do dia, os profissionais que trabalham com as pautas são conhecidos como pauteiro. No rádio os jornalistas, bem como os radialistas devem reunir grandes notícias analisando os aspectos como: prioridade, relevância, imediatismo, interesse, drama, entretenimento e os aspectos como ( hora certa, emergências, denúncias, atos de governo, conflitos e debates, saúde, reclamações de ouvintes, previsão do tempo, dá para resolver, esportes, trânsito e estradas, Política e economia), são indispensáveis numa programação radiofônica. É essencial para o profissional de rádio que ele escreva do jeito que fala, coloque-se no lugar do ouvinte, escreva com simplicidade, não esqueça o verbo, não use o gerúndio, escreva sempre na ordem direta, leia e entenda o que você escreveu, use a palavra certa no lugar certo. Não use expressões da redação, evite estrangeirismos, escreva o texto de forma positiva, faça um texto limpo, destaque as palavras mais importantes, Não inicie uma transmissão com citações entre etapas, Não comece uma frase com “vale lembrar”.

Não inicie frases com pronomes pessoais, não use “ontem” na primeira frase. Seja original, não comece texto com “E”, não classifique a noticia, Economize palavras, evite usar números quebrados, escreve números por extenso, saiba como pronunciar os nomes das pessoas ou empresas, desafie as regras sobre o texto, releia tudo, não cometa erros de informação e responda: o texto interessa ao ouvinte? Vejam quantas regras não necessárias para que os profissionais de rádio trabalhem a contento e se faça entender pelo público ouvinte. O profissional não deve usar o elogio gratuito, especialmente envolvendo sua pessoa. Nos estados Unidos da América do Norte(EUA) o rádio especializado em 24 horas por dia, é encontrado em quase todas as acidades, o modelo all-news é diferente dos usados pelas emissoras brasileiras. O esquema é rígido de duração dos informativos com repetições em determinados horários das notícias mais importantes, enquanto aqui no Brasil existe a intercalação de música, noticiários, entrevistas entre outros. Nos EUA a emissora denominada de (Ten Ten) de Nova York, a 1010 Wins, é a pioneira e mais imitada. A imitação faz parte da programação de muitas emissoras de rádios, isso denota a falta de criatividade de quem lida com essas emissoras. Existem dez mandamentos do rádio para com o trânsito. Escolha as vias que ligam as grandes regiões da cidade, informe com regularidade, determine bem o local da informação, Dê alternativas, converta a extensão do congestionamento em minutos, evite o uso continuo de determinadas expressões, Não se alonge estude o mapa, seja claro sempre, lembre-se: você é repórter e não engenheiro de trânsito. Marcelo Parada um grande profissional de rádio nos ensina de forma brilhante, usando toda sua experiência e conhecimento. Uma obra de sua autoria que é uma verdadeira lição de como se fazer rádio ( Rádio: 24 horas de jornalismo).

Vejam como é importante conhecer as nuances de rádio, pois o sucesso está nos mínimos detalhes que pouca gente observa pela situação de leigos de determinadas facetas que são exigidas do repórter e de outros funcionários que lidam no cotidiano radiofônico. Não é tão fácil assim como se imagina, pois o sucesso está na formação de uma excelente e competente equipe de redatores, editores, rádio-escuta, repórteres, jornalistas e as grandes chefias.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA A CI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 16/12/2007
Código do texto: T780153
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